Práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes no ensino de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espinoza, Jessica Belen Rojas
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Becerril, Lucila Cárdenas, Gómez, Beatriz Arana, Kempfer, Silvana Silveira, Rodrigues, Maria Eduarda De Carli, Catarina, Alessandra Antunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.12707/RV20174
Resumo: Enquadramento: As práticas pedagógicas de enfermeiros constituem um amplo campo de estudo em virtude das novas necessidades de saúde. Objetivo: Conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes num curso de graduação em enfermagem. Metodologia: Pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, cujos dados foram colhidos através de entrevistas em profundidade, em 2020. Participaram cinco docentes de enfermagem que exercem funções numa universidade pública do México. Os dados foram organizados e analisados indutivamente com base na proposta operacional de Minayo. Resultados: Emergiram quatro categorias: Porquê e para o que ensinar; Preparação pedagógica para o ensino; Estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas por docentes de enfermagem; Desafios do exercício pedagógico na percepção de docentes de enfermagem. Conclusão: Os professores relatam que não tiveram formação pedagógica e que, ao iniciarem a docência, procuraram individualmente a preparação necessária para o ensino.
id RCAP_38ca5abd733e140b622716b0ac9cc8d6
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/26785
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes no ensino de enfermagemPrácticas pedagógicas desarrolladas por docentes en la enseñanza de enfermeríaPráticas pedagógicas desenvolvidas por docentes no ensino de enfermagemArtigos de InvestigaçãoEnquadramento: As práticas pedagógicas de enfermeiros constituem um amplo campo de estudo em virtude das novas necessidades de saúde. Objetivo: Conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes num curso de graduação em enfermagem. Metodologia: Pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, cujos dados foram colhidos através de entrevistas em profundidade, em 2020. Participaram cinco docentes de enfermagem que exercem funções numa universidade pública do México. Os dados foram organizados e analisados indutivamente com base na proposta operacional de Minayo. Resultados: Emergiram quatro categorias: Porquê e para o que ensinar; Preparação pedagógica para o ensino; Estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas por docentes de enfermagem; Desafios do exercício pedagógico na percepção de docentes de enfermagem. Conclusão: Os professores relatam que não tiveram formação pedagógica e que, ao iniciarem a docência, procuraram individualmente a preparação necessária para o ensino.Background: The pedagogical practices in nursing education are a wide field of study due to the new health needs. Objective: To identify the pedagogical practices developed by teachers in an undergraduate nursing program. Methodology: Qualitative research, case study type. Data were collected in 2020 through in-depth interviews with five nursing teachers working at a public university in Mexico. Data were organized and analyzed using an inductive approach based on Minayo’s operational proposal. Results: Four categories emerged: Teaching - Why and for what; Pedagogical preparation for teaching; Teaching learning strategies used by nursing teachers; Challenges of pedagogical practice from the perception of nursing teachers. Conclusion: Teachers report that they did not have pedagogical training and that, at the beginning of their teaching career, they individually sought the necessary preparation to teach.Marco contextual: Las prácticas pedagógicas en la enseñanza de la enfermería constituyen un amplio campo de estudio debido a las nuevas necesidades de salud. Objetivo: Conocer las prácticas pedagógicas desarrolladas por los docentes en un curso de pregrado en enfermería. Metodología: Investigación cualitativa, a modo de estudio de caso, cuyos datos fueron recolectados através de entrevistas en profundidad, en 2020. Participaron cinco profesores de enfermería que laboran en una universidad pública de México. Los datos fueron organizados y analizados de manera inductiva con base en la propuesta operativa de Minayo. Resultados: Surgieron cuatro categorías: por qué y para qué enseñar; Preparación pedagógica para la docencia; Estrategias de enseñanza-aprendizaje utilizadas por los profesores de enfermería; Retos del ejercicio pedagógico en la percepción del profesorado de enfermería. Conclusión: Los docentes informan que no tenían formación pedagógica y que, al iniciar la docencia, buscaron individualmente la preparación necesaria para trabajar en la docencia.Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E)2021-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.12707/RV20174por2182-28830874-0283Espinoza, Jessica Belen RojasBecerril, Lucila CárdenasGómez, Beatriz AranaKempfer, Silvana SilveiraRodrigues, Maria Eduarda De CarliCatarina, Alessandra Antunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-16T16:01:01Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/26785Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:44.942174Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes no ensino de enfermagem
Prácticas pedagógicas desarrolladas por docentes en la enseñanza de enfermería
Práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes no ensino de enfermagem
title Práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes no ensino de enfermagem
spellingShingle Práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes no ensino de enfermagem
Espinoza, Jessica Belen Rojas
Artigos de Investigação
title_short Práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes no ensino de enfermagem
title_full Práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes no ensino de enfermagem
title_fullStr Práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes no ensino de enfermagem
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes no ensino de enfermagem
title_sort Práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes no ensino de enfermagem
author Espinoza, Jessica Belen Rojas
author_facet Espinoza, Jessica Belen Rojas
Becerril, Lucila Cárdenas
Gómez, Beatriz Arana
Kempfer, Silvana Silveira
Rodrigues, Maria Eduarda De Carli
Catarina, Alessandra Antunes
author_role author
author2 Becerril, Lucila Cárdenas
Gómez, Beatriz Arana
Kempfer, Silvana Silveira
Rodrigues, Maria Eduarda De Carli
Catarina, Alessandra Antunes
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Espinoza, Jessica Belen Rojas
Becerril, Lucila Cárdenas
Gómez, Beatriz Arana
Kempfer, Silvana Silveira
Rodrigues, Maria Eduarda De Carli
Catarina, Alessandra Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos de Investigação
topic Artigos de Investigação
description Enquadramento: As práticas pedagógicas de enfermeiros constituem um amplo campo de estudo em virtude das novas necessidades de saúde. Objetivo: Conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes num curso de graduação em enfermagem. Metodologia: Pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, cujos dados foram colhidos através de entrevistas em profundidade, em 2020. Participaram cinco docentes de enfermagem que exercem funções numa universidade pública do México. Os dados foram organizados e analisados indutivamente com base na proposta operacional de Minayo. Resultados: Emergiram quatro categorias: Porquê e para o que ensinar; Preparação pedagógica para o ensino; Estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas por docentes de enfermagem; Desafios do exercício pedagógico na percepção de docentes de enfermagem. Conclusão: Os professores relatam que não tiveram formação pedagógica e que, ao iniciarem a docência, procuraram individualmente a preparação necessária para o ensino.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.12707/RV20174
url https://doi.org/10.12707/RV20174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-2883
0874-0283
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E)
publisher.none.fl_str_mv Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130601629941760