A Biografia no ensino da História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedras, Miguel do Carmo Ribeiro David
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/154253
Resumo: O presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de História para o 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário procura demonstrar a pertinência da utilização de Biografias no ensino em sala de aula, bem como verificar que a análise de percursos de vida de figuras da história pode constituir um potencial didático e pedagógico relevante. Neste sentido, levou-se a cabo um estudo através da utilização de Biografias nas aulas das turmas do 11º M e N, 11º H e 11º D da Escola Secundária Cacilhas-Tejo (Almada, Setúbal) durante o ano letivo 2021/2022. O estudo realizado pretende revelar a importância da Biografia na motivação dos alunos para a aprendizagem da disciplina de História A e de História da Cultura e das Artes. Procura ainda verificar se, ao serem apresentadas às turmas figuras destacadas da história ou pessoas comuns das épocas estudadas, os alunos conseguem aprofundar o seu conhecimento e obter um melhor entendimento não apenas das vivências, mas, também, dos processos históricos.
id RCAP_399d7981b89f139ed36daabec90395c3
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/154253
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Biografia no ensino da HistóriaBiografiaDidáticaHistóriaEducação HistóricaEnsinoBiographyDidacticsHistoryHistory EducationTeachingDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de História para o 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário procura demonstrar a pertinência da utilização de Biografias no ensino em sala de aula, bem como verificar que a análise de percursos de vida de figuras da história pode constituir um potencial didático e pedagógico relevante. Neste sentido, levou-se a cabo um estudo através da utilização de Biografias nas aulas das turmas do 11º M e N, 11º H e 11º D da Escola Secundária Cacilhas-Tejo (Almada, Setúbal) durante o ano letivo 2021/2022. O estudo realizado pretende revelar a importância da Biografia na motivação dos alunos para a aprendizagem da disciplina de História A e de História da Cultura e das Artes. Procura ainda verificar se, ao serem apresentadas às turmas figuras destacadas da história ou pessoas comuns das épocas estudadas, os alunos conseguem aprofundar o seu conhecimento e obter um melhor entendimento não apenas das vivências, mas, também, dos processos históricos.This Report of the Supervised Teaching Practice in History Teaching for the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education seeks to demonstrate the relevance of the use of biographies in classroom teaching, as well as to verify that the analysis of life paths of figures in history constitutes a relevant didactic and pedagogical potential. In this sense, a study was carried out through the use of biographies in the classes of 11th M and N, 11th H and 11th D of Cacilhas-Tejo Secondary School (Almada, Setúbal) during the 2021/2022 school year. The study revealed the importance of biography in motivating students to learn History A and History of Culture and Arts. It also showed that, by presenting to the class outstanding figures from history or common people from the studied periods, the students are able to deepen their knowledge and get a better understanding not only of the lives, but also of the historical processes.Henriques, Raquel PereiraRUNPedras, Miguel do Carmo Ribeiro David2023-06-22T15:06:46Z2022-12-072022-09-282022-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/154253TID:203131460porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:36:42Zoai:run.unl.pt:10362/154253Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:55:33.095805Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Biografia no ensino da História
title A Biografia no ensino da História
spellingShingle A Biografia no ensino da História
Pedras, Miguel do Carmo Ribeiro David
Biografia
Didática
História
Educação Histórica
Ensino
Biography
Didactics
History
History Education
Teaching
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A Biografia no ensino da História
title_full A Biografia no ensino da História
title_fullStr A Biografia no ensino da História
title_full_unstemmed A Biografia no ensino da História
title_sort A Biografia no ensino da História
author Pedras, Miguel do Carmo Ribeiro David
author_facet Pedras, Miguel do Carmo Ribeiro David
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henriques, Raquel Pereira
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedras, Miguel do Carmo Ribeiro David
dc.subject.por.fl_str_mv Biografia
Didática
História
Educação Histórica
Ensino
Biography
Didactics
History
History Education
Teaching
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Biografia
Didática
História
Educação Histórica
Ensino
Biography
Didactics
History
History Education
Teaching
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de História para o 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário procura demonstrar a pertinência da utilização de Biografias no ensino em sala de aula, bem como verificar que a análise de percursos de vida de figuras da história pode constituir um potencial didático e pedagógico relevante. Neste sentido, levou-se a cabo um estudo através da utilização de Biografias nas aulas das turmas do 11º M e N, 11º H e 11º D da Escola Secundária Cacilhas-Tejo (Almada, Setúbal) durante o ano letivo 2021/2022. O estudo realizado pretende revelar a importância da Biografia na motivação dos alunos para a aprendizagem da disciplina de História A e de História da Cultura e das Artes. Procura ainda verificar se, ao serem apresentadas às turmas figuras destacadas da história ou pessoas comuns das épocas estudadas, os alunos conseguem aprofundar o seu conhecimento e obter um melhor entendimento não apenas das vivências, mas, também, dos processos históricos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-07
2022-09-28
2022-12-07T00:00:00Z
2023-06-22T15:06:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/154253
TID:203131460
url http://hdl.handle.net/10362/154253
identifier_str_mv TID:203131460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138142789304320