Práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes no ensino de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.12707/RV20174 |
Texto Completo: | https://doi.org/10.12707/RV20174 |
Resumo: | Enquadramento: As práticas pedagógicas de enfermeiros constituem um amplo campo de estudo em virtude das novas necessidades de saúde. Objetivo: Conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes num curso de graduação em enfermagem. Metodologia: Pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, cujos dados foram colhidos através de entrevistas em profundidade, em 2020. Participaram cinco docentes de enfermagem que exercem funções numa universidade pública do México. Os dados foram organizados e analisados indutivamente com base na proposta operacional de Minayo. Resultados: Emergiram quatro categorias: Porquê e para o que ensinar; Preparação pedagógica para o ensino; Estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas por docentes de enfermagem; Desafios do exercício pedagógico na percepção de docentes de enfermagem. Conclusão: Os professores relatam que não tiveram formação pedagógica e que, ao iniciarem a docência, procuraram individualmente a preparação necessária para o ensino. |
id |
RCAP_38ca5abd733e140b622716b0ac9cc8d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/26785 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes no ensino de enfermagemPrácticas pedagógicas desarrolladas por docentes en la enseñanza de enfermeríaPráticas pedagógicas desenvolvidas por docentes no ensino de enfermagemArtigos de InvestigaçãoEnquadramento: As práticas pedagógicas de enfermeiros constituem um amplo campo de estudo em virtude das novas necessidades de saúde. Objetivo: Conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes num curso de graduação em enfermagem. Metodologia: Pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, cujos dados foram colhidos através de entrevistas em profundidade, em 2020. Participaram cinco docentes de enfermagem que exercem funções numa universidade pública do México. Os dados foram organizados e analisados indutivamente com base na proposta operacional de Minayo. Resultados: Emergiram quatro categorias: Porquê e para o que ensinar; Preparação pedagógica para o ensino; Estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas por docentes de enfermagem; Desafios do exercício pedagógico na percepção de docentes de enfermagem. Conclusão: Os professores relatam que não tiveram formação pedagógica e que, ao iniciarem a docência, procuraram individualmente a preparação necessária para o ensino.Background: The pedagogical practices in nursing education are a wide field of study due to the new health needs. Objective: To identify the pedagogical practices developed by teachers in an undergraduate nursing program. Methodology: Qualitative research, case study type. Data were collected in 2020 through in-depth interviews with five nursing teachers working at a public university in Mexico. Data were organized and analyzed using an inductive approach based on Minayo’s operational proposal. Results: Four categories emerged: Teaching - Why and for what; Pedagogical preparation for teaching; Teaching learning strategies used by nursing teachers; Challenges of pedagogical practice from the perception of nursing teachers. Conclusion: Teachers report that they did not have pedagogical training and that, at the beginning of their teaching career, they individually sought the necessary preparation to teach.Marco contextual: Las prácticas pedagógicas en la enseñanza de la enfermería constituyen un amplio campo de estudio debido a las nuevas necesidades de salud. Objetivo: Conocer las prácticas pedagógicas desarrolladas por los docentes en un curso de pregrado en enfermería. Metodología: Investigación cualitativa, a modo de estudio de caso, cuyos datos fueron recolectados através de entrevistas en profundidad, en 2020. Participaron cinco profesores de enfermería que laboran en una universidad pública de México. Los datos fueron organizados y analizados de manera inductiva con base en la propuesta operativa de Minayo. Resultados: Surgieron cuatro categorías: por qué y para qué enseñar; Preparación pedagógica para la docencia; Estrategias de enseñanza-aprendizaje utilizadas por los profesores de enfermería; Retos del ejercicio pedagógico en la percepción del profesorado de enfermería. Conclusión: Los docentes informan que no tenían formación pedagógica y que, al iniciar la docencia, buscaron individualmente la preparación necesaria para trabajar en la docencia.Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E)2021-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.12707/RV20174por2182-28830874-0283Espinoza, Jessica Belen RojasBecerril, Lucila CárdenasGómez, Beatriz AranaKempfer, Silvana SilveiraRodrigues, Maria Eduarda De CarliCatarina, Alessandra Antunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-15T18:12:31Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/26785Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-15T18:12:31Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes no ensino de enfermagem Prácticas pedagógicas desarrolladas por docentes en la enseñanza de enfermería Práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes no ensino de enfermagem |
title |
Práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes no ensino de enfermagem |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes no ensino de enfermagem Práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes no ensino de enfermagem Espinoza, Jessica Belen Rojas Artigos de Investigação Espinoza, Jessica Belen Rojas Artigos de Investigação |
title_short |
Práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes no ensino de enfermagem |
title_full |
Práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes no ensino de enfermagem |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes no ensino de enfermagem Práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes no ensino de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes no ensino de enfermagem Práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes no ensino de enfermagem |
title_sort |
Práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes no ensino de enfermagem |
author |
Espinoza, Jessica Belen Rojas |
author_facet |
Espinoza, Jessica Belen Rojas Espinoza, Jessica Belen Rojas Becerril, Lucila Cárdenas Gómez, Beatriz Arana Kempfer, Silvana Silveira Rodrigues, Maria Eduarda De Carli Catarina, Alessandra Antunes Becerril, Lucila Cárdenas Gómez, Beatriz Arana Kempfer, Silvana Silveira Rodrigues, Maria Eduarda De Carli Catarina, Alessandra Antunes |
author_role |
author |
author2 |
Becerril, Lucila Cárdenas Gómez, Beatriz Arana Kempfer, Silvana Silveira Rodrigues, Maria Eduarda De Carli Catarina, Alessandra Antunes |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Espinoza, Jessica Belen Rojas Becerril, Lucila Cárdenas Gómez, Beatriz Arana Kempfer, Silvana Silveira Rodrigues, Maria Eduarda De Carli Catarina, Alessandra Antunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos de Investigação |
topic |
Artigos de Investigação |
description |
Enquadramento: As práticas pedagógicas de enfermeiros constituem um amplo campo de estudo em virtude das novas necessidades de saúde. Objetivo: Conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes num curso de graduação em enfermagem. Metodologia: Pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, cujos dados foram colhidos através de entrevistas em profundidade, em 2020. Participaram cinco docentes de enfermagem que exercem funções numa universidade pública do México. Os dados foram organizados e analisados indutivamente com base na proposta operacional de Minayo. Resultados: Emergiram quatro categorias: Porquê e para o que ensinar; Preparação pedagógica para o ensino; Estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas por docentes de enfermagem; Desafios do exercício pedagógico na percepção de docentes de enfermagem. Conclusão: Os professores relatam que não tiveram formação pedagógica e que, ao iniciarem a docência, procuraram individualmente a preparação necessária para o ensino. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.12707/RV20174 |
url |
https://doi.org/10.12707/RV20174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-2883 0874-0283 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E) |
publisher.none.fl_str_mv |
Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1822218263770169344 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.12707/RV20174 |