Proposta de um manual de órgão para o ensino vocacional da música: iniciação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/18614 |
Resumo: | O presente documento encontra-se dividido em duas partes distintas: a primeira descreve a prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano letivo de 2015/2016 no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian. A segunda descreve o projeto educativo realizado no mesmo ano letivo. O objetivo principal deste trabalho foi criar uma nova ferramenta para o ensino vocacional da música, através da proposta de um manual de iniciação ao órgão. O manual foi aplicado no contexto da prática de ensino supervisionado com alunos de iniciação ao órgão do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian e abordou competências como a leitura, a articulação, a composição e a registação. O processo de criação do manual passou por várias etapas: 1) análise dos manuais para órgão e identificação das suas lacunas; 2) criação de uma planificação com 15 secções; 3) escolha das peças; 4) preparação da estrutura de cada unidade; 5) aplicação em contexto de prática de ensino supervisionado; 6) validação. Com este trabalho foi possível conceber uma nova forma de abordar o instrumento desde a iniciação, contemplando atividades de caráter criativo que estimulem o aluno em sala de aula e fomentem o gosto pela música e pela sua prática enquanto arte. |
id |
RCAP_388d7e6529ed0b2ce474fc4e195df802 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/18614 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Proposta de um manual de órgão para o ensino vocacional da música: iniciaçãoManuais escolaresEnsino de músicaOrgão (Música) - EnsinoO presente documento encontra-se dividido em duas partes distintas: a primeira descreve a prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano letivo de 2015/2016 no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian. A segunda descreve o projeto educativo realizado no mesmo ano letivo. O objetivo principal deste trabalho foi criar uma nova ferramenta para o ensino vocacional da música, através da proposta de um manual de iniciação ao órgão. O manual foi aplicado no contexto da prática de ensino supervisionado com alunos de iniciação ao órgão do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian e abordou competências como a leitura, a articulação, a composição e a registação. O processo de criação do manual passou por várias etapas: 1) análise dos manuais para órgão e identificação das suas lacunas; 2) criação de uma planificação com 15 secções; 3) escolha das peças; 4) preparação da estrutura de cada unidade; 5) aplicação em contexto de prática de ensino supervisionado; 6) validação. Com este trabalho foi possível conceber uma nova forma de abordar o instrumento desde a iniciação, contemplando atividades de caráter criativo que estimulem o aluno em sala de aula e fomentem o gosto pela música e pela sua prática enquanto arte.The first part of this document describes the teacher training practice throughout the school year 2015/2016 at the Aveiro Calouste Gulbenkian Conservatory of Music. The second part describes the educational project carried out during the same school year. The main goal of this research was to create a new tool for instrumental teaching, namely an organ book for beginners. This book was applied in the context of the teaching training practice at the Aveiro Calouste Gulbenkian Conservatory of Music and addressed skills such as reading, articulation, composition and registration. The creation process of this book underwent several stages: 1) analysis of extant organ manuals and identification of their shortcomings; 2) creation of a teaching plan with 15 sections; 3) choice of the pieces and repertoire; 4) preparation of the structure of each section; 5) application in the context of teaching training practice; 6) validation. This work created a new approach to the instrument for the beginner level, contemplating creative activities that encourage the students in the classroom and foster the love for music and its practice as an art form.Universidade de Aveiro2017-10-24T09:52:35Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18614porCabral, Susana Vaz de Meloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:36:03Zoai:ria.ua.pt:10773/18614Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:34.688923Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de um manual de órgão para o ensino vocacional da música: iniciação |
title |
Proposta de um manual de órgão para o ensino vocacional da música: iniciação |
spellingShingle |
Proposta de um manual de órgão para o ensino vocacional da música: iniciação Cabral, Susana Vaz de Melo Manuais escolares Ensino de música Orgão (Música) - Ensino |
title_short |
Proposta de um manual de órgão para o ensino vocacional da música: iniciação |
title_full |
Proposta de um manual de órgão para o ensino vocacional da música: iniciação |
title_fullStr |
Proposta de um manual de órgão para o ensino vocacional da música: iniciação |
title_full_unstemmed |
Proposta de um manual de órgão para o ensino vocacional da música: iniciação |
title_sort |
Proposta de um manual de órgão para o ensino vocacional da música: iniciação |
author |
Cabral, Susana Vaz de Melo |
author_facet |
Cabral, Susana Vaz de Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabral, Susana Vaz de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Manuais escolares Ensino de música Orgão (Música) - Ensino |
topic |
Manuais escolares Ensino de música Orgão (Música) - Ensino |
description |
O presente documento encontra-se dividido em duas partes distintas: a primeira descreve a prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano letivo de 2015/2016 no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian. A segunda descreve o projeto educativo realizado no mesmo ano letivo. O objetivo principal deste trabalho foi criar uma nova ferramenta para o ensino vocacional da música, através da proposta de um manual de iniciação ao órgão. O manual foi aplicado no contexto da prática de ensino supervisionado com alunos de iniciação ao órgão do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian e abordou competências como a leitura, a articulação, a composição e a registação. O processo de criação do manual passou por várias etapas: 1) análise dos manuais para órgão e identificação das suas lacunas; 2) criação de uma planificação com 15 secções; 3) escolha das peças; 4) preparação da estrutura de cada unidade; 5) aplicação em contexto de prática de ensino supervisionado; 6) validação. Com este trabalho foi possível conceber uma nova forma de abordar o instrumento desde a iniciação, contemplando atividades de caráter criativo que estimulem o aluno em sala de aula e fomentem o gosto pela música e pela sua prática enquanto arte. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2017-10-24T09:52:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/18614 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/18614 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137587147833344 |