Marketing territorial: avaliação dos atributos de um bairro pet-friendly
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/22950 |
Resumo: | Se é verdade que a evolução tecnológica e proliferação da internet nas sociedades modernas, transformaram o ambiente empresarial e potencializaram uma crescente globalização, é também verdade que graças a esse desenvolvimento, a concorrência é hoje mais forte que nunca, tornou-se global, e os consumidores detêm maior poder de decisão. Estão mais informados, são mais exigentes e, comunicam entre si de forma instantânea. Passaram de consumidores passivos, a clientes ativos de forte espírito negocial. Aos territórios (regiões, países, cidades), a globalização e seus desafios criaram a necessidade iminente de alcançar a diferenciação, por forma a combater uma concorrência cada vez mais feroz. Tal como as marcas de produtos e serviços recorrem a estratégias de marketing e branding como resposta à competição global, também os lugares necessitam hoje de estratégias assumidas de marketing na procura pela sua sustentabilidade – Marketing Territorial. Face ao incremento do número de animais de estimação presente nas famílias e a crescente preocupação dos donos com o seu bem-estar, a criação de bairros pet-friendly pode ser um fator diferenciador na escolha de uma localidade para viver. Com um segmento de mercado em clara expansão – os pet owners – é possível a um território promover-se e atrair maior investimento, apostando em estratégias amigas dos animais. Deste modo, esta investigação tem como objetivo principal avaliar os principais atributos percecionados pelos consumidores de um bairro pet-friendly. |
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Marketing territorial: avaliação dos atributos de um bairro pet-friendlyMarketing TerritorialBrandingDiferenciação dos territóriosAnimais de estimaçãoProjeto de mestradoSe é verdade que a evolução tecnológica e proliferação da internet nas sociedades modernas, transformaram o ambiente empresarial e potencializaram uma crescente globalização, é também verdade que graças a esse desenvolvimento, a concorrência é hoje mais forte que nunca, tornou-se global, e os consumidores detêm maior poder de decisão. Estão mais informados, são mais exigentes e, comunicam entre si de forma instantânea. Passaram de consumidores passivos, a clientes ativos de forte espírito negocial. Aos territórios (regiões, países, cidades), a globalização e seus desafios criaram a necessidade iminente de alcançar a diferenciação, por forma a combater uma concorrência cada vez mais feroz. Tal como as marcas de produtos e serviços recorrem a estratégias de marketing e branding como resposta à competição global, também os lugares necessitam hoje de estratégias assumidas de marketing na procura pela sua sustentabilidade – Marketing Territorial. Face ao incremento do número de animais de estimação presente nas famílias e a crescente preocupação dos donos com o seu bem-estar, a criação de bairros pet-friendly pode ser um fator diferenciador na escolha de uma localidade para viver. Com um segmento de mercado em clara expansão – os pet owners – é possível a um território promover-se e atrair maior investimento, apostando em estratégias amigas dos animais. Deste modo, esta investigação tem como objetivo principal avaliar os principais atributos percecionados pelos consumidores de um bairro pet-friendly.If it is true that the technological evolution and the proliferation of the internet in modern societies transformed the business environment, and optimized a growing globalization, it is also true that thanks to that development, competition is now stronger than ever, becoming global, and consumers now hold more decision-making power. They are also more informed, more demanding, and communicate with each other instantly. Consumers morphed from passive to active clients with a strong negotiating spirit. To territories (regions, countries, and cities), globalization and its challenges created the impending necessity to achieve differentiation, as a means of fighting a fierce competition. Just like products and services brands, that resort to marketing and branding strategies as an answer to global competition, nowadays, even places need to undertake marketing strategies in the demand for their sustainability – territorial marketing. In the face of the growing number of pets in households and the increasing concern of owners towards their wellbeing, the creation of a pet-friendly neighborhood can present a differentiation factor when choosing a place to live. With a market segment in clear expansion – pet owners – it is possible for a territory to promote itself and attract bigger investments, venturing into pet-friendly strategies. Therefore, this investigation has as a central objective assessing what consumers perceive has the main attributes of a pet-friendly neighborhood.Dutschke, GeorgSantos, José Brás dosRepositório ComumJosé, Alexandra Sofia Martins2018-05-23T10:18:16Z2018-05-01T00:00:00Z2018-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/22950201919435porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:22Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/22950Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:18.407677Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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