Como vencer na Indústria Farmacêutica tendo em conta a importância das ferramentas de marketing digital: Estudo de caso: Empresa “Infinit”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Maria Cristina Tavares de Almeida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/25664
Resumo: A presente dissertação de Mestrado em Gestão e Estratégia Empresarial tem como objetivo avaliar o impacto socioeconómico da Era Digital na Indústria Farmacêutica (IF), tendo em consideração a realidade do marketing digital numa empresa portuguesa de produtos farmacêuticos, designada doravante por “Infinit”. Pela diversidade de abordagens promocionais junto da classe médica, a comunicação unidirecional usada durante vários anos tem dado lugar à comunicação bidirecional desde os finais da década de 90, pela evolução tecnológica das relações comerciais e interativas entre Delegado de Informação Médica (Dim) e Médico. O e-detailing, como novo método de comunicação digital, veio tornar este mercado mais competitivo, destacando-se gradualmente a repercussão dos custos e riscos subjacentes a uma introdução de mix de informação e comunicação nas estratégias competitivas do marketing farmacêutico. Por conseguinte, foi usada observação participante na vertente participação-observação, por se tratar do local de trabalho da investigadora. Foram realizados inquéritos por questionários a médicos e gestores de produto do Departamento de Marketing da “Infinit” com o intuito de recolher dados fundamentais para a construção deste projeto, suportados em toda a fundamentação científica pertinente.
id RCAP_6b0c66cc761914445c4e9c7f6857cbfa
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/25664
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Como vencer na Indústria Farmacêutica tendo em conta a importância das ferramentas de marketing digital: Estudo de caso: Empresa “Infinit”Marketing DigitalMarketing FarmacêuticoDelegado de Informação MédicaMédicoE-detailingComunicação DigitalMix de Informação e ComunicaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA presente dissertação de Mestrado em Gestão e Estratégia Empresarial tem como objetivo avaliar o impacto socioeconómico da Era Digital na Indústria Farmacêutica (IF), tendo em consideração a realidade do marketing digital numa empresa portuguesa de produtos farmacêuticos, designada doravante por “Infinit”. Pela diversidade de abordagens promocionais junto da classe médica, a comunicação unidirecional usada durante vários anos tem dado lugar à comunicação bidirecional desde os finais da década de 90, pela evolução tecnológica das relações comerciais e interativas entre Delegado de Informação Médica (Dim) e Médico. O e-detailing, como novo método de comunicação digital, veio tornar este mercado mais competitivo, destacando-se gradualmente a repercussão dos custos e riscos subjacentes a uma introdução de mix de informação e comunicação nas estratégias competitivas do marketing farmacêutico. Por conseguinte, foi usada observação participante na vertente participação-observação, por se tratar do local de trabalho da investigadora. Foram realizados inquéritos por questionários a médicos e gestores de produto do Departamento de Marketing da “Infinit” com o intuito de recolher dados fundamentais para a construção deste projeto, suportados em toda a fundamentação científica pertinente.This dissertation aims to evaluate the socioeconomic impact of Era Digital in the Pharmaceutical Industry (IF), taking into account the reality of digital marketing in a Portuguese pharmaceutical company, here referred to as "Infinit". Due to the diversity of promotional approaches to the medical profession, the unidirectional communication used over several years has given way to two-way communication since the end of the 1990s, due to the technological evolution of commercial and interactive relations between the Medical and Medical Information Delegate. E-detailing, as a new method of digital communication, has made this market more competitive, gradually emphasizing the repercussion of costs and risks underlying an introduction of information and communication mix in pharmaceutical marketing competitive strategies. Therefore, participant observation was used in the participation-observation aspect, because it is the researcher's workplace. Questionnaires were conducted to physicians and product managers of the "Infinit" Marketing Department in order to collect fundamental data for the construction of this project, supported in all relevant scientific research.Rosado, DavidRepositório ComumBrito, Maria Cristina Tavares de Almeida2019-01-14T19:01:21Z2018-11-262018-11-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/25664TID:202139603porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:31:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/25664Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:11.400629Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Como vencer na Indústria Farmacêutica tendo em conta a importância das ferramentas de marketing digital: Estudo de caso: Empresa “Infinit”
title Como vencer na Indústria Farmacêutica tendo em conta a importância das ferramentas de marketing digital: Estudo de caso: Empresa “Infinit”
spellingShingle Como vencer na Indústria Farmacêutica tendo em conta a importância das ferramentas de marketing digital: Estudo de caso: Empresa “Infinit”
Brito, Maria Cristina Tavares de Almeida
Marketing Digital
Marketing Farmacêutico
Delegado de Informação Médica
Médico
E-detailing
Comunicação Digital
Mix de Informação e Comunicação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Como vencer na Indústria Farmacêutica tendo em conta a importância das ferramentas de marketing digital: Estudo de caso: Empresa “Infinit”
title_full Como vencer na Indústria Farmacêutica tendo em conta a importância das ferramentas de marketing digital: Estudo de caso: Empresa “Infinit”
title_fullStr Como vencer na Indústria Farmacêutica tendo em conta a importância das ferramentas de marketing digital: Estudo de caso: Empresa “Infinit”
title_full_unstemmed Como vencer na Indústria Farmacêutica tendo em conta a importância das ferramentas de marketing digital: Estudo de caso: Empresa “Infinit”
title_sort Como vencer na Indústria Farmacêutica tendo em conta a importância das ferramentas de marketing digital: Estudo de caso: Empresa “Infinit”
author Brito, Maria Cristina Tavares de Almeida
author_facet Brito, Maria Cristina Tavares de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosado, David
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Maria Cristina Tavares de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Digital
Marketing Farmacêutico
Delegado de Informação Médica
Médico
E-detailing
Comunicação Digital
Mix de Informação e Comunicação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Marketing Digital
Marketing Farmacêutico
Delegado de Informação Médica
Médico
E-detailing
Comunicação Digital
Mix de Informação e Comunicação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description A presente dissertação de Mestrado em Gestão e Estratégia Empresarial tem como objetivo avaliar o impacto socioeconómico da Era Digital na Indústria Farmacêutica (IF), tendo em consideração a realidade do marketing digital numa empresa portuguesa de produtos farmacêuticos, designada doravante por “Infinit”. Pela diversidade de abordagens promocionais junto da classe médica, a comunicação unidirecional usada durante vários anos tem dado lugar à comunicação bidirecional desde os finais da década de 90, pela evolução tecnológica das relações comerciais e interativas entre Delegado de Informação Médica (Dim) e Médico. O e-detailing, como novo método de comunicação digital, veio tornar este mercado mais competitivo, destacando-se gradualmente a repercussão dos custos e riscos subjacentes a uma introdução de mix de informação e comunicação nas estratégias competitivas do marketing farmacêutico. Por conseguinte, foi usada observação participante na vertente participação-observação, por se tratar do local de trabalho da investigadora. Foram realizados inquéritos por questionários a médicos e gestores de produto do Departamento de Marketing da “Infinit” com o intuito de recolher dados fundamentais para a construção deste projeto, suportados em toda a fundamentação científica pertinente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-26
2018-11-26T00:00:00Z
2019-01-14T19:01:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/25664
TID:202139603
url http://hdl.handle.net/10400.26/25664
identifier_str_mv TID:202139603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135489541799936