Influência do estágio curricular na empregabilidade percebida de estudantes de psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marlene Fernandes dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/75864
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
id RCAP_395f9f5e920b7c1adc22fd7a7db5aabe
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/75864
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influência do estágio curricular na empregabilidade percebida de estudantes de psicologiaInfluence of the curricular internship on perceived employability of psychology studentsEmpregabilidade percebidaEnsino superiorEstágio curricularQualidade do estágioSatisfação com o estágioPerceived employabilityHigher educationCurricular internshipInternship qualitySatisfaction with the internshipCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaO período de formação universitária caracteriza-se pela aquisição de conhecimento e competências específicas, necessárias ao bom desempenho numa área científica e profissional, como a Psicologia. O estágio pode potenciar a empregabilidade percebida, e com isso, a transição bem-sucedida da universidade para o mercado de trabalho. Este estudo visa analisar a influência do estágio curricular na empregabilidade percebida de estudantes finalistas de mestrado em Psicologia (N=121) de uma universidade do noroeste do País. Os estudantes responderam ao Inventário de Qualidade do Estágio, ao Questionário de Satisfação com o Estágio e à Escala de Empregabilidade Percebida. Os resultados de uma análise de regressão linear múltipla indicam a qualidade do estágio como um preditor da empregabilidade percebida dos estudantes; o mesmo não acontece com a satisfação com o estágio que, neste estudo, não se verificou um preditor da empregabilidade. Os resultados deste estudo podem contribuir para dar enfâse à importância dos estágios curriculares no plano de estudos, bem como para a melhoria desta unidade curricular, para que cada vez mais se beneficiem os estudantes e futuros profissionais da saúde mental.The university training period is characterized by the acquisition of specific knowledge and skills, necessary for good performance in a scientific and professional area, such as Psychology. The internship can enhance the perceived employability, and with this, the successful transition from the university to the job market. This study aims to analyse the influence of the curricular internship on the perceived employability of finalists in Master's degrees in Psychology (N = 121) at a university in the northwest of the country. The students answered the Internship Quality Inventory, the Internship Satisfaction Questionnaire and to the Perceived Employability Scale. The results of a multiple linear regression analysis indicate the quality of the internship as a predictor of students' perceived employability; the same does not happen with the satisfaction with the internship, which, in this study, was not found to be a predictor of employability. The results of this study can contribute to emphasize the importance of curricular internships in the study plan, as well as to improve this curricular unit, so that students and future mental health professionals are increasingly benefited.Taveira, Maria do CéuUniversidade do MinhoSantos, Marlene Fernandes dos20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/75864por202754952info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/75864Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:43.846154Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência do estágio curricular na empregabilidade percebida de estudantes de psicologia
Influence of the curricular internship on perceived employability of psychology students
title Influência do estágio curricular na empregabilidade percebida de estudantes de psicologia
spellingShingle Influência do estágio curricular na empregabilidade percebida de estudantes de psicologia
Santos, Marlene Fernandes dos
Empregabilidade percebida
Ensino superior
Estágio curricular
Qualidade do estágio
Satisfação com o estágio
Perceived employability
Higher education
Curricular internship
Internship quality
Satisfaction with the internship
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Influência do estágio curricular na empregabilidade percebida de estudantes de psicologia
title_full Influência do estágio curricular na empregabilidade percebida de estudantes de psicologia
title_fullStr Influência do estágio curricular na empregabilidade percebida de estudantes de psicologia
title_full_unstemmed Influência do estágio curricular na empregabilidade percebida de estudantes de psicologia
title_sort Influência do estágio curricular na empregabilidade percebida de estudantes de psicologia
author Santos, Marlene Fernandes dos
author_facet Santos, Marlene Fernandes dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Taveira, Maria do Céu
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marlene Fernandes dos
dc.subject.por.fl_str_mv Empregabilidade percebida
Ensino superior
Estágio curricular
Qualidade do estágio
Satisfação com o estágio
Perceived employability
Higher education
Curricular internship
Internship quality
Satisfaction with the internship
Ciências Sociais::Psicologia
topic Empregabilidade percebida
Ensino superior
Estágio curricular
Qualidade do estágio
Satisfação com o estágio
Perceived employability
Higher education
Curricular internship
Internship quality
Satisfaction with the internship
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/75864
url http://hdl.handle.net/1822/75864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202754952
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132657197514752