De Singapura para Portugal: Uma viagem pelo aprender e(a) ensinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Eduardo António Teixeira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/21256
Resumo: O presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Esta UC e, por conseguinte, este RE tem como principal objetivo fundamentar, investigar, analisar e refletir criticamente sobre todo o percurso ao longo da PES. O presente documento é imprescindível à obtenção do grau de Mestre e consequente profissionalização, e pretende explorar um percurso formativo e de crescimento pessoal, onde subsistiu a construção de saberes e práticas, orientada pelas expetativas e descobertas acerca da docência, mobilizando e articulando saberes científicos, didáticos e pedagógicos. Na elaboração deste RE, foram incorporados pressupostos legais e teóricos de referência, desenvolvendo sempre um trabalho do ponto de vista reflexivo, essencial para um processo evolutivo consistente, trabalhando cooperativamente com professores supervisores, institucionais e cooperantes, bem como com o par pedagógico e outros colegas. Estes pressupostos legais e teóricos permitiram uma ação pedagógica contextualizada, baseada num posicionamento didático e pedagógico claro e suportado. A dimensão investigativa foi desenvolvida ao longo do Estágio, mas com particular enfoque no 1º CEB. Esta surgiu de forma natural, indo ao encontro do trabalho promovido pela professora cooperante na sala de aula, baseado na exploração de materiais estruturados nas aprendizagens matemáticas. Findada esta etapa, os desafios colocados e os obstáculos ultrapassados ao longo de todo este percurso proporcionarão uma bagagem inigualável, pois “a atividade do professor será́ mais ou menos eficaz em função de se ajustar à do aluno/estudante em cada momento da aprendizagem” (Albuquerque, 2010, p. 58).
id RCAP_3970b522e9b16d67b6a18c93b0e5cf10
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/21256
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling De Singapura para Portugal: Uma viagem pelo aprender e(a) ensinarEducaçãoPrática educativaReflexãoInvestigaçãoEducationEducational praticeReflexionResearchDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Esta UC e, por conseguinte, este RE tem como principal objetivo fundamentar, investigar, analisar e refletir criticamente sobre todo o percurso ao longo da PES. O presente documento é imprescindível à obtenção do grau de Mestre e consequente profissionalização, e pretende explorar um percurso formativo e de crescimento pessoal, onde subsistiu a construção de saberes e práticas, orientada pelas expetativas e descobertas acerca da docência, mobilizando e articulando saberes científicos, didáticos e pedagógicos. Na elaboração deste RE, foram incorporados pressupostos legais e teóricos de referência, desenvolvendo sempre um trabalho do ponto de vista reflexivo, essencial para um processo evolutivo consistente, trabalhando cooperativamente com professores supervisores, institucionais e cooperantes, bem como com o par pedagógico e outros colegas. Estes pressupostos legais e teóricos permitiram uma ação pedagógica contextualizada, baseada num posicionamento didático e pedagógico claro e suportado. A dimensão investigativa foi desenvolvida ao longo do Estágio, mas com particular enfoque no 1º CEB. Esta surgiu de forma natural, indo ao encontro do trabalho promovido pela professora cooperante na sala de aula, baseado na exploração de materiais estruturados nas aprendizagens matemáticas. Findada esta etapa, os desafios colocados e os obstáculos ultrapassados ao longo de todo este percurso proporcionarão uma bagagem inigualável, pois “a atividade do professor será́ mais ou menos eficaz em função de se ajustar à do aluno/estudante em cada momento da aprendizagem” (Albuquerque, 2010, p. 58).This Internship Report (ER) is part of the Supervised Teaching Practice (SEP) course, which is part of the Master's Degree in Teaching Primary Education and Mathematics and Natural Sciences in Secondary Education. This course and, therefore, this RE has as its main objective to substantiate, investigate, analyze and critically reflect on the entire course throughout the PES. This document is essential to obtain the Master's Degree and consequent professionalization, and intends to explore a formative journey of personal growth, where the construction of knowledge and practices, guided by expectations and discoveries about teaching, mobilizing and articulating scientific, didactic, and pedagogical knowledge, subsisted. In the development of this ER, legal and theoretical reference assumptions were incorporated, always developing work from a reflective point of view, essential for a consistent evolutionary process, working cooperatively with supervisors, institutional and cooperating teachers, as well as with the pedagogical pair and other colleagues. These legal and theoretical assumptions allowed for a contextualized pedagogical action, based on a clear and supported didactic and pedagogical positioning. The investigative dimension was developed throughout the internship, but with particular focus on the 1st Kindergarten. It emerged naturally, meeting the work promoted by the cooperating teacher in the classroom, based on the exploration of structured materials in mathematical learning. After this stage, the challenges posed and the obstacles overcome throughout this journey will provide an unparalleled baggage, because "the teacher's activity will be more or less effective depending on how it is adjusted to the student's at each moment of learning" (Albuquerque, 2010, p. 58).Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoFernandes, DáridaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCardoso, Eduardo António Teixeira2022-12-29T12:22:53Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21256TID:203142748porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:39Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21256Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:19.228529Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv De Singapura para Portugal: Uma viagem pelo aprender e(a) ensinar
title De Singapura para Portugal: Uma viagem pelo aprender e(a) ensinar
spellingShingle De Singapura para Portugal: Uma viagem pelo aprender e(a) ensinar
Cardoso, Eduardo António Teixeira
Educação
Prática educativa
Reflexão
Investigação
Education
Educational pratice
Reflexion
Research
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short De Singapura para Portugal: Uma viagem pelo aprender e(a) ensinar
title_full De Singapura para Portugal: Uma viagem pelo aprender e(a) ensinar
title_fullStr De Singapura para Portugal: Uma viagem pelo aprender e(a) ensinar
title_full_unstemmed De Singapura para Portugal: Uma viagem pelo aprender e(a) ensinar
title_sort De Singapura para Portugal: Uma viagem pelo aprender e(a) ensinar
author Cardoso, Eduardo António Teixeira
author_facet Cardoso, Eduardo António Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Dárida
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Eduardo António Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Prática educativa
Reflexão
Investigação
Education
Educational pratice
Reflexion
Research
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação
Prática educativa
Reflexão
Investigação
Education
Educational pratice
Reflexion
Research
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Esta UC e, por conseguinte, este RE tem como principal objetivo fundamentar, investigar, analisar e refletir criticamente sobre todo o percurso ao longo da PES. O presente documento é imprescindível à obtenção do grau de Mestre e consequente profissionalização, e pretende explorar um percurso formativo e de crescimento pessoal, onde subsistiu a construção de saberes e práticas, orientada pelas expetativas e descobertas acerca da docência, mobilizando e articulando saberes científicos, didáticos e pedagógicos. Na elaboração deste RE, foram incorporados pressupostos legais e teóricos de referência, desenvolvendo sempre um trabalho do ponto de vista reflexivo, essencial para um processo evolutivo consistente, trabalhando cooperativamente com professores supervisores, institucionais e cooperantes, bem como com o par pedagógico e outros colegas. Estes pressupostos legais e teóricos permitiram uma ação pedagógica contextualizada, baseada num posicionamento didático e pedagógico claro e suportado. A dimensão investigativa foi desenvolvida ao longo do Estágio, mas com particular enfoque no 1º CEB. Esta surgiu de forma natural, indo ao encontro do trabalho promovido pela professora cooperante na sala de aula, baseado na exploração de materiais estruturados nas aprendizagens matemáticas. Findada esta etapa, os desafios colocados e os obstáculos ultrapassados ao longo de todo este percurso proporcionarão uma bagagem inigualável, pois “a atividade do professor será́ mais ou menos eficaz em função de se ajustar à do aluno/estudante em cada momento da aprendizagem” (Albuquerque, 2010, p. 58).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-29T12:22:53Z
2022
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/21256
TID:203142748
url http://hdl.handle.net/10400.22/21256
identifier_str_mv TID:203142748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131501230555136