Relatório de estágio na agência de comunicação Bastarda: ChatGPT no auxílio do content marketing
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/39441 |
Resumo: | O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do estágio curricular realizado na Bastarda, uma agência de comunicação, design e marketing digital. Este tinha por objetivo a troca e partilha de conhecimentos académicos e adquiridos em ambiente de agência, bem como a implementação e complemento do conhecimento teórico em contexto profissional. Durante o estágio foram elaboradas atividades ligadas ao social media marketing e content marketing. Com o surgimento do ChatGPT reuniram-se as condições para explorar esta ferramenta na criação de conteúdos. Tendo em vista o conhecimento das potencialidades e riscos no uso do ChatGPT, foi feita uma pesquisa de caráter exploratório. A esta seguiu-se uma pesquisa de carácter descritivo com o propósito de entender a opinião e experiência de utilização dos colaboradores e estagiários das agências Bastarda e Right Zero com o ChatGPT na produção de conteúdo escrito, destinado ao content marketing. Para a implementação do estudo foi divulgado um questionário online a determinados colaboradores e, no final, conseguiu-se recolher um total de 14 respostas. A partir da análise dos resultados, verificou-se que apenas uma minoria utilizava esta ferramenta no contexto especificado. De forma geral, referiram também não considerar o ChatGPT uma ameaça aos postos de trabalho dos profissionais de criação de conteúdo e reconheceram a sua utilidade nas agências de comunicação. Apesar das conclusões retiradas do estudo, é incentivada a elaboração de investigações complementares e é deixada em aberto a possibilidade de integração desta ou outras ferramentas de inteligência artificial generativa nos processos internos da Bastarda e da Right Zero. Nesse sentido são apresentadas algumas considerações para um uso responsável. |
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Relatório de estágio na agência de comunicação Bastarda: ChatGPT no auxílio do content marketingChatGPTInteligência artificial generativaInteligência artificialMarketing digitalContent marketingO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do estágio curricular realizado na Bastarda, uma agência de comunicação, design e marketing digital. Este tinha por objetivo a troca e partilha de conhecimentos académicos e adquiridos em ambiente de agência, bem como a implementação e complemento do conhecimento teórico em contexto profissional. Durante o estágio foram elaboradas atividades ligadas ao social media marketing e content marketing. Com o surgimento do ChatGPT reuniram-se as condições para explorar esta ferramenta na criação de conteúdos. Tendo em vista o conhecimento das potencialidades e riscos no uso do ChatGPT, foi feita uma pesquisa de caráter exploratório. A esta seguiu-se uma pesquisa de carácter descritivo com o propósito de entender a opinião e experiência de utilização dos colaboradores e estagiários das agências Bastarda e Right Zero com o ChatGPT na produção de conteúdo escrito, destinado ao content marketing. Para a implementação do estudo foi divulgado um questionário online a determinados colaboradores e, no final, conseguiu-se recolher um total de 14 respostas. A partir da análise dos resultados, verificou-se que apenas uma minoria utilizava esta ferramenta no contexto especificado. De forma geral, referiram também não considerar o ChatGPT uma ameaça aos postos de trabalho dos profissionais de criação de conteúdo e reconheceram a sua utilidade nas agências de comunicação. Apesar das conclusões retiradas do estudo, é incentivada a elaboração de investigações complementares e é deixada em aberto a possibilidade de integração desta ou outras ferramentas de inteligência artificial generativa nos processos internos da Bastarda e da Right Zero. Nesse sentido são apresentadas algumas considerações para um uso responsável.This report was developed in the scope of the curricular internship carried out at Bastarda, a communication, design and digital marketing agency. It aimed to exchange and share academic and agency acquired knowledge, as well as to implement and complement theoretical knowledge in a professional context. During the internship, there were developed activities related to social media marketing and content marketing. With the emergence of ChatGPT the conditions were met to explore this tool in content marketing. In order to understand the potential and risks in the use of ChatGPT, an exploratory research was conducted. This was followed by a descriptive research with the purpose of understanding the opinion and experience of use of employees and interns of the Bastarda and Right Zero agencies with ChatGPT in the production of written content, intended for content marketing. For the implementation of the study, an online survey was disseminated to certain employees and, in the end, a total of 14 responses were collected. From the analysis of the results, it was found that only a minority used this tool in the specified context. In general, they also said they did not consider ChatGPT a threat to the jobs of content creation professionals and recognized its usefulness in communication agencies. Despite the conclusions drawn from the study, further research is encouraged and the possibility of integrating this or other generative artificial intelligence tools in the internal processes of Bastarda and Right Zero is left open. In this sense, some considerations for a responsible use are presented.2023-09-28T08:25:28Z2023-07-04T00:00:00Z2023-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39441porPinho, Ana Filipa Marques deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:17:01Zoai:ria.ua.pt:10773/39441Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:36.965735Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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