Intervenção em princípios de contagem com alunos de 1º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Évelin Fulginiti de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Corso, Luciana Vellinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204112
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo experimental de intervenção em princípios de contagem, de modo a investigar sua eficácia. Para isso, inicialmente são apresentados estudos da área que investigaram os fatores preditivos do desempenho matemático, assim como o perfil acadêmico dos alunos que apresentam problemas nesse âmbito e as pesquisas de intervenção. O estudo contou com 136 alunos de 1º ano do ensino fundamental de três escolas públicas de Porto Alegre, divididos em grupo controle (n=76) e grupo experimental (n=60). A intervenção foi feita duas vezes por semana, durante duas semanas, apenas com o grupo experimental. Foi realizada uma análise estatística dos dados mediante o teste Z de comparação, e os resultados evidenciam a eficácia do programa de intervenção em princípios de contagem, uma vez que os alunos do grupo experimental demonstram avanços estatisticamente superiores aos alunos do grupo controle.
id UFRGS-2_8fb979375fd86cd7f40ebb3d42ce25e8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204112
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Assis, Évelin Fulginiti deCorso, Luciana Vellinho2020-01-14T04:15:24Z20190034-7183http://hdl.handle.net/10183/204112001109521Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo experimental de intervenção em princípios de contagem, de modo a investigar sua eficácia. Para isso, inicialmente são apresentados estudos da área que investigaram os fatores preditivos do desempenho matemático, assim como o perfil acadêmico dos alunos que apresentam problemas nesse âmbito e as pesquisas de intervenção. O estudo contou com 136 alunos de 1º ano do ensino fundamental de três escolas públicas de Porto Alegre, divididos em grupo controle (n=76) e grupo experimental (n=60). A intervenção foi feita duas vezes por semana, durante duas semanas, apenas com o grupo experimental. Foi realizada uma análise estatística dos dados mediante o teste Z de comparação, e os resultados evidenciam a eficácia do programa de intervenção em princípios de contagem, uma vez que os alunos do grupo experimental demonstram avanços estatisticamente superiores aos alunos do grupo controle.This article presents an experimental study of intervention in counting principles, in order to investigate its efficacy. Thus, studies that investigated the predictive factors of mathematics outcomes are presented, as well as the academic profile of students with problems in this area and results of intervention researches. The experimental study counted with 136 students from the first year of elementary school from three public schools located in Porto Alegre, divided into control group (n=76) and experimental group (n=60). The intervention occurred two times a week, for two weeks, only with the experimental group. A statistical analysis of the data was carried through the Z test of comparison, and the results demonstrate the efficacy of the intervention program in counting principles, since students in the experimental group show statistically higher advances than those of the students in the control group.application/pdfporRevista brasileira de estudos pedagógicos. Brasília, DF. Vol. 100, n. 256 (set./dez. 2019), p. 733-751Ensino fundamentalMatemáticaCase studyCounting principlesInterventionMathematics educationIntervenção em princípios de contagem com alunos de 1º ano do ensino fundamentalIntervention in counting principles with students from the first year of elementary school info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109521.pdf.txt001109521.pdf.txtExtracted Texttext/plain48951http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204112/2/001109521.pdf.txtc29c664be804c0d420ed073b175cd0c1MD52ORIGINAL001109521.pdfTexto completoapplication/pdf3186003http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204112/1/001109521.pdf950608bc2b2d5cdc5e773516ec20364fMD5110183/2041122020-01-15 05:15:01.214216oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204112Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-01-15T07:15:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Intervenção em princípios de contagem com alunos de 1º ano do ensino fundamental
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Intervention in counting principles with students from the first year of elementary school
title Intervenção em princípios de contagem com alunos de 1º ano do ensino fundamental
spellingShingle Intervenção em princípios de contagem com alunos de 1º ano do ensino fundamental
Assis, Évelin Fulginiti de
Ensino fundamental
Matemática
Case study
Counting principles
Intervention
Mathematics education
title_short Intervenção em princípios de contagem com alunos de 1º ano do ensino fundamental
title_full Intervenção em princípios de contagem com alunos de 1º ano do ensino fundamental
title_fullStr Intervenção em princípios de contagem com alunos de 1º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Intervenção em princípios de contagem com alunos de 1º ano do ensino fundamental
title_sort Intervenção em princípios de contagem com alunos de 1º ano do ensino fundamental
author Assis, Évelin Fulginiti de
author_facet Assis, Évelin Fulginiti de
Corso, Luciana Vellinho
author_role author
author2 Corso, Luciana Vellinho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Évelin Fulginiti de
Corso, Luciana Vellinho
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Matemática
topic Ensino fundamental
Matemática
Case study
Counting principles
Intervention
Mathematics education
dc.subject.eng.fl_str_mv Case study
Counting principles
Intervention
Mathematics education
description Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo experimental de intervenção em princípios de contagem, de modo a investigar sua eficácia. Para isso, inicialmente são apresentados estudos da área que investigaram os fatores preditivos do desempenho matemático, assim como o perfil acadêmico dos alunos que apresentam problemas nesse âmbito e as pesquisas de intervenção. O estudo contou com 136 alunos de 1º ano do ensino fundamental de três escolas públicas de Porto Alegre, divididos em grupo controle (n=76) e grupo experimental (n=60). A intervenção foi feita duas vezes por semana, durante duas semanas, apenas com o grupo experimental. Foi realizada uma análise estatística dos dados mediante o teste Z de comparação, e os resultados evidenciam a eficácia do programa de intervenção em princípios de contagem, uma vez que os alunos do grupo experimental demonstram avanços estatisticamente superiores aos alunos do grupo controle.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-14T04:15:24Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/204112
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0034-7183
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001109521
identifier_str_mv 0034-7183
001109521
url http://hdl.handle.net/10183/204112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de estudos pedagógicos. Brasília, DF. Vol. 100, n. 256 (set./dez. 2019), p. 733-751
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204112/2/001109521.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204112/1/001109521.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c29c664be804c0d420ed073b175cd0c1
950608bc2b2d5cdc5e773516ec20364f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224981865037824