MARKETING SENSORIAL NA COMUNICAÇÃO DE MARCA: UM ENSAIO TEÓRICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarquis, Dr. Aléssio Bessa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Glavam, Ana Karina, Casagrande, Jacir, de Morais, Aline Silva Autran, Kich, Mara Cristine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Gestão e Inovação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/3614
Resumo: O marketing sensorial compreende o uso de estímulos sensoriais na experiência ao cliente para criar uma identidade e imagem que atenda ao propósito da marca. Este ensaio discute o uso de estratégias de marketing sensorial na comunicação de marca e apresenta uma proposta de modelo conceitual de aplicação do marketing sensorial no processo de construção da identidade de marca. Para tanto, um levantamento da produção científica sobre o tema foi realizado em âmbito nacional e internacional até o ano 2014, nas bases de dados Ebsco, Spell, Scielo, Domínio Público, Scopus e ISI Web of Knowlodge, contendo a palavra Marketing Sensorial no título, resumo ou palavra-chave do estudo. Os resultados mostram que há ainda poucos estudos acadêmicos sobre o tema, principalmente no âmbito do processo de comunicação da marca, e que pedominam estudos na área da psicologia/comportamento do consumidor e que os estudos analisam a influencia de aspectos sensoriais na atitude e comportamento do consumidor, e envolvem a aplicação de estratégias de marketing sensorial em produtos, marcas e ambientes de varejo. O estudo contribuiu para ampliar o conhecimento sobre o tema, para identificar direcionamentos para futuros estudos acadêmicos e para a proposição de um modelo conceitual sobre a aplicação do marketing sensorial no processo de construção da identidade de marca.DOI: 10.18226/23190639.v2n3.01
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