Relatório de estágio de mestrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Ana Beatriz Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/5049
Resumo: O presente relatório de estágio foi concebido no âmbito da formação e obtenção de grau mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e pretende apresentar o trabalho realizado no decorrer das unidades curriculares de Prática Pedagógica I, II e III, nos anos letivos entre 2018/2019 e 2019/2020. Estas práticas pedagógicas ocorreram, em contexto de educação pré-escolar, no Infantário O Planeta das Crianças, mais concretamente na sala do Planeta Lilás, e, em contexto do 1.ºCiclo do Ensino Básico, na escola EB1/PE e Creche Eng. Luís Santos Costa, na turma do 2.ºL e posteriormente, com a mesma turma, no ano letivo seguinte, ou seja, na turma do 3.ºL. É importante realçar que todo o trabalho desenvolvido esteve sobre constante reflexão de modo que pudesse adequar a minha intervenção ao grupo de crianças e alunos no qual desenvolvi a minha prática pedagógica. Assim, no presente relatório pretende-se apresentar, descrever e refletir sobre as intervenções realizadas nos diferentes contextos, pois só através desta reflexão se pode criar situações de aprendizagens autênticas e eficazes, adequadas a cada contexto e a cada grupo de crianças. Neste sentido, foram construídos projetos de investigação-ação específicos para tentar ultrapassar uma determinada questão-problema. Neles foram utilizadas várias estratégias de intervenção como de recolha de dados. No que diz respeito ao Pré-Escolar, pareceu-me fundamental trabalhar os valores com o grupo de crianças, surgindo então a questão: Como é que as crianças da Sala do Planeta Lilás podem promover os valores (Amizade, Respeito, Partilha, Tolerância, Amor, Generosidade e Honestidade). Relativamente ao 1.ºCiclo, o aparecimento do vírus SARS-CoV-2 impossibilitou a realização de um projeto de investigação-ação na turma do 2.ºL. No entanto, como pude manter a turma na prática pedagógica seguinte, optei por trabalhar a leitura e a escrita de textos e histórias, sendo orientada pela questão: “Como é que os alunos do 3ºL podem desenvolver as suas competências de leitura e escrita?”.
id RCAP_8a7649c654d60d8c2f73b5c80cb73751
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/5049
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de mestradoEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoPrática pedagógicaInvestigação-açãoReflexão críticaPreschool education1st Cycle of Basic EducationPedagogical practiceResearch-actionCritical reflectionEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio foi concebido no âmbito da formação e obtenção de grau mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e pretende apresentar o trabalho realizado no decorrer das unidades curriculares de Prática Pedagógica I, II e III, nos anos letivos entre 2018/2019 e 2019/2020. Estas práticas pedagógicas ocorreram, em contexto de educação pré-escolar, no Infantário O Planeta das Crianças, mais concretamente na sala do Planeta Lilás, e, em contexto do 1.ºCiclo do Ensino Básico, na escola EB1/PE e Creche Eng. Luís Santos Costa, na turma do 2.ºL e posteriormente, com a mesma turma, no ano letivo seguinte, ou seja, na turma do 3.ºL. É importante realçar que todo o trabalho desenvolvido esteve sobre constante reflexão de modo que pudesse adequar a minha intervenção ao grupo de crianças e alunos no qual desenvolvi a minha prática pedagógica. Assim, no presente relatório pretende-se apresentar, descrever e refletir sobre as intervenções realizadas nos diferentes contextos, pois só através desta reflexão se pode criar situações de aprendizagens autênticas e eficazes, adequadas a cada contexto e a cada grupo de crianças. Neste sentido, foram construídos projetos de investigação-ação específicos para tentar ultrapassar uma determinada questão-problema. Neles foram utilizadas várias estratégias de intervenção como de recolha de dados. No que diz respeito ao Pré-Escolar, pareceu-me fundamental trabalhar os valores com o grupo de crianças, surgindo então a questão: Como é que as crianças da Sala do Planeta Lilás podem promover os valores (Amizade, Respeito, Partilha, Tolerância, Amor, Generosidade e Honestidade). Relativamente ao 1.ºCiclo, o aparecimento do vírus SARS-CoV-2 impossibilitou a realização de um projeto de investigação-ação na turma do 2.ºL. No entanto, como pude manter a turma na prática pedagógica seguinte, optei por trabalhar a leitura e a escrita de textos e histórias, sendo orientada pela questão: “Como é que os alunos do 3ºL podem desenvolver as suas competências de leitura e escrita?”.This internship report was conceived within the scope of training and obtaining a master's degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and aims to present the work carried out during the curricular units of Pedagogical Practice I, II and III , in the academic years between 2019 and 2020. These pedagogical practices took place, in the pre-school context, at the "O Planeta das Crianças" Nursery, more specifically in the "Planeta Lilás" room. In the context of the 1st cycle, at the EB1/PE e Creche Eng. Luís Santos Costa school, at 2.ºL class. Later, with the same class, but in the following academic year, I mean in the 3.ºL class. It is important to emphasize that all the work developed was under constant reflection I could adapt my intervention to the group of children and students in which I developed my practice. Thus, this report intends to present, describe and reflect on the interventions carried out in the different contexts, because only through this reflection can authentic and effective learning situations be created, suitable for each context and each group of children. In this sense, specific action-research projects were built to try to overcome a particular problem question. They used various intervention strategies as well as data collection. As far as Pre-School is concerned, it seemed to be essential to work on values with the group of children, so the question arose: How can the children of the Sala do Planeta Lilac promote values (Friendship, Respect, Sharing, Tolerance, Love, Generosity, and Honesty). Regarding the 1st cycle, the emergence of the SARS-CoV-2 virus made it impossible to carry out an action research project in the 2nd cycle. However, as I was able to keep the class in the following pedagogical practice, I chose to work on reading and writing texts and stories, being guided by the question: “How can 3.º L students develop their reading and writing skills?”kotecki, Ana França Freitas kotDigitUMaPassos, Ana Beatriz Ferreira2023-02-17T11:18:57Z2023-01-232023-01-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5049TID:203227735porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-19T04:43:03Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5049Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:59.540526Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de mestrado
title Relatório de estágio de mestrado
spellingShingle Relatório de estágio de mestrado
Passos, Ana Beatriz Ferreira
Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática pedagógica
Investigação-ação
Reflexão crítica
Preschool education
1st Cycle of Basic Education
Pedagogical practice
Research-action
Critical reflection
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio de mestrado
title_full Relatório de estágio de mestrado
title_fullStr Relatório de estágio de mestrado
title_full_unstemmed Relatório de estágio de mestrado
title_sort Relatório de estágio de mestrado
author Passos, Ana Beatriz Ferreira
author_facet Passos, Ana Beatriz Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv kotecki, Ana França Freitas kot
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Ana Beatriz Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática pedagógica
Investigação-ação
Reflexão crítica
Preschool education
1st Cycle of Basic Education
Pedagogical practice
Research-action
Critical reflection
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática pedagógica
Investigação-ação
Reflexão crítica
Preschool education
1st Cycle of Basic Education
Pedagogical practice
Research-action
Critical reflection
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio foi concebido no âmbito da formação e obtenção de grau mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e pretende apresentar o trabalho realizado no decorrer das unidades curriculares de Prática Pedagógica I, II e III, nos anos letivos entre 2018/2019 e 2019/2020. Estas práticas pedagógicas ocorreram, em contexto de educação pré-escolar, no Infantário O Planeta das Crianças, mais concretamente na sala do Planeta Lilás, e, em contexto do 1.ºCiclo do Ensino Básico, na escola EB1/PE e Creche Eng. Luís Santos Costa, na turma do 2.ºL e posteriormente, com a mesma turma, no ano letivo seguinte, ou seja, na turma do 3.ºL. É importante realçar que todo o trabalho desenvolvido esteve sobre constante reflexão de modo que pudesse adequar a minha intervenção ao grupo de crianças e alunos no qual desenvolvi a minha prática pedagógica. Assim, no presente relatório pretende-se apresentar, descrever e refletir sobre as intervenções realizadas nos diferentes contextos, pois só através desta reflexão se pode criar situações de aprendizagens autênticas e eficazes, adequadas a cada contexto e a cada grupo de crianças. Neste sentido, foram construídos projetos de investigação-ação específicos para tentar ultrapassar uma determinada questão-problema. Neles foram utilizadas várias estratégias de intervenção como de recolha de dados. No que diz respeito ao Pré-Escolar, pareceu-me fundamental trabalhar os valores com o grupo de crianças, surgindo então a questão: Como é que as crianças da Sala do Planeta Lilás podem promover os valores (Amizade, Respeito, Partilha, Tolerância, Amor, Generosidade e Honestidade). Relativamente ao 1.ºCiclo, o aparecimento do vírus SARS-CoV-2 impossibilitou a realização de um projeto de investigação-ação na turma do 2.ºL. No entanto, como pude manter a turma na prática pedagógica seguinte, optei por trabalhar a leitura e a escrita de textos e histórias, sendo orientada pela questão: “Como é que os alunos do 3ºL podem desenvolver as suas competências de leitura e escrita?”.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-17T11:18:57Z
2023-01-23
2023-01-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/5049
TID:203227735
url http://hdl.handle.net/10400.13/5049
identifier_str_mv TID:203227735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130941742907392