MARKETING SENSORIAL NA COMUNICAÇÃO DE MARCA: UM ENSAIO TEÓRICO
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Gestão e Inovação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3614 |
Resumo: | O marketing sensorial compreende o uso de estímulos sensoriais na experiência ao cliente para criar uma identidade e imagem que atenda ao propósito da marca. Este ensaio discute o uso de estratégias de marketing sensorial na comunicação de marca e apresenta uma proposta de modelo conceitual de aplicação do marketing sensorial no processo de construção da identidade de marca. Para tanto, um levantamento da produção científica sobre o tema foi realizado em âmbito nacional e internacional até o ano 2014, nas bases de dados Ebsco, Spell, Scielo, Domínio Público, Scopus e ISI Web of Knowlodge, contendo a palavra Marketing Sensorial no título, resumo ou palavra-chave do estudo. Os resultados mostram que há ainda poucos estudos acadêmicos sobre o tema, principalmente no âmbito do processo de comunicação da marca, e que pedominam estudos na área da psicologia/comportamento do consumidor e que os estudos analisam a influencia de aspectos sensoriais na atitude e comportamento do consumidor, e envolvem a aplicação de estratégias de marketing sensorial em produtos, marcas e ambientes de varejo. O estudo contribuiu para ampliar o conhecimento sobre o tema, para identificar direcionamentos para futuros estudos acadêmicos e para a proposição de um modelo conceitual sobre a aplicação do marketing sensorial no processo de construção da identidade de marca.DOI: 10.18226/23190639.v2n3.01 |
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MARKETING SENSORIAL NA COMUNICAÇÃO DE MARCA: UM ENSAIO TEÓRICOAdministraçãoEstratégia de Marketing; Marketing Sensorial; Comunicação Sensorial; Comunicação de Marca.O marketing sensorial compreende o uso de estímulos sensoriais na experiência ao cliente para criar uma identidade e imagem que atenda ao propósito da marca. Este ensaio discute o uso de estratégias de marketing sensorial na comunicação de marca e apresenta uma proposta de modelo conceitual de aplicação do marketing sensorial no processo de construção da identidade de marca. Para tanto, um levantamento da produção científica sobre o tema foi realizado em âmbito nacional e internacional até o ano 2014, nas bases de dados Ebsco, Spell, Scielo, Domínio Público, Scopus e ISI Web of Knowlodge, contendo a palavra Marketing Sensorial no título, resumo ou palavra-chave do estudo. Os resultados mostram que há ainda poucos estudos acadêmicos sobre o tema, principalmente no âmbito do processo de comunicação da marca, e que pedominam estudos na área da psicologia/comportamento do consumidor e que os estudos analisam a influencia de aspectos sensoriais na atitude e comportamento do consumidor, e envolvem a aplicação de estratégias de marketing sensorial em produtos, marcas e ambientes de varejo. O estudo contribuiu para ampliar o conhecimento sobre o tema, para identificar direcionamentos para futuros estudos acadêmicos e para a proposição de um modelo conceitual sobre a aplicação do marketing sensorial no processo de construção da identidade de marca.DOI: 10.18226/23190639.v2n3.01Universidade de Caxias do Sul (UCS)Capes e Agetec/UnisulSarquis, Dr. Aléssio BessaGlavam, Ana KarinaCasagrande, Jacirde Morais, Aline Silva AutranKich, Mara Cristine2015-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEnsaio teóricoapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3614Brazilian Journal of Management & Innovation; v. 2, n. 3 (2015); 1-21Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation) - ISSN: 2319-0639; v. 2, n. 3 (2015); 1-212319-0639reponame:Revista Brasileira de Gestão e Inovaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3614/2136http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/downloadSuppFile/3614/1091info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-27T16:31:12Zoai:vkali30.ucs.br:article/3614Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/indexPRIhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/oairevistas@ucs.br || rbgi@ucs.br2319-06392319-0639opendoar:2018-01-27T16:31:12Revista Brasileira de Gestão e Inovação - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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