Os jogos no ensino da História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Escalinha, Rui Pedro dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/93000
Resumo: O presente trabalho constitui uma investigação acerca do papel dos jogos no ensino da História. A implementação desta metodologia na Prática de Ensino Supervisionada surge da necessidade de alteração de hábitos no ensino português, não só pelos parcos resultados obtidos nos últimos anos, mas também face à necessidade de implementação dos últimos documentos legais publicados pelo Ministério da Educação, nomeadamente o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens Essenciais. Assim, pretende-se investigar se os jogos constituem, efetivamente, um meio viável para a consolidação das aprendizagens e para o aumento da motivação dos formandos.
id RCAP_fdc3f5adb3971de99ccbf1512af69ce2
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/93000
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os jogos no ensino da HistóriaEnsinoHistóriaJogosEducaçãoTeachingHistoryGamesEducationDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaO presente trabalho constitui uma investigação acerca do papel dos jogos no ensino da História. A implementação desta metodologia na Prática de Ensino Supervisionada surge da necessidade de alteração de hábitos no ensino português, não só pelos parcos resultados obtidos nos últimos anos, mas também face à necessidade de implementação dos últimos documentos legais publicados pelo Ministério da Educação, nomeadamente o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens Essenciais. Assim, pretende-se investigar se os jogos constituem, efetivamente, um meio viável para a consolidação das aprendizagens e para o aumento da motivação dos formandos.This paper consists on a practical approach to the role of games in History teaching. Its implementation on my internship arose from the need to change habits in the Portuguese teaching system. Nowadays, we are facing poorish academic results and we need to implement the new legal measures promulgated by the Portuguese government. Consequently, it is my goal to investigate if, indeed, games are a fair way to consolidate learning and to motivate students.Henriques, Raquel PereiraRUNEscalinha, Rui Pedro dos Santos2020-02-19T11:55:05Z2019-12-172020-02-192019-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/93000TID:202348440porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:41:32Zoai:run.unl.pt:10362/93000Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:37:39.661542Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os jogos no ensino da História
title Os jogos no ensino da História
spellingShingle Os jogos no ensino da História
Escalinha, Rui Pedro dos Santos
Ensino
História
Jogos
Educação
Teaching
History
Games
Education
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
title_short Os jogos no ensino da História
title_full Os jogos no ensino da História
title_fullStr Os jogos no ensino da História
title_full_unstemmed Os jogos no ensino da História
title_sort Os jogos no ensino da História
author Escalinha, Rui Pedro dos Santos
author_facet Escalinha, Rui Pedro dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henriques, Raquel Pereira
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Escalinha, Rui Pedro dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
História
Jogos
Educação
Teaching
History
Games
Education
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
topic Ensino
História
Jogos
Educação
Teaching
History
Games
Education
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
description O presente trabalho constitui uma investigação acerca do papel dos jogos no ensino da História. A implementação desta metodologia na Prática de Ensino Supervisionada surge da necessidade de alteração de hábitos no ensino português, não só pelos parcos resultados obtidos nos últimos anos, mas também face à necessidade de implementação dos últimos documentos legais publicados pelo Ministério da Educação, nomeadamente o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens Essenciais. Assim, pretende-se investigar se os jogos constituem, efetivamente, um meio viável para a consolidação das aprendizagens e para o aumento da motivação dos formandos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17
2019-12-17T00:00:00Z
2020-02-19T11:55:05Z
2020-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/93000
TID:202348440
url http://hdl.handle.net/10362/93000
identifier_str_mv TID:202348440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137993420701696