Desenhando novas realidades didáticas com o poder motivacional dos aplicativos digitais no ensino da história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pestana, Miguel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Trindade, Sara Dias, Moreira, J. António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/13353
Resumo: No mundo atual, os estudantes necessitam possuir um conjunto de competências diferentes e transversais, que lhes permitam coabitar nesta nova ordem social, cultural, económica e política. Perante este contexto, torna-se cada vez mais importante articular os curricula escolares com a utilização de tecnologias digitais, como forma de promover estas competências, tal como tem vindo a ser enunciado por entidades internacionais, que defendem a necessidade de criar novos cenários de aprendizagem. É um desses novos cenários, enriquecido com diferentes aplicativos digitais - Kahoot, Mentimeter, Plickers e EdPuzzle- que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto no autoconceito académico de estudantes do Ensino Fundamental, a partir da análise qualitativa das suas percepções. Os resultados mostram que este cenário, ancorado num modelo centrado na aprendizagem e no desenvolvimento de competências, podem ter efeitos muito positivos no autoconceito académico dos alunos, a nível das diferentes dimensões consideradas: motivação, orientação para a tarefa, confiança nas suas capacidades e relação com os colegas.
id RCAP_38e91a5946e8f39e015433ba2ca96b27
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13353
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenhando novas realidades didáticas com o poder motivacional dos aplicativos digitais no ensino da históriaDrawing new didactic realities with the motivational power of digital applications in History teachingAplicativos digitaisAutoconceito académicoEnsino da históriaDigital appsAcademic self-conceptHistory teachingNo mundo atual, os estudantes necessitam possuir um conjunto de competências diferentes e transversais, que lhes permitam coabitar nesta nova ordem social, cultural, económica e política. Perante este contexto, torna-se cada vez mais importante articular os curricula escolares com a utilização de tecnologias digitais, como forma de promover estas competências, tal como tem vindo a ser enunciado por entidades internacionais, que defendem a necessidade de criar novos cenários de aprendizagem. É um desses novos cenários, enriquecido com diferentes aplicativos digitais - Kahoot, Mentimeter, Plickers e EdPuzzle- que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto no autoconceito académico de estudantes do Ensino Fundamental, a partir da análise qualitativa das suas percepções. Os resultados mostram que este cenário, ancorado num modelo centrado na aprendizagem e no desenvolvimento de competências, podem ter efeitos muito positivos no autoconceito académico dos alunos, a nível das diferentes dimensões consideradas: motivação, orientação para a tarefa, confiança nas suas capacidades e relação com os colegas.In today's world, students need to master a set of different skills, that enable them to co-live in this new social, cultural, economic and political order. In this context, it is increasingly important to articulate school curricula with the use of digital technologies as a means of promoting these competences, as stated by international entities, that advocate the need to create new learning scenarios. It is one of these new scenarios, enriched with different digital applications - Kahoot, Mentimeter, Plickers and EdPuzzle - which we intend to analyse, describing its impact on the academic self-concept of elementary students, based on a qualitative analysis of their perceptions. The results show that this scenario, anchored in a model centred on learning and skills development, can have very positive effects on students' academic self-concept in the different dimensions considered: motivation, task orientation, confidence in their skills and relationship with colleagues.Repositório AbertoPestana, MiguelTrindade, Sara DiasMoreira, J. António2023-02-09T17:10:55Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13353porPESTANA, Miguel DIAS-TRINDADE, Sara, & MOREIRA, J. António (2020). Desenhando novas realidades didáticas com o poder motivacional dos aplicativos digitais no ensino da História. Acta Scientiarum Educ, 42, e52049, 1-122178-5201https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.52049info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:45:03Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13353Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:24.913688Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenhando novas realidades didáticas com o poder motivacional dos aplicativos digitais no ensino da história
Drawing new didactic realities with the motivational power of digital applications in History teaching
title Desenhando novas realidades didáticas com o poder motivacional dos aplicativos digitais no ensino da história
spellingShingle Desenhando novas realidades didáticas com o poder motivacional dos aplicativos digitais no ensino da história
Pestana, Miguel
Aplicativos digitais
Autoconceito académico
Ensino da história
Digital apps
Academic self-concept
History teaching
title_short Desenhando novas realidades didáticas com o poder motivacional dos aplicativos digitais no ensino da história
title_full Desenhando novas realidades didáticas com o poder motivacional dos aplicativos digitais no ensino da história
title_fullStr Desenhando novas realidades didáticas com o poder motivacional dos aplicativos digitais no ensino da história
title_full_unstemmed Desenhando novas realidades didáticas com o poder motivacional dos aplicativos digitais no ensino da história
title_sort Desenhando novas realidades didáticas com o poder motivacional dos aplicativos digitais no ensino da história
author Pestana, Miguel
author_facet Pestana, Miguel
Trindade, Sara Dias
Moreira, J. António
author_role author
author2 Trindade, Sara Dias
Moreira, J. António
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pestana, Miguel
Trindade, Sara Dias
Moreira, J. António
dc.subject.por.fl_str_mv Aplicativos digitais
Autoconceito académico
Ensino da história
Digital apps
Academic self-concept
History teaching
topic Aplicativos digitais
Autoconceito académico
Ensino da história
Digital apps
Academic self-concept
History teaching
description No mundo atual, os estudantes necessitam possuir um conjunto de competências diferentes e transversais, que lhes permitam coabitar nesta nova ordem social, cultural, económica e política. Perante este contexto, torna-se cada vez mais importante articular os curricula escolares com a utilização de tecnologias digitais, como forma de promover estas competências, tal como tem vindo a ser enunciado por entidades internacionais, que defendem a necessidade de criar novos cenários de aprendizagem. É um desses novos cenários, enriquecido com diferentes aplicativos digitais - Kahoot, Mentimeter, Plickers e EdPuzzle- que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto no autoconceito académico de estudantes do Ensino Fundamental, a partir da análise qualitativa das suas percepções. Os resultados mostram que este cenário, ancorado num modelo centrado na aprendizagem e no desenvolvimento de competências, podem ter efeitos muito positivos no autoconceito académico dos alunos, a nível das diferentes dimensões consideradas: motivação, orientação para a tarefa, confiança nas suas capacidades e relação com os colegas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2023-02-09T17:10:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/13353
url http://hdl.handle.net/10400.2/13353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv PESTANA, Miguel DIAS-TRINDADE, Sara, & MOREIRA, J. António (2020). Desenhando novas realidades didáticas com o poder motivacional dos aplicativos digitais no ensino da História. Acta Scientiarum Educ, 42, e52049, 1-12
2178-5201
https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.52049
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135116711165952