A comunicação de uma autarquia - o caso de Vila Nova de Gaia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Abílio Jorge da Cruz Soares
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10924
Resumo: O tema central deste trabalho é identificar os mecanismos de comunicação utilizados por uma autarquia, concretamente, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia que permitem que hoje, o concelho de Gaia seja referenciado como um exemplo de uma autarquia que conseguiu, ao fim de uma década, transpor a barreira de “concelho da margem esquerda do Porto” para uma referência incontornável dos municípios portugueses. Ao longo deste trabalho tentaremos clarificar a importância de se conseguir criar uma marca identitária da autarquia, com benefício para os munícipes, ao mesmo tempo que implique tornar-se num forte íman de atração de investimento, de modo a que sejam desenvolvidas condições para a implantação de atividade económica, ao mesmo tempo que se desenvolvem políticas amigas do cidadão. Seguidamente, estudaremos a importância da gestão estratégica de comunicação com o intuito de se alcançar diferentes tipos de audiências e o maior número possível, transmitindo as potencialidades e o que de bom se faz num concelho, de modo a tornar os munícipes e toda a sociedade civil nos verdadeiros embaixadores da política de desenvolvimento autárquico. Terminaremos a identificar os diferentes mecanismos de comunicação utilizados, bem como a tentar encontrar os pontos fortes e mais débeis de cada um.
id RCAP_38a12bc128ce23328d4904cf8572c0dc
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/10924
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A comunicação de uma autarquia - o caso de Vila Nova de GaiaGestão públicaGestão estratégicaMarcasEstratégias de comunicaçãoMarketingEstudos de casoAdministração localO tema central deste trabalho é identificar os mecanismos de comunicação utilizados por uma autarquia, concretamente, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia que permitem que hoje, o concelho de Gaia seja referenciado como um exemplo de uma autarquia que conseguiu, ao fim de uma década, transpor a barreira de “concelho da margem esquerda do Porto” para uma referência incontornável dos municípios portugueses. Ao longo deste trabalho tentaremos clarificar a importância de se conseguir criar uma marca identitária da autarquia, com benefício para os munícipes, ao mesmo tempo que implique tornar-se num forte íman de atração de investimento, de modo a que sejam desenvolvidas condições para a implantação de atividade económica, ao mesmo tempo que se desenvolvem políticas amigas do cidadão. Seguidamente, estudaremos a importância da gestão estratégica de comunicação com o intuito de se alcançar diferentes tipos de audiências e o maior número possível, transmitindo as potencialidades e o que de bom se faz num concelho, de modo a tornar os munícipes e toda a sociedade civil nos verdadeiros embaixadores da política de desenvolvimento autárquico. Terminaremos a identificar os diferentes mecanismos de comunicação utilizados, bem como a tentar encontrar os pontos fortes e mais débeis de cada um.The central theme of this work is to identify the mechanisms of communication used by a municipality, namely the Municipality of Vila Nova de Gaia that enable today the municipality of Gaia is referenced as an example of a municipality that has, at the end of a decade, the barrier of "county of the left bank of the Port" for an inevitable reference of Portuguese municipalities. Throughout this paper we will try to clarify the importance of getting to create a brand identity of the municipality, to the benefit of the citizens, while incurring become a powerful magnet for attracting investment, so that conditions are developed for deployment economic activity, while they develop policies friendly citizen. Next, we study the importance of strategic management of communication in order to reach different types of audiences and a maximum transmitting capabilities and what good is done in the county, to make all the citizens and civil society the true ambassadors of municipal development policy. We will finish identifying the different communication mechanisms used, as well as trying to find the strengths and weakest of each.Universidade de Aveiro2013-08-07T16:20:02Z2012-12-14T00:00:00Z2012-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10924porLeite, Abílio Jorge da Cruz Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:19:49Zoai:ria.ua.pt:10773/10924Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:34.947805Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação de uma autarquia - o caso de Vila Nova de Gaia
title A comunicação de uma autarquia - o caso de Vila Nova de Gaia
spellingShingle A comunicação de uma autarquia - o caso de Vila Nova de Gaia
Leite, Abílio Jorge da Cruz Soares
Gestão pública
Gestão estratégica
Marcas
Estratégias de comunicação
Marketing
Estudos de caso
Administração local
title_short A comunicação de uma autarquia - o caso de Vila Nova de Gaia
title_full A comunicação de uma autarquia - o caso de Vila Nova de Gaia
title_fullStr A comunicação de uma autarquia - o caso de Vila Nova de Gaia
title_full_unstemmed A comunicação de uma autarquia - o caso de Vila Nova de Gaia
title_sort A comunicação de uma autarquia - o caso de Vila Nova de Gaia
author Leite, Abílio Jorge da Cruz Soares
author_facet Leite, Abílio Jorge da Cruz Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Abílio Jorge da Cruz Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão pública
Gestão estratégica
Marcas
Estratégias de comunicação
Marketing
Estudos de caso
Administração local
topic Gestão pública
Gestão estratégica
Marcas
Estratégias de comunicação
Marketing
Estudos de caso
Administração local
description O tema central deste trabalho é identificar os mecanismos de comunicação utilizados por uma autarquia, concretamente, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia que permitem que hoje, o concelho de Gaia seja referenciado como um exemplo de uma autarquia que conseguiu, ao fim de uma década, transpor a barreira de “concelho da margem esquerda do Porto” para uma referência incontornável dos municípios portugueses. Ao longo deste trabalho tentaremos clarificar a importância de se conseguir criar uma marca identitária da autarquia, com benefício para os munícipes, ao mesmo tempo que implique tornar-se num forte íman de atração de investimento, de modo a que sejam desenvolvidas condições para a implantação de atividade económica, ao mesmo tempo que se desenvolvem políticas amigas do cidadão. Seguidamente, estudaremos a importância da gestão estratégica de comunicação com o intuito de se alcançar diferentes tipos de audiências e o maior número possível, transmitindo as potencialidades e o que de bom se faz num concelho, de modo a tornar os munícipes e toda a sociedade civil nos verdadeiros embaixadores da política de desenvolvimento autárquico. Terminaremos a identificar os diferentes mecanismos de comunicação utilizados, bem como a tentar encontrar os pontos fortes e mais débeis de cada um.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-14T00:00:00Z
2012-12-14
2013-08-07T16:20:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/10924
url http://hdl.handle.net/10773/10924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137527497490432