O site-specific como abordagem pedagógica criativa na disciplina de Práticas Complementares de Dança com alunos do 4º ano do Conservatório de Música da Jobra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/9262 |
Resumo: | Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança |
id |
RCAP_397b51215c0ed3f0e0882cbb0975d04e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9262 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O site-specific como abordagem pedagógica criativa na disciplina de Práticas Complementares de Dança com alunos do 4º ano do Conservatório de Música da JobraDançaComposição coreográficaSite-specificDanceDance compositionRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de DançaCom base numa Investigação-ação pretendeu-se com o Estágio Profissionalizante, subjacente ao documento apresentado, evidenciar a possibilidade e a importância da utilização de espaços não convencionais à dança com vista ao desenvolvimento das capacidades criativas dos alunos do Ensino Artístico Especializado em Dança, mais concretamente na Disciplina das Práticas Complementares de Dança, com uma turma de 4ºano no Conservatório de Música da Jobra, no ano letivo de 2017/2018. A elaboração deste Relatório de Estágio respeitou as orientações previstas no Regulamento do Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, e pretende evidenciar a Prática Pedagógica desenvolvida. A partir da temática de Site-Specific pretendeu-se, como objetivo central do estágio desenvolvido, promover o desenvolvimento das competências criativas dos alunos envolvidos com base no despertar das suas capacidades de perceção espacial e sensorial de um espaço específico não convencional à dança na perspetiva de ampliar o seu conhecimento sobre a temática abordada e estimular os alunos a desenvolverem um processo criativo, de Composição Coreográfica, que possibilitou um produto criativo que foi apresentado publicamente nos diferentes espaços vivenciados nas aulas durante o período de estágio e que decorreram no espaço da Escola Cooperante. Durante o desenvolvimento do estágio, como metodologia de investigação, recorreu-se a técnicas de recolha de dados, tais como a observação estruturada, dois questionários (inicial e final), o diário de bordo, e em complemento, recorreu-se ao registo audiovisual, procedimentos que possibilitaram quer a reflexão na continuidade dos trabalhos pedagógicos desenvolvidos, quer no permitir do atingir de uma análise final e conclusão dos resultados obtidos, no final de todo o processo desenvolvido.ABSTRACT - Based on an Action Research was intended with the Vocational Internship, underlying the document presented, evidence the possibility and importance of the use of unconventional spaces to dance with a view to the development of the creative abilities of students of Artistic Education Specialized in Dance, more specifically in the Discipline of Complementary Practices of Dance, with a 4th grade class at the Music Conservatory of Jobra, in the academic year 2017/2018. The preparation of this Internship Report respected the guidelines set forth in the master’s Degree in Dance Teaching, of the School of Dance, of the Lisbon Polytechnic Institute, and intends to highlight the Pedagogical Practice developed. Based on the theme of Site-Specific, it was intended as a central objective of the developed stage to promote the development of the creative skills of the students involved based on the awakening of their capacities of spatial and sensorial perception of a specific non-conventional dance space in perspective to broaden their knowledge about the subject matter and to stimulate the students to develop a creative process of Choreographic Composition that enabled a creative product that was presented publicly in the different spaces experienced in the classes during the internship period and that took place in the space of the Cooperant School. During the development of the internship, as research methodology, data collection techniques were used, such as structured observation, two questionnaires (initial and final), the logbook, and in addition, the audiovisual record was used , procedures that allowed either the reflection on the continuity of the pedagogical work developed, or not allowing the achievement of a final analysis and conclusion of the results obtained, at the end of the whole process developed.Marques, Ana SilvaRCIPLGaspar, Diana da Costa2019-01-07T10:26:30Z2018-11-192018-11-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9262TID:202027198porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:57:44Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9262Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:52.184222Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O site-specific como abordagem pedagógica criativa na disciplina de Práticas Complementares de Dança com alunos do 4º ano do Conservatório de Música da Jobra |
title |
O site-specific como abordagem pedagógica criativa na disciplina de Práticas Complementares de Dança com alunos do 4º ano do Conservatório de Música da Jobra |
spellingShingle |
O site-specific como abordagem pedagógica criativa na disciplina de Práticas Complementares de Dança com alunos do 4º ano do Conservatório de Música da Jobra Gaspar, Diana da Costa Dança Composição coreográfica Site-specific Dance Dance composition |
title_short |
O site-specific como abordagem pedagógica criativa na disciplina de Práticas Complementares de Dança com alunos do 4º ano do Conservatório de Música da Jobra |
title_full |
O site-specific como abordagem pedagógica criativa na disciplina de Práticas Complementares de Dança com alunos do 4º ano do Conservatório de Música da Jobra |
title_fullStr |
O site-specific como abordagem pedagógica criativa na disciplina de Práticas Complementares de Dança com alunos do 4º ano do Conservatório de Música da Jobra |
title_full_unstemmed |
O site-specific como abordagem pedagógica criativa na disciplina de Práticas Complementares de Dança com alunos do 4º ano do Conservatório de Música da Jobra |
title_sort |
O site-specific como abordagem pedagógica criativa na disciplina de Práticas Complementares de Dança com alunos do 4º ano do Conservatório de Música da Jobra |
author |
Gaspar, Diana da Costa |
author_facet |
Gaspar, Diana da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marques, Ana Silva RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gaspar, Diana da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Composição coreográfica Site-specific Dance Dance composition |
topic |
Dança Composição coreográfica Site-specific Dance Dance composition |
description |
Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-19 2018-11-19T00:00:00Z 2019-01-07T10:26:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/9262 TID:202027198 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/9262 |
identifier_str_mv |
TID:202027198 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133441905655808 |