A viagem pelo erro até à meta do aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Inês Margarida Pereira Santos da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24515
Resumo: O presente relatório de estágio (RE) emerge no contexto da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Propõe-se, neste, refletir sobre a experiência profissional da mestranda, incorporando os alicerces teóricos e legais da prática docente, bem como os saberes científicos, pedagógicos e didáticos, que orientaram a execução da PES. O RE detalha as vivências da mestranda, evidenciando as aprendizagens e o seu percurso académico na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. A formação inicial proporcionou o contacto com profissionais de excelência em dimensões cognitivas, pedagógicas e inter-relacionais, proporcionando experiências enriquecedoras e um crescimento notório, tanto a nível pessoal como profissional. Assim, o RE constitui o auge da prática pedagógica e formação da mestranda, fundamentando-se em paradigmas construtivistas e significativos. Seguindo uma abordagem investigativa e mediadora, orienta-se pelas fases da investigação-ação: observação, planificação, ação e reflexão. Destaca-se ainda, também, a importância do ciclo de supervisão e da cooperação entre todos os intervenientes, elementos fundamentais que impulsionaram o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda. Durante o período da PES, a mestranda esteve envolvida com uma turma do 1º CEB e duas turmas do 2º CEB, proporcionando uma visão abrangente das temáticas a serem abordadas, promovendo não apenas a compreensão dos conteúdos, mas também a adaptação constante de estratégias e métodos. Essa adaptação foi essencial para atender às especificidades de cada contexto, demonstrando a flexibilidade e a capacidade de ajuste da mestranda diante das diferentes realidades educativas. Neste documento, realça-se ainda a componente investigativa, que se revelou um momento crucial, uma vez que, permitiu a construção de saberes e práticas, envolvendo a análise. Ao compreender a importância contínua da investigação ao longo da carreira docente, a mestranda procurou tornar-se uma profissional de excelência. O estudo, apresentado em formato de artigo científico, procurou averiguar o valor atribuído pelos professores ao erro, seja ele intencional ou espontâneo, no processo de aprendizagem. A PES marcou o início de um novo episódio da vida da mestranda, conduzindo-a à realização de um dos seus grandes objetivos: tornar-se professora. As vivências pelas quais passou, culminaram numa viagem, na qual os alunos foram protagonistas dos seus próprios episódios, guiados pelos seus anseios. Deste modo, a futura professora, enquanto realizadora, compromete-se a criar momentos que se transformem em histórias incríveis, atendendo a todas as necessidades e sonhos dos seus alunos, contribuindo para que narrativa das suas vidas seja a mais harmoniosa e significativa possível.
id RCAP_439dbef176f42031ef614595b7a6f49d
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24515
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A viagem pelo erro até à meta do aprenderPrática de ensino supervisionadaEducaçãoReflexãoInvestigaçãoValor do erroSupervised teaching practiceEducationReflectionResearchValue of errorCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio (RE) emerge no contexto da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Propõe-se, neste, refletir sobre a experiência profissional da mestranda, incorporando os alicerces teóricos e legais da prática docente, bem como os saberes científicos, pedagógicos e didáticos, que orientaram a execução da PES. O RE detalha as vivências da mestranda, evidenciando as aprendizagens e o seu percurso académico na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. A formação inicial proporcionou o contacto com profissionais de excelência em dimensões cognitivas, pedagógicas e inter-relacionais, proporcionando experiências enriquecedoras e um crescimento notório, tanto a nível pessoal como profissional. Assim, o RE constitui o auge da prática pedagógica e formação da mestranda, fundamentando-se em paradigmas construtivistas e significativos. Seguindo uma abordagem investigativa e mediadora, orienta-se pelas fases da investigação-ação: observação, planificação, ação e reflexão. Destaca-se ainda, também, a importância do ciclo de supervisão e da cooperação entre todos os intervenientes, elementos fundamentais que impulsionaram o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda. Durante o período da PES, a mestranda esteve envolvida com uma turma do 1º CEB e duas turmas do 2º CEB, proporcionando uma visão abrangente das temáticas a serem abordadas, promovendo não apenas a compreensão dos conteúdos, mas também a adaptação constante de estratégias e métodos. Essa adaptação foi essencial para atender às especificidades de cada contexto, demonstrando a flexibilidade e a capacidade de ajuste da mestranda diante das diferentes realidades educativas. Neste documento, realça-se ainda a componente investigativa, que se revelou um momento crucial, uma vez que, permitiu a construção de saberes e práticas, envolvendo a análise. Ao compreender a importância contínua da investigação ao longo da carreira docente, a mestranda procurou tornar-se uma profissional de excelência. O estudo, apresentado em formato de artigo científico, procurou averiguar o valor atribuído pelos professores ao erro, seja ele intencional ou espontâneo, no processo de aprendizagem. A PES marcou o início de um novo episódio da vida da mestranda, conduzindo-a à realização de um dos seus grandes objetivos: tornar-se professora. As vivências pelas quais passou, culminaram numa viagem, na qual os alunos foram protagonistas dos seus próprios episódios, guiados pelos seus anseios. Deste modo, a futura professora, enquanto realizadora, compromete-se a criar momentos que se transformem em histórias incríveis, atendendo a todas as necessidades e sonhos dos seus alunos, contribuindo para que narrativa das suas vidas seja a mais harmoniosa e significativa possível.The present internship report (IR) arises within the context of the Supervised Teaching Practice (STP) course, integrated into the Master's program in Teaching for the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and Mathematics and Natural Sciences for the 2nd CEB. This report aims to reflect on the professional experience of the master's student, incorporating the theoretical and legal foundations of teaching practice, as well as the scientific, pedagogical, and didactic knowledge that guided the execution of STP. The IR details the experiences of the master's student, highlighting the learnings and her academic journey at the School of Education of the Polytechnic Institute of Porto. The initial training provided contact with professionals of excellence in cognitive, pedagogical, and interpersonal dimensions, offering enriching experiences and noticeable personal and professional growth. Thus, the IR constitutes the culmination of pedagogical practice and the training of the master's student, grounded in constructivist and meaningful paradigms. Following an investigative and mediating approach, it is guided by the phases of action research: observation, planning, action, and reflection. Also emphasized is the importance of the supervision cycle and cooperation among all stakeholders, fundamental elements that drove the personal and professional development of the master's student. During the STP period, the master's student was involved with a 1st CEB class and two 2nd CEB classes, providing a comprehensive view of the themes to be addressed, promoting not only the understanding of content but also constant adaptation of strategies and methods. This adaptation was essential to meet the specificities of each context, demonstrating the flexibility and adaptability of the master's student in the face of different educational realities. In this document, the investigative component is also highlighted, proving to be a crucial moment as it allowed the construction of knowledge and practices, involving analysis. Understanding the continuous importance of research throughout the teaching career, the master's student sought to become a professional of excellence. The study, presented in the format of a scientific article, aimed to investigate the value attributed by teachers to errors, whether intentional or spontaneous, in the learning process. The STP marked the beginning of a new episode in the life of the master's student, leading her to achieve one of her major goals: becoming a teacher. The experiences she went through culminated in a journey in which students were the protagonists of their own episodes, guided by their aspirations. Thus, the future teacher, as a storyteller, commits to creating moments that turn into incredible stories, meeting all the needs and dreams of her students, contributing to making the narrative of their lives as harmonious and meaningful as possible.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCouto, ÂngelaMaia-Lima, CláudiaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Inês Margarida Pereira Santos da2024-01-17T15:23:40Z202320232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24515TID:203471113porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:48:10Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24515Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:42.658951Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A viagem pelo erro até à meta do aprender
title A viagem pelo erro até à meta do aprender
spellingShingle A viagem pelo erro até à meta do aprender
Silva, Inês Margarida Pereira Santos da
Prática de ensino supervisionada
Educação
Reflexão
Investigação
Valor do erro
Supervised teaching practice
Education
Reflection
Research
Value of error
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A viagem pelo erro até à meta do aprender
title_full A viagem pelo erro até à meta do aprender
title_fullStr A viagem pelo erro até à meta do aprender
title_full_unstemmed A viagem pelo erro até à meta do aprender
title_sort A viagem pelo erro até à meta do aprender
author Silva, Inês Margarida Pereira Santos da
author_facet Silva, Inês Margarida Pereira Santos da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Couto, Ângela
Maia-Lima, Cláudia
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Inês Margarida Pereira Santos da
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Educação
Reflexão
Investigação
Valor do erro
Supervised teaching practice
Education
Reflection
Research
Value of error
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de ensino supervisionada
Educação
Reflexão
Investigação
Valor do erro
Supervised teaching practice
Education
Reflection
Research
Value of error
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio (RE) emerge no contexto da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Propõe-se, neste, refletir sobre a experiência profissional da mestranda, incorporando os alicerces teóricos e legais da prática docente, bem como os saberes científicos, pedagógicos e didáticos, que orientaram a execução da PES. O RE detalha as vivências da mestranda, evidenciando as aprendizagens e o seu percurso académico na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. A formação inicial proporcionou o contacto com profissionais de excelência em dimensões cognitivas, pedagógicas e inter-relacionais, proporcionando experiências enriquecedoras e um crescimento notório, tanto a nível pessoal como profissional. Assim, o RE constitui o auge da prática pedagógica e formação da mestranda, fundamentando-se em paradigmas construtivistas e significativos. Seguindo uma abordagem investigativa e mediadora, orienta-se pelas fases da investigação-ação: observação, planificação, ação e reflexão. Destaca-se ainda, também, a importância do ciclo de supervisão e da cooperação entre todos os intervenientes, elementos fundamentais que impulsionaram o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda. Durante o período da PES, a mestranda esteve envolvida com uma turma do 1º CEB e duas turmas do 2º CEB, proporcionando uma visão abrangente das temáticas a serem abordadas, promovendo não apenas a compreensão dos conteúdos, mas também a adaptação constante de estratégias e métodos. Essa adaptação foi essencial para atender às especificidades de cada contexto, demonstrando a flexibilidade e a capacidade de ajuste da mestranda diante das diferentes realidades educativas. Neste documento, realça-se ainda a componente investigativa, que se revelou um momento crucial, uma vez que, permitiu a construção de saberes e práticas, envolvendo a análise. Ao compreender a importância contínua da investigação ao longo da carreira docente, a mestranda procurou tornar-se uma profissional de excelência. O estudo, apresentado em formato de artigo científico, procurou averiguar o valor atribuído pelos professores ao erro, seja ele intencional ou espontâneo, no processo de aprendizagem. A PES marcou o início de um novo episódio da vida da mestranda, conduzindo-a à realização de um dos seus grandes objetivos: tornar-se professora. As vivências pelas quais passou, culminaram numa viagem, na qual os alunos foram protagonistas dos seus próprios episódios, guiados pelos seus anseios. Deste modo, a futura professora, enquanto realizadora, compromete-se a criar momentos que se transformem em histórias incríveis, atendendo a todas as necessidades e sonhos dos seus alunos, contribuindo para que narrativa das suas vidas seja a mais harmoniosa e significativa possível.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-01-17T15:23:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/24515
TID:203471113
url http://hdl.handle.net/10400.22/24515
identifier_str_mv TID:203471113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137054991319040