Desenho de aprendizagem online: estudo multicêntrico do perfil de disciplinas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wyszomirska, Rozangela Maria de Almeida Fernandes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mendes, António Quintas, Souto, Maria Aurea Caldas, Soares, Valquíria de Lima, Simão, Heitor Simão Mafanela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/10655
Resumo: O presente trabalho configura-se como um estudo multicêntrico, qualitativo, acerca de casos de disciplinas online no Brasil, Moçambique e Portugal identificando o perfil de disciplinas de cursos a distância em instituições de ensino superior dos países citados, de modo a contribuir para a construção de modelos de design de cursos. Para atingir os objetivos foi aplicado questionário semi estruturado, com questões baseadas em quatro eixos: Orientação e Apoio; Conteúdo e Atividades; Comunicação e Colaboração; Reflexão e Demonstração. A seguir foi realizado grupo focal com os docentes das disciplinas pesquisadas, nos três países, para complementação de informações sobre o design de cada uma delas. Em relação ao perfil das disciplinas que foram objetos do estudo, foi observado que apresentaram características diversas, com fortes concordâncias nos Eixos de Orientação e Apoio ao Aluno, com um perfil mais centrado no professor e concordâncias mais reduzidas no que diz respeito ao uso de utilização de ferramentas de tecnologias da comunicação. Por fim, consideramos que ao traçar o perfil da disciplina, a representação do design de disciplina pode ser um importante auxílio para o docente promover ou não modificações, podendo inclusive, fazer uso da utilização da metodologia realizada neste estudo, para o planejamento do desenho de sua disciplina online.
id RCAP_3986ac595dba1cedbac64dc7b90b69c3
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10655
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenho de aprendizagem online: estudo multicêntrico do perfil de disciplinasOnline learning design: a multicentric study of the discipline profileEducação a distânciaEducação onlineDesenho de disciplinaDistance educationOnline educationDiscipline designODS::04:Educação de QualidadeO presente trabalho configura-se como um estudo multicêntrico, qualitativo, acerca de casos de disciplinas online no Brasil, Moçambique e Portugal identificando o perfil de disciplinas de cursos a distância em instituições de ensino superior dos países citados, de modo a contribuir para a construção de modelos de design de cursos. Para atingir os objetivos foi aplicado questionário semi estruturado, com questões baseadas em quatro eixos: Orientação e Apoio; Conteúdo e Atividades; Comunicação e Colaboração; Reflexão e Demonstração. A seguir foi realizado grupo focal com os docentes das disciplinas pesquisadas, nos três países, para complementação de informações sobre o design de cada uma delas. Em relação ao perfil das disciplinas que foram objetos do estudo, foi observado que apresentaram características diversas, com fortes concordâncias nos Eixos de Orientação e Apoio ao Aluno, com um perfil mais centrado no professor e concordâncias mais reduzidas no que diz respeito ao uso de utilização de ferramentas de tecnologias da comunicação. Por fim, consideramos que ao traçar o perfil da disciplina, a representação do design de disciplina pode ser um importante auxílio para o docente promover ou não modificações, podendo inclusive, fazer uso da utilização da metodologia realizada neste estudo, para o planejamento do desenho de sua disciplina online.The present work is configured as a multicentric, qualitative study about cases of online subjects in Brazil, Mozambique and Portugal identifying the profile of distance learning subjects in higher education institutions in the countries mentioned, in order to contribute to the construction of course design templates. To achieve the objectives, a semi-structured questionnaire was applied, with questions based on four axes: Orientation and Support; Content and Activities; Communication and Collaboration; Reflection and Demonstration. Next, a focus group was held with teachers from the surveyed disciplines, in the three countries, to complement information about the design of each one. In relation to the profile of the subjects that were the object of the study, it was observed that they presented different characteristics, with strong concordances in the Axes of Orientation and Support to the Student, with a profile more centered on the teacher and less agreement regarding the use of use of communication technology tools. Finally, we consider that when drawing the profile of the discipline, the representation of the discipline design can be an important aid for the teacher to promote or not changes and can even make use of the use of the methodology carried out in this study, for planning the design of your online discipline.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoWyszomirska, Rozangela Maria de Almeida FernandesMendes, António QuintasSouto, Maria Aurea CaldasSoares, Valquíria de LimaSimão, Heitor Simão Mafanela2021-04-15T10:03:10Z2021-032021-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10655porWyszomirska, Rozangela Maria de Almeida Fernandes; et. al. - Desenho de aprendizagem online: estudo multicêntrico do perfil de disciplinas. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 1 (março 2021), p. 4-242182-4967https://doi.org/10.34627/vol4iss1pp4-24info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:48:56Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10655Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:12.460998Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenho de aprendizagem online: estudo multicêntrico do perfil de disciplinas
Online learning design: a multicentric study of the discipline profile
title Desenho de aprendizagem online: estudo multicêntrico do perfil de disciplinas
spellingShingle Desenho de aprendizagem online: estudo multicêntrico do perfil de disciplinas
Wyszomirska, Rozangela Maria de Almeida Fernandes
Educação a distância
Educação online
Desenho de disciplina
Distance education
Online education
Discipline design
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Desenho de aprendizagem online: estudo multicêntrico do perfil de disciplinas
title_full Desenho de aprendizagem online: estudo multicêntrico do perfil de disciplinas
title_fullStr Desenho de aprendizagem online: estudo multicêntrico do perfil de disciplinas
title_full_unstemmed Desenho de aprendizagem online: estudo multicêntrico do perfil de disciplinas
title_sort Desenho de aprendizagem online: estudo multicêntrico do perfil de disciplinas
author Wyszomirska, Rozangela Maria de Almeida Fernandes
author_facet Wyszomirska, Rozangela Maria de Almeida Fernandes
Mendes, António Quintas
Souto, Maria Aurea Caldas
Soares, Valquíria de Lima
Simão, Heitor Simão Mafanela
author_role author
author2 Mendes, António Quintas
Souto, Maria Aurea Caldas
Soares, Valquíria de Lima
Simão, Heitor Simão Mafanela
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Wyszomirska, Rozangela Maria de Almeida Fernandes
Mendes, António Quintas
Souto, Maria Aurea Caldas
Soares, Valquíria de Lima
Simão, Heitor Simão Mafanela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Educação online
Desenho de disciplina
Distance education
Online education
Discipline design
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Educação a distância
Educação online
Desenho de disciplina
Distance education
Online education
Discipline design
ODS::04:Educação de Qualidade
description O presente trabalho configura-se como um estudo multicêntrico, qualitativo, acerca de casos de disciplinas online no Brasil, Moçambique e Portugal identificando o perfil de disciplinas de cursos a distância em instituições de ensino superior dos países citados, de modo a contribuir para a construção de modelos de design de cursos. Para atingir os objetivos foi aplicado questionário semi estruturado, com questões baseadas em quatro eixos: Orientação e Apoio; Conteúdo e Atividades; Comunicação e Colaboração; Reflexão e Demonstração. A seguir foi realizado grupo focal com os docentes das disciplinas pesquisadas, nos três países, para complementação de informações sobre o design de cada uma delas. Em relação ao perfil das disciplinas que foram objetos do estudo, foi observado que apresentaram características diversas, com fortes concordâncias nos Eixos de Orientação e Apoio ao Aluno, com um perfil mais centrado no professor e concordâncias mais reduzidas no que diz respeito ao uso de utilização de ferramentas de tecnologias da comunicação. Por fim, consideramos que ao traçar o perfil da disciplina, a representação do design de disciplina pode ser um importante auxílio para o docente promover ou não modificações, podendo inclusive, fazer uso da utilização da metodologia realizada neste estudo, para o planejamento do desenho de sua disciplina online.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-15T10:03:10Z
2021-03
2021-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/10655
url http://hdl.handle.net/10400.2/10655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Wyszomirska, Rozangela Maria de Almeida Fernandes; et. al. - Desenho de aprendizagem online: estudo multicêntrico do perfil de disciplinas. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 1 (março 2021), p. 4-24
2182-4967
https://doi.org/10.34627/vol4iss1pp4-24
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135089252106240