Metodologia OKR: estudo de caso da utilização do OKR no Sebrae Meier

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Bruno Cortines Linares
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13032
Resumo: É sabido que planear, definir estratégias, estabelecer metas e diferenciar-se são tarefas importantes para toda empresa que deseja obter sucesso. No que concerne ao estabelecimento de metas, existem inúmeras ferramentas que podem dar suporte à empresa; porém, uma que é internacionalmente conhecida por ter proporcionado o enorme sucesso da Google, o OKR - objectives and key results, parece ainda não ter sido adotado pelas empresas portuguesas. Assim, surgem algumas perguntas, tais como: porque utilizar o OKR? Como utilizar o OKR? Como ter sucesso no uso do OKR? Desta forma, procurou-se respostas ao estudar uma empresa que já utiliza esta metodologia. Assim, realizou-se um estudo de caso com uma unidade de negócio do Sebrae. Por intermédio de uma pesquisa qualitativa, que envolveu análise documental e entrevistas, foi possível perceber que o OKR vai muito para além de uma ferramenta de estabelecimento de metas, como se pode verificar neste estudo. Palavras-chave: OKR, Objectives and key results, Metas, Estratégia, Planeamento
id RCAP_68672e2f748ff4b49714cc545fd780c1
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13032
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Metodologia OKR: estudo de caso da utilização do OKR no Sebrae MeierMESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESASGESTÃO DE EMPRESASDESEMPENHOGESTÃO POR OBJETIVOSESTRATÉGIAS EMPRESARIAISPLANEAMENTO DE PRODUÇÃOBUSINESS MANAGEMENTPERFORMANCEMANAGEMENT BY OBJECTIVESBUSINESS STRATEGIESPRODUCTION PLANNINGÉ sabido que planear, definir estratégias, estabelecer metas e diferenciar-se são tarefas importantes para toda empresa que deseja obter sucesso. No que concerne ao estabelecimento de metas, existem inúmeras ferramentas que podem dar suporte à empresa; porém, uma que é internacionalmente conhecida por ter proporcionado o enorme sucesso da Google, o OKR - objectives and key results, parece ainda não ter sido adotado pelas empresas portuguesas. Assim, surgem algumas perguntas, tais como: porque utilizar o OKR? Como utilizar o OKR? Como ter sucesso no uso do OKR? Desta forma, procurou-se respostas ao estudar uma empresa que já utiliza esta metodologia. Assim, realizou-se um estudo de caso com uma unidade de negócio do Sebrae. Por intermédio de uma pesquisa qualitativa, que envolveu análise documental e entrevistas, foi possível perceber que o OKR vai muito para além de uma ferramenta de estabelecimento de metas, como se pode verificar neste estudo. Palavras-chave: OKR, Objectives and key results, Metas, Estratégia, PlaneamentoAnyone knows that planning, having a strategy, setting goals and differentiating are important tasks to every company that seeks success. There are a lot of tools that can help the company on setting goals; although, there is one that became very well-known because helped Google to achieve success: OKR – objectives and key results. That tool is not very known by the Portuguese business. So, some questions come: why should a company use the OKR tool? How should a company use the OKR tool? How can a company get success using the OKR tool? Thus, studying a company that is already using the OKR is necessary to know the methodology better and answer those questions. So, a case study in one of Sebrae’s business unity was carried out. Using a qualitative methodology with interviews and document analysis it can be seen that OKR is more than a setting goals tool, what can be checked in this paper. Keywords: OKR. Objectives and key results. Goals. Strategy. Plan2022-07-12T15:11:02Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13032TID:203031962porFernandes, Bruno Cortines Linaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:11:17Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13032Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:52.199381Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia OKR: estudo de caso da utilização do OKR no Sebrae Meier
title Metodologia OKR: estudo de caso da utilização do OKR no Sebrae Meier
spellingShingle Metodologia OKR: estudo de caso da utilização do OKR no Sebrae Meier
Fernandes, Bruno Cortines Linares
MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO DE EMPRESAS
DESEMPENHO
GESTÃO POR OBJETIVOS
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS
PLANEAMENTO DE PRODUÇÃO
BUSINESS MANAGEMENT
PERFORMANCE
MANAGEMENT BY OBJECTIVES
BUSINESS STRATEGIES
PRODUCTION PLANNING
title_short Metodologia OKR: estudo de caso da utilização do OKR no Sebrae Meier
title_full Metodologia OKR: estudo de caso da utilização do OKR no Sebrae Meier
title_fullStr Metodologia OKR: estudo de caso da utilização do OKR no Sebrae Meier
title_full_unstemmed Metodologia OKR: estudo de caso da utilização do OKR no Sebrae Meier
title_sort Metodologia OKR: estudo de caso da utilização do OKR no Sebrae Meier
author Fernandes, Bruno Cortines Linares
author_facet Fernandes, Bruno Cortines Linares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Bruno Cortines Linares
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO DE EMPRESAS
DESEMPENHO
GESTÃO POR OBJETIVOS
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS
PLANEAMENTO DE PRODUÇÃO
BUSINESS MANAGEMENT
PERFORMANCE
MANAGEMENT BY OBJECTIVES
BUSINESS STRATEGIES
PRODUCTION PLANNING
topic MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO DE EMPRESAS
DESEMPENHO
GESTÃO POR OBJETIVOS
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS
PLANEAMENTO DE PRODUÇÃO
BUSINESS MANAGEMENT
PERFORMANCE
MANAGEMENT BY OBJECTIVES
BUSINESS STRATEGIES
PRODUCTION PLANNING
description É sabido que planear, definir estratégias, estabelecer metas e diferenciar-se são tarefas importantes para toda empresa que deseja obter sucesso. No que concerne ao estabelecimento de metas, existem inúmeras ferramentas que podem dar suporte à empresa; porém, uma que é internacionalmente conhecida por ter proporcionado o enorme sucesso da Google, o OKR - objectives and key results, parece ainda não ter sido adotado pelas empresas portuguesas. Assim, surgem algumas perguntas, tais como: porque utilizar o OKR? Como utilizar o OKR? Como ter sucesso no uso do OKR? Desta forma, procurou-se respostas ao estudar uma empresa que já utiliza esta metodologia. Assim, realizou-se um estudo de caso com uma unidade de negócio do Sebrae. Por intermédio de uma pesquisa qualitativa, que envolveu análise documental e entrevistas, foi possível perceber que o OKR vai muito para além de uma ferramenta de estabelecimento de metas, como se pode verificar neste estudo. Palavras-chave: OKR, Objectives and key results, Metas, Estratégia, Planeamento
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-12T15:11:02Z
2022-01-01T00:00:00Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13032
TID:203031962
url http://hdl.handle.net/10437/13032
identifier_str_mv TID:203031962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131275707023360