O docente com dupla habilitação: desafios deste novo paradigma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tânia, Tavares
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1371
Resumo: O presente relatório explicita o processo de formação profissionalizante realizado no âmbito das unidades curriculares Estágio I e Estágio II, inseridas no 2º e 3º semestre no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Com estes estágios procuramos vivenciar uma experiência de prática pedagógica próxima de uma futura atividade profissional. Para tal realizámos um estudo de natureza qualitativa, descritiva, exploratória e empírica que proporcionou uma intervenção educativa regulada pela gestão e deliberação docente, visando a promoção de experiências de aprendizagem ativas, diversificadas, integradas, significativas e socializadoras. Este relatório resulta da reflexão crítica acerca de toda a experiência de estágio, referindo os contributos deste para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional, com o intuito de tomarmos consciência das especificidades de cada contexto, de forma a construirmos a profissionalidade enquanto docentes portadores de uma dupla profissionalização. Para a realização da construção deste relatório, foi necessário conhecer, com algum detalhe, os normativos legais provenientes do MEC, as Metas de Curriculares e alguns pressupostos teóricos de vários autores que pensam a Educação.ABSTRACT This report explains the process of professional training undertaken in the course units Intership I and Intership II, inserted in the 2nd and 3rd semesters of the Master in Preschool Education and 1st Cycle of Basic Education, of Higher School of Education Paula Frassinetti. With this internship we try to live an experience of pedagogical practice close to a future professional activity. To this end we carried out a qualitative nature study, descriptive, exploratory and empirical which provided an educational intervention regulated by teacher’s management and deliberation, aiming to promote active learning experiences, diversified, integrated, meaningful and socializing. This report results from critical reflection on the entire training experience, referring the contributions of this for our personal and professional development, with the aim of become aware of the specifics of each context, in order to build the professionality as teachers carrying a double professionalization. To carry out the construction of this report, it was necessary to know, in some detail, legal regulations from the Ministry of Education and Science, the Curriculum Goals and some theoretical assumptions of several authors who think the Education.
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