Intervenção em princípios de contagem com alunos de 1º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/204112 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo experimental de intervenção em princípios de contagem, de modo a investigar sua eficácia. Para isso, inicialmente são apresentados estudos da área que investigaram os fatores preditivos do desempenho matemático, assim como o perfil acadêmico dos alunos que apresentam problemas nesse âmbito e as pesquisas de intervenção. O estudo contou com 136 alunos de 1º ano do ensino fundamental de três escolas públicas de Porto Alegre, divididos em grupo controle (n=76) e grupo experimental (n=60). A intervenção foi feita duas vezes por semana, durante duas semanas, apenas com o grupo experimental. Foi realizada uma análise estatística dos dados mediante o teste Z de comparação, e os resultados evidenciam a eficácia do programa de intervenção em princípios de contagem, uma vez que os alunos do grupo experimental demonstram avanços estatisticamente superiores aos alunos do grupo controle. |
id |
UFRGS-2_8fb979375fd86cd7f40ebb3d42ce25e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204112 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Assis, Évelin Fulginiti deCorso, Luciana Vellinho2020-01-14T04:15:24Z20190034-7183http://hdl.handle.net/10183/204112001109521Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo experimental de intervenção em princípios de contagem, de modo a investigar sua eficácia. Para isso, inicialmente são apresentados estudos da área que investigaram os fatores preditivos do desempenho matemático, assim como o perfil acadêmico dos alunos que apresentam problemas nesse âmbito e as pesquisas de intervenção. O estudo contou com 136 alunos de 1º ano do ensino fundamental de três escolas públicas de Porto Alegre, divididos em grupo controle (n=76) e grupo experimental (n=60). A intervenção foi feita duas vezes por semana, durante duas semanas, apenas com o grupo experimental. Foi realizada uma análise estatística dos dados mediante o teste Z de comparação, e os resultados evidenciam a eficácia do programa de intervenção em princípios de contagem, uma vez que os alunos do grupo experimental demonstram avanços estatisticamente superiores aos alunos do grupo controle.This article presents an experimental study of intervention in counting principles, in order to investigate its efficacy. Thus, studies that investigated the predictive factors of mathematics outcomes are presented, as well as the academic profile of students with problems in this area and results of intervention researches. The experimental study counted with 136 students from the first year of elementary school from three public schools located in Porto Alegre, divided into control group (n=76) and experimental group (n=60). The intervention occurred two times a week, for two weeks, only with the experimental group. A statistical analysis of the data was carried through the Z test of comparison, and the results demonstrate the efficacy of the intervention program in counting principles, since students in the experimental group show statistically higher advances than those of the students in the control group.application/pdfporRevista brasileira de estudos pedagógicos. Brasília, DF. Vol. 100, n. 256 (set./dez. 2019), p. 733-751Ensino fundamentalMatemáticaCase studyCounting principlesInterventionMathematics educationIntervenção em princípios de contagem com alunos de 1º ano do ensino fundamentalIntervention in counting principles with students from the first year of elementary school info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109521.pdf.txt001109521.pdf.txtExtracted Texttext/plain48951http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204112/2/001109521.pdf.txtc29c664be804c0d420ed073b175cd0c1MD52ORIGINAL001109521.pdfTexto completoapplication/pdf3186003http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204112/1/001109521.pdf950608bc2b2d5cdc5e773516ec20364fMD5110183/2041122020-01-15 05:15:01.214216oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204112Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-01-15T07:15:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Intervenção em princípios de contagem com alunos de 1º ano do ensino fundamental |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Intervention in counting principles with students from the first year of elementary school |
title |
Intervenção em princípios de contagem com alunos de 1º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Intervenção em princípios de contagem com alunos de 1º ano do ensino fundamental Assis, Évelin Fulginiti de Ensino fundamental Matemática Case study Counting principles Intervention Mathematics education |
title_short |
Intervenção em princípios de contagem com alunos de 1º ano do ensino fundamental |
title_full |
Intervenção em princípios de contagem com alunos de 1º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Intervenção em princípios de contagem com alunos de 1º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Intervenção em princípios de contagem com alunos de 1º ano do ensino fundamental |
title_sort |
Intervenção em princípios de contagem com alunos de 1º ano do ensino fundamental |
author |
Assis, Évelin Fulginiti de |
author_facet |
Assis, Évelin Fulginiti de Corso, Luciana Vellinho |
author_role |
author |
author2 |
Corso, Luciana Vellinho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis, Évelin Fulginiti de Corso, Luciana Vellinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental Matemática |
topic |
Ensino fundamental Matemática Case study Counting principles Intervention Mathematics education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Case study Counting principles Intervention Mathematics education |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo experimental de intervenção em princípios de contagem, de modo a investigar sua eficácia. Para isso, inicialmente são apresentados estudos da área que investigaram os fatores preditivos do desempenho matemático, assim como o perfil acadêmico dos alunos que apresentam problemas nesse âmbito e as pesquisas de intervenção. O estudo contou com 136 alunos de 1º ano do ensino fundamental de três escolas públicas de Porto Alegre, divididos em grupo controle (n=76) e grupo experimental (n=60). A intervenção foi feita duas vezes por semana, durante duas semanas, apenas com o grupo experimental. Foi realizada uma análise estatística dos dados mediante o teste Z de comparação, e os resultados evidenciam a eficácia do programa de intervenção em princípios de contagem, uma vez que os alunos do grupo experimental demonstram avanços estatisticamente superiores aos alunos do grupo controle. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-14T04:15:24Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/204112 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0034-7183 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001109521 |
identifier_str_mv |
0034-7183 001109521 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/204112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de estudos pedagógicos. Brasília, DF. Vol. 100, n. 256 (set./dez. 2019), p. 733-751 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204112/2/001109521.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204112/1/001109521.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c29c664be804c0d420ed073b175cd0c1 950608bc2b2d5cdc5e773516ec20364f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447702936223744 |