Who is co-creating? : the importance of the co-creator in product preference

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Gonçalo Oom Alves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/20203
Resumo: Nos dias de hoje os mercados estão cada vez mais competitivos e as empresas procuram novas maneiras de se diferenciar da concorrência. Co-criação é uma nova tendência no mercado empresarial e define-se como sendo uma estratégia de envolver os consumidores no processo de desenvolvimento de novos produtos. Esta tese pretende explorar as percepções dos consumidores relativamente a produtos co-criados. Além desta análise, será testado se estas percepções se alteram de acordo com o co-criador. Foi estudada a influência do co-criador no valor que o consumidor dá ao produto, através da medição da qualidade, recomendação, vontade de pagar e de comprar. Esta análise foi conseguida através de questionários em loja e on-line. As hipóteses definidas foram testadas usando uma experiência 4x1 entre sujeitos onde o mesmo questionário e produto foram usados no entanto, os entrevistados foram distribuídos aleatoriamente para um dos cenários de quatro diferentes co-criadores. Estes sendo um consumidor ocasional (occasional user), um consumidor profissional (professional user), um fornecedor externo (external supplier) e um empregado da loja (internal staff), sendo os dois primeiros consumidores de uma empresa de retalho e os dois últimos ligados a essa mesma empresa. Os resultados demonstraram que os entrevistados valorizam mais os produtos co-criados pelos consumidores, sendo o consumidor ocasional o co-criador com melhor impacto na percepção do produto. A exploração deste tema é de elevada importância para a criação de uma estratégia e comunicação para o mercado por parte das empresas.
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spelling Who is co-creating? : the importance of the co-creator in product preferenceCo-criaçãoPercepçõesConhecimentoCo-criadoresInovaçãoProduto co-criadoCo-creationPerceptionsKnowledgeCo-creatorsInnovationCo-created productDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoNos dias de hoje os mercados estão cada vez mais competitivos e as empresas procuram novas maneiras de se diferenciar da concorrência. Co-criação é uma nova tendência no mercado empresarial e define-se como sendo uma estratégia de envolver os consumidores no processo de desenvolvimento de novos produtos. Esta tese pretende explorar as percepções dos consumidores relativamente a produtos co-criados. Além desta análise, será testado se estas percepções se alteram de acordo com o co-criador. Foi estudada a influência do co-criador no valor que o consumidor dá ao produto, através da medição da qualidade, recomendação, vontade de pagar e de comprar. Esta análise foi conseguida através de questionários em loja e on-line. As hipóteses definidas foram testadas usando uma experiência 4x1 entre sujeitos onde o mesmo questionário e produto foram usados no entanto, os entrevistados foram distribuídos aleatoriamente para um dos cenários de quatro diferentes co-criadores. Estes sendo um consumidor ocasional (occasional user), um consumidor profissional (professional user), um fornecedor externo (external supplier) e um empregado da loja (internal staff), sendo os dois primeiros consumidores de uma empresa de retalho e os dois últimos ligados a essa mesma empresa. Os resultados demonstraram que os entrevistados valorizam mais os produtos co-criados pelos consumidores, sendo o consumidor ocasional o co-criador com melhor impacto na percepção do produto. A exploração deste tema é de elevada importância para a criação de uma estratégia e comunicação para o mercado por parte das empresas.Nowadays markets are much more competitive therefore companies are trying to find new sources of differentiation. Co-creation is a new trend in the business market being a simple method of engaging consumers in the new product development process. This thesis sets to explore the perceptions of consumers of co-created products. Also it will be tested if this perception changes regarding the co-creator. The influence of co-creators on consumer´s perceived product value was studied by measuring its quality, recommendation, willingness to pay and willingness to buy. This was accomplished through face-to-face and online questionnaires. The hypotheses were tested using a 4x1 between-subject experimental design in which the same questionnaire and product were applied however the respondents were randomly assigned to one of the four co-creators scenarios. Those co-creators were occasional users, professional users, external supplier and internal staff being the first two consumers and the last two company related. Results showed that respondents value the most the products co-created by users, being the occasional user the co-creator with the best impact on product perception. Exploring this topic is of most importance not only to companies when defining their strategy on new product development, but also regarding its communication to the market.Costa, Cláudia Isabel de SousaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCardoso, Gonçalo Oom Alves2016-06-16T09:56:57Z2016-05-1020162016-05-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/20203TID:201181312enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:25:59Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20203Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:16:41.483739Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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