Contribuições do Facebook para a alfabetização matemática no 3.º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castilhos, Adriana da Costa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/43426
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
id RCAP_3988996b3f6ce50a2b74ed83a8e212b5
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43426
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contribuições do Facebook para a alfabetização matemática no 3.º ano do ensino fundamentalNovas tecnologiasFacebookMatemáticaEstudo de casoNew technologiesMathematicsCase studyCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)Elaborado no contexto conceitual de uma sociedade em rede, num tempo de cibercultura, em que a inserção das novas tecnologias na educação se faz presente, esta dissertação consiste num estudo de caso de plano qualitativo. O ponto de partida é analisar as possibilidades de uso e construção de conhecimento que o Facebook proporciona à alfabetização matemática para os alunos da turma do 3.º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual de São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul, Brasil. A dissertação tem como referenciais teóricos: as Novas Tecnologias da Educação - destacando as experiências de Brasil e Portugal desde o início de suas trajetórias (histórica e legal) de inserção das tecnologias na educação; as Redes Sociais e o Facebook presentes no contexto interativo da Web 2.0 - situando o Facebook como uma ferramenta com possibilidades de uso e mediação de conhecimento no ambiente escolar na disciplina de Matemática; e esta, por sua vez, rompendo com a dicotomia entre teoria e prática associada à corrente teórica da etnomatemática, como potencializadora de uma aprendizagem significativa baseada nas vivências cotidianas dos alunos. Os principais resultados foram: (i) o interesse dos alunos, frente ao estímulo da utilização da rede social Facebook como suporte aos conhecimentos matemáticos, aumentou significativamente, fortalecendo a participação e o envolvimento nas aulas; (ii) a grande maioria dos alunos e alunas não apresentavam conhecimento significativo em relação à rede social Facebook tanto nas suas vivências do cotidiano quanto nas suas contribuições para uma proposta pedagógica inserida no ambiente escolar; (iii) o desenvolvimento das atividades propostas para a intervenção, baseadas nas medidas de comprimento convencionais e arbitrárias, junto ao terceiro ano do Ensino Fundamental, ofereceu a oportunidade de aprofundamento do conhecimento da ferramenta Facebook, como suporte para a resolução de situações-problema.Developed in a conceptual context of a connected society, in cyber-cultural times, in which the use of new technologies in education is a reality, this dissertation consists of a case study of a qualitative nature. The starting point is to analyze the possibilities of use and knowledge-building that Facebook enables to mathematics literacy for third-grade students of Elementary Education in a public state school in São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul, Brazil. The theoretical references of the dissertation are: New Technologies in Education - highlighting the experiences in Brazil and Portugal since the beginning of its trajectories (historic and legal) of insertion of technology in education; social networks and Facebook present in the Web 2.0 the interactive context - allowing Facebook to be a tool with possibilities of use and mediation in a Mathematics teaching school environment; and, the latter, breaking the dichotomy of theory and practice associated to the theoretical branch of ethnomathematics, as a booster of significative learning based on the daily experiences of the students. The main results were: (i) the interest of the students, regarding their encouragement of the use of social networ Facebook as a support of mathematical knowledge, has significantly increased, strengthening participation and involvement in the classroom; (ii) the vast majority of students did not have significant knowledge about Facebook social network in both their daily experiences and on their contributions for an educational proposal inserted in the school; (iii) the development of the proposed activities for the intervention, based on conventional and arbitrary length measurements, in the third year of elementary school, offered the opportunity of deepening the knowledge of the Facebook tool, as a support for the resolution of problem situations.Osório, António JoséCosta, Luciano Andreatta Carvalho daUniversidade do MinhoCastilhos, Adriana da Costa20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/43426por201267675info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:29:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43426Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:24:41.753459Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições do Facebook para a alfabetização matemática no 3.º ano do ensino fundamental
title Contribuições do Facebook para a alfabetização matemática no 3.º ano do ensino fundamental
spellingShingle Contribuições do Facebook para a alfabetização matemática no 3.º ano do ensino fundamental
Castilhos, Adriana da Costa
Novas tecnologias
Facebook
Matemática
Estudo de caso
New technologies
Mathematics
Case study
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Contribuições do Facebook para a alfabetização matemática no 3.º ano do ensino fundamental
title_full Contribuições do Facebook para a alfabetização matemática no 3.º ano do ensino fundamental
title_fullStr Contribuições do Facebook para a alfabetização matemática no 3.º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Contribuições do Facebook para a alfabetização matemática no 3.º ano do ensino fundamental
title_sort Contribuições do Facebook para a alfabetização matemática no 3.º ano do ensino fundamental
author Castilhos, Adriana da Costa
author_facet Castilhos, Adriana da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Osório, António José
Costa, Luciano Andreatta Carvalho da
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Castilhos, Adriana da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Novas tecnologias
Facebook
Matemática
Estudo de caso
New technologies
Mathematics
Case study
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Novas tecnologias
Facebook
Matemática
Estudo de caso
New technologies
Mathematics
Case study
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/43426
url http://hdl.handle.net/1822/43426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201267675
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132727875731456