Marketing territorial: avaliação dos atributos de um bairro pet-friendly

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: José, Alexandra Sofia Martins
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/22950
Resumo: Se é verdade que a evolução tecnológica e proliferação da internet nas sociedades modernas, transformaram o ambiente empresarial e potencializaram uma crescente globalização, é também verdade que graças a esse desenvolvimento, a concorrência é hoje mais forte que nunca, tornou-se global, e os consumidores detêm maior poder de decisão. Estão mais informados, são mais exigentes e, comunicam entre si de forma instantânea. Passaram de consumidores passivos, a clientes ativos de forte espírito negocial. Aos territórios (regiões, países, cidades), a globalização e seus desafios criaram a necessidade iminente de alcançar a diferenciação, por forma a combater uma concorrência cada vez mais feroz. Tal como as marcas de produtos e serviços recorrem a estratégias de marketing e branding como resposta à competição global, também os lugares necessitam hoje de estratégias assumidas de marketing na procura pela sua sustentabilidade – Marketing Territorial. Face ao incremento do número de animais de estimação presente nas famílias e a crescente preocupação dos donos com o seu bem-estar, a criação de bairros pet-friendly pode ser um fator diferenciador na escolha de uma localidade para viver. Com um segmento de mercado em clara expansão – os pet owners – é possível a um território promover-se e atrair maior investimento, apostando em estratégias amigas dos animais. Deste modo, esta investigação tem como objetivo principal avaliar os principais atributos percecionados pelos consumidores de um bairro pet-friendly.
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