Promover as interações sociais entre pares e a gestão de conflitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso, Andreia Catarina Torres
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/58085
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_39269a3eec1df458491358a795644168
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58085
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promover as interações sociais entre pares e a gestão de conflitosEducação pré-escolarInteração entre paresCompetências sociaisGestão de conflitosPapel do adultoPre-school educationPeer interactionSocial skillsConflict managementRole of the adultCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório apresenta um projeto de intervenção pedagógica desenvolvido num contexto de jardim de infância, no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada I, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade do Minho. Nas primeiras semanas de prática, através da observação de um grupo de crianças entre os 3 e os 5 anos, surgiu uma preocupação em torno das interações entre pares e de incidentes críticos que envolviam conflitos. Ancorado nessas observações, o projeto de intervenção pedagógica visou melhorar as interações sociais entre pares, promover comportamentos de orientação para o outro e a capacidade de resolução autónoma de conflitos. As estratégias de intervenção levadas a cabo, privilegiaram a leitura de histórias em torno de valores sociais como a amizade e a partilha, a tomada de consciência de emoções e sentimentos, os diálogos sobre situações positivas e negativas de interação social e o desenvolvimento de atividades envolvendo a cooperação entre pares. O projeto proporcionou às crianças oportunidades para reforçar as suas relações, exprimir ideias e ouvir os outros e identificar estratégias para resolver problemas interpessoais. A avaliação das estratégias de intervenção sugere uma melhoria significativa nas interações e relações interpessoais das crianças, na aproximação às necessidades do outro, bem como uma maior autonomia na resolução de conflitos. O desenvolvimento do projeto permitiu, também, evidenciar o importante papel do educador enquanto mediador destes processos de crescimento pessoal e social das crianças.This report presents a project of pedagogical intervention developed in a context of kindergarten, within the scope of the Supervised Teaching I course, the Master's Degree in Pre- School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, University of Minho. In the first weeks of practice, through the observation of a group of children between the ages of 3 and 5, a concern arose about interactions between peers and critical incidents involving conflicts. Anchored in these observations, the project of pedagogical intervention aimed at improving social interactions among peers, promoting orientation behaviors for the other, and the capacity for autonomous resolution of conflicts. The intervention strategies that were used, prevailed on the reading of stories about social values such as friendship and sharing, awareness of emotions and feelings, dialogues about positive and negative situations of social interaction and the development of activities involving the cooperation between peers. The project provided children with opportunities to strengthen their relationships, express ideas and listen to others, and identify strategies for solving interpersonal problems. The evaluation of intervention strategies suggests a significant improvement in the interactions and interpersonal relationships of the children, in the approach to the needs of the other, as well as a greater autonomy in the resolution of conflicts. The development of the project also made it possible to highlight the important role of the educator as mediator of these processes of personal and social growth of children.Vieira, Maria de Fátima Cerqueira MartinsUniversidade do MinhoVeloso, Andreia Catarina Torres20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/58085por202131777info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:09:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58085Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:01:27.578087Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promover as interações sociais entre pares e a gestão de conflitos
title Promover as interações sociais entre pares e a gestão de conflitos
spellingShingle Promover as interações sociais entre pares e a gestão de conflitos
Veloso, Andreia Catarina Torres
Educação pré-escolar
Interação entre pares
Competências sociais
Gestão de conflitos
Papel do adulto
Pre-school education
Peer interaction
Social skills
Conflict management
Role of the adult
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Promover as interações sociais entre pares e a gestão de conflitos
title_full Promover as interações sociais entre pares e a gestão de conflitos
title_fullStr Promover as interações sociais entre pares e a gestão de conflitos
title_full_unstemmed Promover as interações sociais entre pares e a gestão de conflitos
title_sort Promover as interações sociais entre pares e a gestão de conflitos
author Veloso, Andreia Catarina Torres
author_facet Veloso, Andreia Catarina Torres
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Veloso, Andreia Catarina Torres
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Interação entre pares
Competências sociais
Gestão de conflitos
Papel do adulto
Pre-school education
Peer interaction
Social skills
Conflict management
Role of the adult
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação pré-escolar
Interação entre pares
Competências sociais
Gestão de conflitos
Papel do adulto
Pre-school education
Peer interaction
Social skills
Conflict management
Role of the adult
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/58085
url http://hdl.handle.net/1822/58085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202131777
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132413121527808