Avaliação das aprendizagens: perceções e práticas de professores do 3º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/10742 |
Resumo: | Este estudo de natureza qualitativa teve como objetivos a caracterização das perceções dos professores acerca de avaliação, a identificação das estratégias e instrumentos de avaliação que os professores dizem utilizar e indagar a existência de relação entre essas perceções e as suas práticas avaliativas. Baseou-se em dados empíricos obtidos a partir da aplicação de três técnicas de recolha de dados: entrevistas, observação direta e análise documental. Constatou-se alguma influência da tradição clássica de avaliação nas suas perceções, que se enquadram nas primeiras gerações da avaliação, onde prevalece a orientação para a classificação/ certificação em detrimento da orientação para a regulação/ melhoria das aprendizagens, sugerindo práticas avaliativas características da avaliação da aprendizagem e não da avaliação para a aprendizagem, destacando-se a tentativa das participantes em diversificar e modificar as suas estratégias e instrumentos avaliativos o que parece uma aproximação à quarta geração de avaliação; ### ABSTRACT: The purpose of this study, as far as quality aspects are concerned, was the characterization of teachers’ perceptions about assessment, strategies identification and assessment instruments theoretically used by teachers, as well as identify relationship between its teachers’ assumptions and their effective evaluation practices. It was based on empirical data obtained from the application of three different data collection techniques as: interviews, direct observation, and documentation analysis. It was found some influence of the classical tradition of evaluation in its perceptions, that fall into the first generations of evaluation, where the prevailing orientation for classification / certification at the expense of guidance for adjusting / improving learning, assessment practices suggesting characteristics of the evaluation learning rather than assessment for learning, there is the attempt by the participants to diversify and modify their strategies and evaluation instruments which seems an approach to fourth generation evaluation. |
id |
RCAP_39bc0d45c89c7871e24fe8c4052f47d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/10742 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação das aprendizagens: perceções e práticas de professores do 3º ciclo do ensino básicoPráticas avaliativas de professoresAvaliação das aprendizagensPreceções sobre avaliaçãoEste estudo de natureza qualitativa teve como objetivos a caracterização das perceções dos professores acerca de avaliação, a identificação das estratégias e instrumentos de avaliação que os professores dizem utilizar e indagar a existência de relação entre essas perceções e as suas práticas avaliativas. Baseou-se em dados empíricos obtidos a partir da aplicação de três técnicas de recolha de dados: entrevistas, observação direta e análise documental. Constatou-se alguma influência da tradição clássica de avaliação nas suas perceções, que se enquadram nas primeiras gerações da avaliação, onde prevalece a orientação para a classificação/ certificação em detrimento da orientação para a regulação/ melhoria das aprendizagens, sugerindo práticas avaliativas características da avaliação da aprendizagem e não da avaliação para a aprendizagem, destacando-se a tentativa das participantes em diversificar e modificar as suas estratégias e instrumentos avaliativos o que parece uma aproximação à quarta geração de avaliação; ### ABSTRACT: The purpose of this study, as far as quality aspects are concerned, was the characterization of teachers’ perceptions about assessment, strategies identification and assessment instruments theoretically used by teachers, as well as identify relationship between its teachers’ assumptions and their effective evaluation practices. It was based on empirical data obtained from the application of three different data collection techniques as: interviews, direct observation, and documentation analysis. It was found some influence of the classical tradition of evaluation in its perceptions, that fall into the first generations of evaluation, where the prevailing orientation for classification / certification at the expense of guidance for adjusting / improving learning, assessment practices suggesting characteristics of the evaluation learning rather than assessment for learning, there is the attempt by the participants to diversify and modify their strategies and evaluation instruments which seems an approach to fourth generation evaluation.Universidade de Évora2014-02-19T16:21:35Z2014-02-192013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10742http://hdl.handle.net/10174/10742poranamargarida.vilhena@gmail.com229Branco, Ana Margarida do Cabo Marques Loução Vilhenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:53:41Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10742Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:31.175988Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação das aprendizagens: perceções e práticas de professores do 3º ciclo do ensino básico |
title |
Avaliação das aprendizagens: perceções e práticas de professores do 3º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Avaliação das aprendizagens: perceções e práticas de professores do 3º ciclo do ensino básico Branco, Ana Margarida do Cabo Marques Loução Vilhena Práticas avaliativas de professores Avaliação das aprendizagens Preceções sobre avaliação |
title_short |
Avaliação das aprendizagens: perceções e práticas de professores do 3º ciclo do ensino básico |
title_full |
Avaliação das aprendizagens: perceções e práticas de professores do 3º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Avaliação das aprendizagens: perceções e práticas de professores do 3º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Avaliação das aprendizagens: perceções e práticas de professores do 3º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Avaliação das aprendizagens: perceções e práticas de professores do 3º ciclo do ensino básico |
author |
Branco, Ana Margarida do Cabo Marques Loução Vilhena |
author_facet |
Branco, Ana Margarida do Cabo Marques Loução Vilhena |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Branco, Ana Margarida do Cabo Marques Loução Vilhena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas avaliativas de professores Avaliação das aprendizagens Preceções sobre avaliação |
topic |
Práticas avaliativas de professores Avaliação das aprendizagens Preceções sobre avaliação |
description |
Este estudo de natureza qualitativa teve como objetivos a caracterização das perceções dos professores acerca de avaliação, a identificação das estratégias e instrumentos de avaliação que os professores dizem utilizar e indagar a existência de relação entre essas perceções e as suas práticas avaliativas. Baseou-se em dados empíricos obtidos a partir da aplicação de três técnicas de recolha de dados: entrevistas, observação direta e análise documental. Constatou-se alguma influência da tradição clássica de avaliação nas suas perceções, que se enquadram nas primeiras gerações da avaliação, onde prevalece a orientação para a classificação/ certificação em detrimento da orientação para a regulação/ melhoria das aprendizagens, sugerindo práticas avaliativas características da avaliação da aprendizagem e não da avaliação para a aprendizagem, destacando-se a tentativa das participantes em diversificar e modificar as suas estratégias e instrumentos avaliativos o que parece uma aproximação à quarta geração de avaliação; ### ABSTRACT: The purpose of this study, as far as quality aspects are concerned, was the characterization of teachers’ perceptions about assessment, strategies identification and assessment instruments theoretically used by teachers, as well as identify relationship between its teachers’ assumptions and their effective evaluation practices. It was based on empirical data obtained from the application of three different data collection techniques as: interviews, direct observation, and documentation analysis. It was found some influence of the classical tradition of evaluation in its perceptions, that fall into the first generations of evaluation, where the prevailing orientation for classification / certification at the expense of guidance for adjusting / improving learning, assessment practices suggesting characteristics of the evaluation learning rather than assessment for learning, there is the attempt by the participants to diversify and modify their strategies and evaluation instruments which seems an approach to fourth generation evaluation. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2014-02-19T16:21:35Z 2014-02-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/10742 http://hdl.handle.net/10174/10742 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/10742 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
anamargarida.vilhena@gmail.com 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136529596022784 |