O estilo queirosiano: algumas estratégias didáticas para a sua transmissão aos alunos do 3º ciclo e do ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Carina Serrano
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/12268
Resumo: Eça de Queirós possui inúmeras vertentes a serem estudadas e apreciadas, e uma delas é, de facto, o seu estilo. O estilo queirosiano é multiforme e foi influenciado por vários fatores: as suas leituras, as pessoas com quem se relacionou, o tempo em que viveu e os lugares por onde passou ao longo da sua vida. Assim, não devemos afirmar que apenas pertenceu a um dado movimento literário ou que só foi influenciado pelos autores de uma dada corrente, uma vez que isso é circunscrever e diminuir a sua obra e o seu estilo literário. Assim, de maneira a que seja também possível uma análise e reflexões críticas da obra e do estilo literário do que é considerado um dos melhores autores portugueses do século XIX, serão exploradas vertentes do seu estilo, tais como a importância do Romantismo, do Historicismo, da Idade Média e da Religiosidade; relacionando estes aspetos com alguns dos seus textos, sobretudo com os contos. No entanto, dar-se-á maior ênfase ao conto «[A Aia] Tema para Versos», uma vez que este é um dos contos de Eça de Queirós que pode ser lecionado no 9ºano de escolaridade e que foi colocado em prática no estágio pedagógico realizado no ano letivo 2019/2020.
id RCAP_39146c201f6c5237d794729cb7145ee1
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/12268
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O estilo queirosiano: algumas estratégias didáticas para a sua transmissão aos alunos do 3º ciclo e do ensino secundário«[A Aia] Tema Para Versos»ContosEça de QueirósEstágio Pedagógico.EstiloLiteratura PortuguesaObraVidaDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasEça de Queirós possui inúmeras vertentes a serem estudadas e apreciadas, e uma delas é, de facto, o seu estilo. O estilo queirosiano é multiforme e foi influenciado por vários fatores: as suas leituras, as pessoas com quem se relacionou, o tempo em que viveu e os lugares por onde passou ao longo da sua vida. Assim, não devemos afirmar que apenas pertenceu a um dado movimento literário ou que só foi influenciado pelos autores de uma dada corrente, uma vez que isso é circunscrever e diminuir a sua obra e o seu estilo literário. Assim, de maneira a que seja também possível uma análise e reflexões críticas da obra e do estilo literário do que é considerado um dos melhores autores portugueses do século XIX, serão exploradas vertentes do seu estilo, tais como a importância do Romantismo, do Historicismo, da Idade Média e da Religiosidade; relacionando estes aspetos com alguns dos seus textos, sobretudo com os contos. No entanto, dar-se-á maior ênfase ao conto «[A Aia] Tema para Versos», uma vez que este é um dos contos de Eça de Queirós que pode ser lecionado no 9ºano de escolaridade e que foi colocado em prática no estágio pedagógico realizado no ano letivo 2019/2020.Eça de Queirós posee innúmeros aspectos que pueden ser estudiados o apreciados y, uno de ellos es, de hecho, su estilo. El estilo queirosiano es multiforme y fue influenciado por varios elementos: sus lecturas, la gente con quien se relacionó, la época en que vivió y los lugares que pasó a lo largo de su vida. Ciertamente, no debemos afirmar que solamente pertenece a un movimiento literario específico o que, únicamente, tuvo influencias de escritores de una determinada corriente; pues eso sería circunscribir y disminuir su obra y su estilo literario. Así, de modo que sea también posible realizar un análisis y reflexiones críticas de la obra y del estilo literario del que es considerado un de los mejores escritores portugueses del siglo XIX, se abordarán ciertos aspectos de su estilo, en particular la importancia del Romanticismo, del Historicismo, de la Edad Media y de la Religiosidad, relacionándolos con algunos de sus textos, sobre todo sus cuentos. No obstante, se le dará más énfasis en el cuento «[A Aia] Tema para Versos», puesto que este es uno de los que puede ser impartido en clases a los alumnos de 9ºano (que equivale a 3º de la ESO) y que yo he trabajado en las prácticas pedagógicas en el curso 2019/2020.Magalhães, Gabriel Augusto CoelhouBibliorumFerreira, Ana Carina Serrano2020-07-172020-06-242020-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/12268TID:202567583pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:55:22Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/12268Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:54.989429Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O estilo queirosiano: algumas estratégias didáticas para a sua transmissão aos alunos do 3º ciclo e do ensino secundário
title O estilo queirosiano: algumas estratégias didáticas para a sua transmissão aos alunos do 3º ciclo e do ensino secundário
spellingShingle O estilo queirosiano: algumas estratégias didáticas para a sua transmissão aos alunos do 3º ciclo e do ensino secundário
Ferreira, Ana Carina Serrano
«[A Aia] Tema Para Versos»
Contos
Eça de Queirós
Estágio Pedagógico.
Estilo
Literatura Portuguesa
Obra
Vida
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short O estilo queirosiano: algumas estratégias didáticas para a sua transmissão aos alunos do 3º ciclo e do ensino secundário
title_full O estilo queirosiano: algumas estratégias didáticas para a sua transmissão aos alunos do 3º ciclo e do ensino secundário
title_fullStr O estilo queirosiano: algumas estratégias didáticas para a sua transmissão aos alunos do 3º ciclo e do ensino secundário
title_full_unstemmed O estilo queirosiano: algumas estratégias didáticas para a sua transmissão aos alunos do 3º ciclo e do ensino secundário
title_sort O estilo queirosiano: algumas estratégias didáticas para a sua transmissão aos alunos do 3º ciclo e do ensino secundário
author Ferreira, Ana Carina Serrano
author_facet Ferreira, Ana Carina Serrano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magalhães, Gabriel Augusto Coelho
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Carina Serrano
dc.subject.por.fl_str_mv «[A Aia] Tema Para Versos»
Contos
Eça de Queirós
Estágio Pedagógico.
Estilo
Literatura Portuguesa
Obra
Vida
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic «[A Aia] Tema Para Versos»
Contos
Eça de Queirós
Estágio Pedagógico.
Estilo
Literatura Portuguesa
Obra
Vida
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description Eça de Queirós possui inúmeras vertentes a serem estudadas e apreciadas, e uma delas é, de facto, o seu estilo. O estilo queirosiano é multiforme e foi influenciado por vários fatores: as suas leituras, as pessoas com quem se relacionou, o tempo em que viveu e os lugares por onde passou ao longo da sua vida. Assim, não devemos afirmar que apenas pertenceu a um dado movimento literário ou que só foi influenciado pelos autores de uma dada corrente, uma vez que isso é circunscrever e diminuir a sua obra e o seu estilo literário. Assim, de maneira a que seja também possível uma análise e reflexões críticas da obra e do estilo literário do que é considerado um dos melhores autores portugueses do século XIX, serão exploradas vertentes do seu estilo, tais como a importância do Romantismo, do Historicismo, da Idade Média e da Religiosidade; relacionando estes aspetos com alguns dos seus textos, sobretudo com os contos. No entanto, dar-se-á maior ênfase ao conto «[A Aia] Tema para Versos», uma vez que este é um dos contos de Eça de Queirós que pode ser lecionado no 9ºano de escolaridade e que foi colocado em prática no estágio pedagógico realizado no ano letivo 2019/2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-17
2020-06-24
2020-07-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/12268
TID:202567583
url http://hdl.handle.net/10400.6/12268
identifier_str_mv TID:202567583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136407994761216