No caminho da Construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Marta Sofia Vicente
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/17922
Resumo: A concretização do presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, como documento obrigatório para a habilitação da discente para a docência nas áreas de incidência. O documento espelha a ação desenvolvida e, consequente, reflexão da mesma ao longo da formação da mestranda, sustentada por pressupostos teóricos e legais. A metodologia de investigação-ação inerente à formação concorreu para o desenvolvimento de todo o trabalho da mestranda, favorecendo o recurso a práticas, metodologias e abordagens inovadoras e significativas para o contexto educativo. A PES remete para o momento de estágio, desenvolvido em dois ciclos de ensino, onde a mestranda contactou com a realidade profissional. A postura reflexiva e crítica tomada permitiu a constante melhoria das práticas para uma construção plena da sua identidade profissional. Destaca-se, ainda, a componente investigativa, sustentada na conceção pessoal da importância das áreas artísticas procurando verificar a sua inevitável presença no processo de ensino e aprendizagem pela conferência de uma materialização mais concreta do conhecimento. A conclusão da formação inicial de docente culmina com a construção profissional da mestranda num caminho que se iniciou no seu nascimento. A vida traduz-se numa longa caminhada, repleta de aprendizagens que permitirão a construção do ser humano pleno e, como tal, este documento é mais uma aprendizagem "No Caminho da Construção".
id RCAP_410dd98c4eb101b8dc8eeaa4f5dce0df
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/17922
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling No caminho da ConstruçãoPrática de ensino supervisionadaInvestigaçãoReflexãoConstruçãoSupervised teaching practiceInvestigationReflexionConstructionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA concretização do presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, como documento obrigatório para a habilitação da discente para a docência nas áreas de incidência. O documento espelha a ação desenvolvida e, consequente, reflexão da mesma ao longo da formação da mestranda, sustentada por pressupostos teóricos e legais. A metodologia de investigação-ação inerente à formação concorreu para o desenvolvimento de todo o trabalho da mestranda, favorecendo o recurso a práticas, metodologias e abordagens inovadoras e significativas para o contexto educativo. A PES remete para o momento de estágio, desenvolvido em dois ciclos de ensino, onde a mestranda contactou com a realidade profissional. A postura reflexiva e crítica tomada permitiu a constante melhoria das práticas para uma construção plena da sua identidade profissional. Destaca-se, ainda, a componente investigativa, sustentada na conceção pessoal da importância das áreas artísticas procurando verificar a sua inevitável presença no processo de ensino e aprendizagem pela conferência de uma materialização mais concreta do conhecimento. A conclusão da formação inicial de docente culmina com a construção profissional da mestranda num caminho que se iniciou no seu nascimento. A vida traduz-se numa longa caminhada, repleta de aprendizagens que permitirão a construção do ser humano pleno e, como tal, este documento é mais uma aprendizagem "No Caminho da Construção".The completion of this report comes within the scope of the Course Supervised Teaching Practice included in the study plan of the Master in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences of the 2nd Cycle of Basic Education, as a mandatory document for the qualification of the student for teaching in the areas of incidence. The document mirrors the action taken and, consequently, its reflection throughout the formation of the master's student, supported by theoretical and legal assumptions. The action research methodology inherent to the training contributed to the development of all the master's student's work, favoring the use of innovative and significant practices, methodologies and approaches for the educational context. Supervised Teaching Practice refers to the moment of internship, developed in two teaching cycles, where the master's student contacted the professional reality. The reflexive and critical stance taken allowed the constant improvement of practices for the full construction of their professional identity. The investigative component also stands out, based on the personal conception of the importance of artistic areas, seeking to verify its inevitable presence in the teaching and learning process through the conference of a more concrete materialization of knowledge. The completion of the initial teacher training culminates with the professional construction of the master's student on a path that began at his birth. Life translates into a long journey, full of learning that will allow the construction of the full human being and, as such, this document is yet another learning "On the Road to Construction"Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoBessa, RuiDuarte, PedroRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAlves, Marta Sofia Vicente2021-05-11T10:39:46Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17922TID:202729966porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:35Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17922Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:30.874668Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv No caminho da Construção
title No caminho da Construção
spellingShingle No caminho da Construção
Alves, Marta Sofia Vicente
Prática de ensino supervisionada
Investigação
Reflexão
Construção
Supervised teaching practice
Investigation
Reflexion
Construction
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short No caminho da Construção
title_full No caminho da Construção
title_fullStr No caminho da Construção
title_full_unstemmed No caminho da Construção
title_sort No caminho da Construção
author Alves, Marta Sofia Vicente
author_facet Alves, Marta Sofia Vicente
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bessa, Rui
Duarte, Pedro
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Marta Sofia Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Investigação
Reflexão
Construção
Supervised teaching practice
Investigation
Reflexion
Construction
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de ensino supervisionada
Investigação
Reflexão
Construção
Supervised teaching practice
Investigation
Reflexion
Construction
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A concretização do presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, como documento obrigatório para a habilitação da discente para a docência nas áreas de incidência. O documento espelha a ação desenvolvida e, consequente, reflexão da mesma ao longo da formação da mestranda, sustentada por pressupostos teóricos e legais. A metodologia de investigação-ação inerente à formação concorreu para o desenvolvimento de todo o trabalho da mestranda, favorecendo o recurso a práticas, metodologias e abordagens inovadoras e significativas para o contexto educativo. A PES remete para o momento de estágio, desenvolvido em dois ciclos de ensino, onde a mestranda contactou com a realidade profissional. A postura reflexiva e crítica tomada permitiu a constante melhoria das práticas para uma construção plena da sua identidade profissional. Destaca-se, ainda, a componente investigativa, sustentada na conceção pessoal da importância das áreas artísticas procurando verificar a sua inevitável presença no processo de ensino e aprendizagem pela conferência de uma materialização mais concreta do conhecimento. A conclusão da formação inicial de docente culmina com a construção profissional da mestranda num caminho que se iniciou no seu nascimento. A vida traduz-se numa longa caminhada, repleta de aprendizagens que permitirão a construção do ser humano pleno e, como tal, este documento é mais uma aprendizagem "No Caminho da Construção".
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-11T10:39:46Z
2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/17922
TID:202729966
url http://hdl.handle.net/10400.22/17922
identifier_str_mv TID:202729966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131465504522240