Desenho de aprendizagem online: estudo multicêntrico do perfil de disciplinas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/10655 |
Resumo: | O presente trabalho configura-se como um estudo multicêntrico, qualitativo, acerca de casos de disciplinas online no Brasil, Moçambique e Portugal identificando o perfil de disciplinas de cursos a distância em instituições de ensino superior dos países citados, de modo a contribuir para a construção de modelos de design de cursos. Para atingir os objetivos foi aplicado questionário semi estruturado, com questões baseadas em quatro eixos: Orientação e Apoio; Conteúdo e Atividades; Comunicação e Colaboração; Reflexão e Demonstração. A seguir foi realizado grupo focal com os docentes das disciplinas pesquisadas, nos três países, para complementação de informações sobre o design de cada uma delas. Em relação ao perfil das disciplinas que foram objetos do estudo, foi observado que apresentaram características diversas, com fortes concordâncias nos Eixos de Orientação e Apoio ao Aluno, com um perfil mais centrado no professor e concordâncias mais reduzidas no que diz respeito ao uso de utilização de ferramentas de tecnologias da comunicação. Por fim, consideramos que ao traçar o perfil da disciplina, a representação do design de disciplina pode ser um importante auxílio para o docente promover ou não modificações, podendo inclusive, fazer uso da utilização da metodologia realizada neste estudo, para o planejamento do desenho de sua disciplina online. |
id |
RCAP_3986ac595dba1cedbac64dc7b90b69c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10655 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenho de aprendizagem online: estudo multicêntrico do perfil de disciplinasOnline learning design: a multicentric study of the discipline profileEducação a distânciaEducação onlineDesenho de disciplinaDistance educationOnline educationDiscipline designODS::04:Educação de QualidadeO presente trabalho configura-se como um estudo multicêntrico, qualitativo, acerca de casos de disciplinas online no Brasil, Moçambique e Portugal identificando o perfil de disciplinas de cursos a distância em instituições de ensino superior dos países citados, de modo a contribuir para a construção de modelos de design de cursos. Para atingir os objetivos foi aplicado questionário semi estruturado, com questões baseadas em quatro eixos: Orientação e Apoio; Conteúdo e Atividades; Comunicação e Colaboração; Reflexão e Demonstração. A seguir foi realizado grupo focal com os docentes das disciplinas pesquisadas, nos três países, para complementação de informações sobre o design de cada uma delas. Em relação ao perfil das disciplinas que foram objetos do estudo, foi observado que apresentaram características diversas, com fortes concordâncias nos Eixos de Orientação e Apoio ao Aluno, com um perfil mais centrado no professor e concordâncias mais reduzidas no que diz respeito ao uso de utilização de ferramentas de tecnologias da comunicação. Por fim, consideramos que ao traçar o perfil da disciplina, a representação do design de disciplina pode ser um importante auxílio para o docente promover ou não modificações, podendo inclusive, fazer uso da utilização da metodologia realizada neste estudo, para o planejamento do desenho de sua disciplina online.The present work is configured as a multicentric, qualitative study about cases of online subjects in Brazil, Mozambique and Portugal identifying the profile of distance learning subjects in higher education institutions in the countries mentioned, in order to contribute to the construction of course design templates. To achieve the objectives, a semi-structured questionnaire was applied, with questions based on four axes: Orientation and Support; Content and Activities; Communication and Collaboration; Reflection and Demonstration. Next, a focus group was held with teachers from the surveyed disciplines, in the three countries, to complement information about the design of each one. In relation to the profile of the subjects that were the object of the study, it was observed that they presented different characteristics, with strong concordances in the Axes of Orientation and Support to the Student, with a profile more centered on the teacher and less agreement regarding the use of use of communication technology tools. Finally, we consider that when drawing the profile of the discipline, the representation of the discipline design can be an important aid for the teacher to promote or not changes and can even make use of the use of the methodology carried out in this study, for planning the design of your online discipline.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoWyszomirska, Rozangela Maria de Almeida FernandesMendes, António QuintasSouto, Maria Aurea CaldasSoares, Valquíria de LimaSimão, Heitor Simão Mafanela2021-04-15T10:03:10Z2021-032021-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10655porWyszomirska, Rozangela Maria de Almeida Fernandes; et. al. - Desenho de aprendizagem online: estudo multicêntrico do perfil de disciplinas. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 1 (março 2021), p. 4-242182-4967https://doi.org/10.34627/vol4iss1pp4-24info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:48:56Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10655Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:12.460998Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenho de aprendizagem online: estudo multicêntrico do perfil de disciplinas Online learning design: a multicentric study of the discipline profile |
title |
Desenho de aprendizagem online: estudo multicêntrico do perfil de disciplinas |
spellingShingle |
Desenho de aprendizagem online: estudo multicêntrico do perfil de disciplinas Wyszomirska, Rozangela Maria de Almeida Fernandes Educação a distância Educação online Desenho de disciplina Distance education Online education Discipline design ODS::04:Educação de Qualidade |
title_short |
Desenho de aprendizagem online: estudo multicêntrico do perfil de disciplinas |
title_full |
Desenho de aprendizagem online: estudo multicêntrico do perfil de disciplinas |
title_fullStr |
Desenho de aprendizagem online: estudo multicêntrico do perfil de disciplinas |
title_full_unstemmed |
Desenho de aprendizagem online: estudo multicêntrico do perfil de disciplinas |
title_sort |
Desenho de aprendizagem online: estudo multicêntrico do perfil de disciplinas |
author |
Wyszomirska, Rozangela Maria de Almeida Fernandes |
author_facet |
Wyszomirska, Rozangela Maria de Almeida Fernandes Mendes, António Quintas Souto, Maria Aurea Caldas Soares, Valquíria de Lima Simão, Heitor Simão Mafanela |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, António Quintas Souto, Maria Aurea Caldas Soares, Valquíria de Lima Simão, Heitor Simão Mafanela |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wyszomirska, Rozangela Maria de Almeida Fernandes Mendes, António Quintas Souto, Maria Aurea Caldas Soares, Valquíria de Lima Simão, Heitor Simão Mafanela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Educação online Desenho de disciplina Distance education Online education Discipline design ODS::04:Educação de Qualidade |
topic |
Educação a distância Educação online Desenho de disciplina Distance education Online education Discipline design ODS::04:Educação de Qualidade |
description |
O presente trabalho configura-se como um estudo multicêntrico, qualitativo, acerca de casos de disciplinas online no Brasil, Moçambique e Portugal identificando o perfil de disciplinas de cursos a distância em instituições de ensino superior dos países citados, de modo a contribuir para a construção de modelos de design de cursos. Para atingir os objetivos foi aplicado questionário semi estruturado, com questões baseadas em quatro eixos: Orientação e Apoio; Conteúdo e Atividades; Comunicação e Colaboração; Reflexão e Demonstração. A seguir foi realizado grupo focal com os docentes das disciplinas pesquisadas, nos três países, para complementação de informações sobre o design de cada uma delas. Em relação ao perfil das disciplinas que foram objetos do estudo, foi observado que apresentaram características diversas, com fortes concordâncias nos Eixos de Orientação e Apoio ao Aluno, com um perfil mais centrado no professor e concordâncias mais reduzidas no que diz respeito ao uso de utilização de ferramentas de tecnologias da comunicação. Por fim, consideramos que ao traçar o perfil da disciplina, a representação do design de disciplina pode ser um importante auxílio para o docente promover ou não modificações, podendo inclusive, fazer uso da utilização da metodologia realizada neste estudo, para o planejamento do desenho de sua disciplina online. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-15T10:03:10Z 2021-03 2021-03-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/10655 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/10655 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Wyszomirska, Rozangela Maria de Almeida Fernandes; et. al. - Desenho de aprendizagem online: estudo multicêntrico do perfil de disciplinas. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 1 (março 2021), p. 4-24 2182-4967 https://doi.org/10.34627/vol4iss1pp4-24 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135089252106240 |