O estilo queirosiano: algumas estratégias didáticas para a sua transmissão aos alunos do 3º ciclo e do ensino secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/12268 |
Resumo: | Eça de Queirós possui inúmeras vertentes a serem estudadas e apreciadas, e uma delas é, de facto, o seu estilo. O estilo queirosiano é multiforme e foi influenciado por vários fatores: as suas leituras, as pessoas com quem se relacionou, o tempo em que viveu e os lugares por onde passou ao longo da sua vida. Assim, não devemos afirmar que apenas pertenceu a um dado movimento literário ou que só foi influenciado pelos autores de uma dada corrente, uma vez que isso é circunscrever e diminuir a sua obra e o seu estilo literário. Assim, de maneira a que seja também possível uma análise e reflexões críticas da obra e do estilo literário do que é considerado um dos melhores autores portugueses do século XIX, serão exploradas vertentes do seu estilo, tais como a importância do Romantismo, do Historicismo, da Idade Média e da Religiosidade; relacionando estes aspetos com alguns dos seus textos, sobretudo com os contos. No entanto, dar-se-á maior ênfase ao conto «[A Aia] Tema para Versos», uma vez que este é um dos contos de Eça de Queirós que pode ser lecionado no 9ºano de escolaridade e que foi colocado em prática no estágio pedagógico realizado no ano letivo 2019/2020. |
id |
RCAP_39146c201f6c5237d794729cb7145ee1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/12268 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O estilo queirosiano: algumas estratégias didáticas para a sua transmissão aos alunos do 3º ciclo e do ensino secundário«[A Aia] Tema Para Versos»ContosEça de QueirósEstágio Pedagógico.EstiloLiteratura PortuguesaObraVidaDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasEça de Queirós possui inúmeras vertentes a serem estudadas e apreciadas, e uma delas é, de facto, o seu estilo. O estilo queirosiano é multiforme e foi influenciado por vários fatores: as suas leituras, as pessoas com quem se relacionou, o tempo em que viveu e os lugares por onde passou ao longo da sua vida. Assim, não devemos afirmar que apenas pertenceu a um dado movimento literário ou que só foi influenciado pelos autores de uma dada corrente, uma vez que isso é circunscrever e diminuir a sua obra e o seu estilo literário. Assim, de maneira a que seja também possível uma análise e reflexões críticas da obra e do estilo literário do que é considerado um dos melhores autores portugueses do século XIX, serão exploradas vertentes do seu estilo, tais como a importância do Romantismo, do Historicismo, da Idade Média e da Religiosidade; relacionando estes aspetos com alguns dos seus textos, sobretudo com os contos. No entanto, dar-se-á maior ênfase ao conto «[A Aia] Tema para Versos», uma vez que este é um dos contos de Eça de Queirós que pode ser lecionado no 9ºano de escolaridade e que foi colocado em prática no estágio pedagógico realizado no ano letivo 2019/2020.Eça de Queirós posee innúmeros aspectos que pueden ser estudiados o apreciados y, uno de ellos es, de hecho, su estilo. El estilo queirosiano es multiforme y fue influenciado por varios elementos: sus lecturas, la gente con quien se relacionó, la época en que vivió y los lugares que pasó a lo largo de su vida. Ciertamente, no debemos afirmar que solamente pertenece a un movimiento literario específico o que, únicamente, tuvo influencias de escritores de una determinada corriente; pues eso sería circunscribir y disminuir su obra y su estilo literario. Así, de modo que sea también posible realizar un análisis y reflexiones críticas de la obra y del estilo literario del que es considerado un de los mejores escritores portugueses del siglo XIX, se abordarán ciertos aspectos de su estilo, en particular la importancia del Romanticismo, del Historicismo, de la Edad Media y de la Religiosidad, relacionándolos con algunos de sus textos, sobre todo sus cuentos. No obstante, se le dará más énfasis en el cuento «[A Aia] Tema para Versos», puesto que este es uno de los que puede ser impartido en clases a los alumnos de 9ºano (que equivale a 3º de la ESO) y que yo he trabajado en las prácticas pedagógicas en el curso 2019/2020.Magalhães, Gabriel Augusto CoelhouBibliorumFerreira, Ana Carina Serrano2020-07-172020-06-242020-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/12268TID:202567583pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:55:22Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/12268Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:54.989429Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O estilo queirosiano: algumas estratégias didáticas para a sua transmissão aos alunos do 3º ciclo e do ensino secundário |
title |
O estilo queirosiano: algumas estratégias didáticas para a sua transmissão aos alunos do 3º ciclo e do ensino secundário |
spellingShingle |
O estilo queirosiano: algumas estratégias didáticas para a sua transmissão aos alunos do 3º ciclo e do ensino secundário Ferreira, Ana Carina Serrano «[A Aia] Tema Para Versos» Contos Eça de Queirós Estágio Pedagógico. Estilo Literatura Portuguesa Obra Vida Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
O estilo queirosiano: algumas estratégias didáticas para a sua transmissão aos alunos do 3º ciclo e do ensino secundário |
title_full |
O estilo queirosiano: algumas estratégias didáticas para a sua transmissão aos alunos do 3º ciclo e do ensino secundário |
title_fullStr |
O estilo queirosiano: algumas estratégias didáticas para a sua transmissão aos alunos do 3º ciclo e do ensino secundário |
title_full_unstemmed |
O estilo queirosiano: algumas estratégias didáticas para a sua transmissão aos alunos do 3º ciclo e do ensino secundário |
title_sort |
O estilo queirosiano: algumas estratégias didáticas para a sua transmissão aos alunos do 3º ciclo e do ensino secundário |
author |
Ferreira, Ana Carina Serrano |
author_facet |
Ferreira, Ana Carina Serrano |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Magalhães, Gabriel Augusto Coelho uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Ana Carina Serrano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
«[A Aia] Tema Para Versos» Contos Eça de Queirós Estágio Pedagógico. Estilo Literatura Portuguesa Obra Vida Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
«[A Aia] Tema Para Versos» Contos Eça de Queirós Estágio Pedagógico. Estilo Literatura Portuguesa Obra Vida Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
Eça de Queirós possui inúmeras vertentes a serem estudadas e apreciadas, e uma delas é, de facto, o seu estilo. O estilo queirosiano é multiforme e foi influenciado por vários fatores: as suas leituras, as pessoas com quem se relacionou, o tempo em que viveu e os lugares por onde passou ao longo da sua vida. Assim, não devemos afirmar que apenas pertenceu a um dado movimento literário ou que só foi influenciado pelos autores de uma dada corrente, uma vez que isso é circunscrever e diminuir a sua obra e o seu estilo literário. Assim, de maneira a que seja também possível uma análise e reflexões críticas da obra e do estilo literário do que é considerado um dos melhores autores portugueses do século XIX, serão exploradas vertentes do seu estilo, tais como a importância do Romantismo, do Historicismo, da Idade Média e da Religiosidade; relacionando estes aspetos com alguns dos seus textos, sobretudo com os contos. No entanto, dar-se-á maior ênfase ao conto «[A Aia] Tema para Versos», uma vez que este é um dos contos de Eça de Queirós que pode ser lecionado no 9ºano de escolaridade e que foi colocado em prática no estágio pedagógico realizado no ano letivo 2019/2020. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-17 2020-06-24 2020-07-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/12268 TID:202567583 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/12268 |
identifier_str_mv |
TID:202567583 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136407994761216 |