Proposta de um manual de órgão para o ensino vocacional da música: iniciação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Susana Vaz de Melo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/18614
Resumo: O presente documento encontra-se dividido em duas partes distintas: a primeira descreve a prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano letivo de 2015/2016 no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian. A segunda descreve o projeto educativo realizado no mesmo ano letivo. O objetivo principal deste trabalho foi criar uma nova ferramenta para o ensino vocacional da música, através da proposta de um manual de iniciação ao órgão. O manual foi aplicado no contexto da prática de ensino supervisionado com alunos de iniciação ao órgão do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian e abordou competências como a leitura, a articulação, a composição e a registação. O processo de criação do manual passou por várias etapas: 1) análise dos manuais para órgão e identificação das suas lacunas; 2) criação de uma planificação com 15 secções; 3) escolha das peças; 4) preparação da estrutura de cada unidade; 5) aplicação em contexto de prática de ensino supervisionado; 6) validação. Com este trabalho foi possível conceber uma nova forma de abordar o instrumento desde a iniciação, contemplando atividades de caráter criativo que estimulem o aluno em sala de aula e fomentem o gosto pela música e pela sua prática enquanto arte.
id RCAP_388d7e6529ed0b2ce474fc4e195df802
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/18614
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Proposta de um manual de órgão para o ensino vocacional da música: iniciaçãoManuais escolaresEnsino de músicaOrgão (Música) - EnsinoO presente documento encontra-se dividido em duas partes distintas: a primeira descreve a prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano letivo de 2015/2016 no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian. A segunda descreve o projeto educativo realizado no mesmo ano letivo. O objetivo principal deste trabalho foi criar uma nova ferramenta para o ensino vocacional da música, através da proposta de um manual de iniciação ao órgão. O manual foi aplicado no contexto da prática de ensino supervisionado com alunos de iniciação ao órgão do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian e abordou competências como a leitura, a articulação, a composição e a registação. O processo de criação do manual passou por várias etapas: 1) análise dos manuais para órgão e identificação das suas lacunas; 2) criação de uma planificação com 15 secções; 3) escolha das peças; 4) preparação da estrutura de cada unidade; 5) aplicação em contexto de prática de ensino supervisionado; 6) validação. Com este trabalho foi possível conceber uma nova forma de abordar o instrumento desde a iniciação, contemplando atividades de caráter criativo que estimulem o aluno em sala de aula e fomentem o gosto pela música e pela sua prática enquanto arte.The first part of this document describes the teacher training practice throughout the school year 2015/2016 at the Aveiro Calouste Gulbenkian Conservatory of Music. The second part describes the educational project carried out during the same school year. The main goal of this research was to create a new tool for instrumental teaching, namely an organ book for beginners. This book was applied in the context of the teaching training practice at the Aveiro Calouste Gulbenkian Conservatory of Music and addressed skills such as reading, articulation, composition and registration. The creation process of this book underwent several stages: 1) analysis of extant organ manuals and identification of their shortcomings; 2) creation of a teaching plan with 15 sections; 3) choice of the pieces and repertoire; 4) preparation of the structure of each section; 5) application in the context of teaching training practice; 6) validation. This work created a new approach to the instrument for the beginner level, contemplating creative activities that encourage the students in the classroom and foster the love for music and its practice as an art form.Universidade de Aveiro2017-10-24T09:52:35Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18614porCabral, Susana Vaz de Meloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:36:03Zoai:ria.ua.pt:10773/18614Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:34.688923Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de um manual de órgão para o ensino vocacional da música: iniciação
title Proposta de um manual de órgão para o ensino vocacional da música: iniciação
spellingShingle Proposta de um manual de órgão para o ensino vocacional da música: iniciação
Cabral, Susana Vaz de Melo
Manuais escolares
Ensino de música
Orgão (Música) - Ensino
title_short Proposta de um manual de órgão para o ensino vocacional da música: iniciação
title_full Proposta de um manual de órgão para o ensino vocacional da música: iniciação
title_fullStr Proposta de um manual de órgão para o ensino vocacional da música: iniciação
title_full_unstemmed Proposta de um manual de órgão para o ensino vocacional da música: iniciação
title_sort Proposta de um manual de órgão para o ensino vocacional da música: iniciação
author Cabral, Susana Vaz de Melo
author_facet Cabral, Susana Vaz de Melo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Susana Vaz de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Manuais escolares
Ensino de música
Orgão (Música) - Ensino
topic Manuais escolares
Ensino de música
Orgão (Música) - Ensino
description O presente documento encontra-se dividido em duas partes distintas: a primeira descreve a prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano letivo de 2015/2016 no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian. A segunda descreve o projeto educativo realizado no mesmo ano letivo. O objetivo principal deste trabalho foi criar uma nova ferramenta para o ensino vocacional da música, através da proposta de um manual de iniciação ao órgão. O manual foi aplicado no contexto da prática de ensino supervisionado com alunos de iniciação ao órgão do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian e abordou competências como a leitura, a articulação, a composição e a registação. O processo de criação do manual passou por várias etapas: 1) análise dos manuais para órgão e identificação das suas lacunas; 2) criação de uma planificação com 15 secções; 3) escolha das peças; 4) preparação da estrutura de cada unidade; 5) aplicação em contexto de prática de ensino supervisionado; 6) validação. Com este trabalho foi possível conceber uma nova forma de abordar o instrumento desde a iniciação, contemplando atividades de caráter criativo que estimulem o aluno em sala de aula e fomentem o gosto pela música e pela sua prática enquanto arte.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-10-24T09:52:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/18614
url http://hdl.handle.net/10773/18614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137587147833344