Arte contemporânea na sala de aula: uma abordagem ao site specific numa turma de 12.º ano de Artes Visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cóias, Sérgio Eduardo Martins
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/11529
Resumo: Tendo como objetivo frequentar a unidade curricular relativa à prática supervisionada do mestrado do Ensino de Artes do 3º Ciclo e Secundário foi-nos proposto estagiar na Escola Secundária Rainha D. Leonor em Lisboa. No decurso das aulas observadas deparámo-nos com questões relacionadas com a motivação dos alunos, entre outras, na qual decidimos intervir lecionando conteúdos que lhes fossem próximos e atuais. Contámos com o papel ativo das artes contemporâneas na construção da cidadania para atingir aquele propósito. Face às necessidades encontradas e tendo em vista a importância do papel do professor-investigador, propusemo-nos a introduzir a arte contemporânea em sala de aula como elemento principal assente numa metodologia de projeto. A intervenção foi delineada e planificada tendo em conta as aulas assistidas e o prazo que nos foi para ela concedido, para tal escolhemos a arte site, na sua variante site-specific, que pelas suas caraterísticas peculiares, julgamos irem ao encontro das necessidades da turma. Como metodologia adotámos a investigação ação, processo enriquecedor pelo qual recolhemos um conjunto de informação que de outra forma não seria possível e à qual completámos um ciclo. Sendo um tipo de arte essencialmente de projeto a arte site foi enriquecida com unidades de trabalho baseadas em modelos pedagógicos que sustentam este tipo de prática e que contribuíram para o resultado final de cada instalação. Foram instalados sete site specific’s, correspondentes a sete grupos de trabalho, no perímetro escolar, dois no exterior e cinco no interior, um deles iminentemente de performance, os restantes de instalação. Os temas das instalações foram maioritariamente ambientais, sendo que os restantes derivaram de questões socialmente fraturantes. os alunos realizaram duas exposições, a primeira relacionada com temas ambientais e a segunda no final do ano, na qual expuseram os seus principais trabalhos no domínio das artes.
id RCAP_3a287af14a0f2d39ff3506b007c8d534
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11529
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Arte contemporânea na sala de aula: uma abordagem ao site specific numa turma de 12.º ano de Artes VisuaisMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOEDUCAÇÃOENSINO DE ARTES VISUAISINVESTIGAÇÃO-AÇÃOARTE CONTEMPORÂNEAARTE IN SITUEDUCATIONVISUAL ARTS TEACHINGACTION RESEARCHCONTEMPORARY ARTSITE-SPECIFIC ARTTendo como objetivo frequentar a unidade curricular relativa à prática supervisionada do mestrado do Ensino de Artes do 3º Ciclo e Secundário foi-nos proposto estagiar na Escola Secundária Rainha D. Leonor em Lisboa. No decurso das aulas observadas deparámo-nos com questões relacionadas com a motivação dos alunos, entre outras, na qual decidimos intervir lecionando conteúdos que lhes fossem próximos e atuais. Contámos com o papel ativo das artes contemporâneas na construção da cidadania para atingir aquele propósito. Face às necessidades encontradas e tendo em vista a importância do papel do professor-investigador, propusemo-nos a introduzir a arte contemporânea em sala de aula como elemento principal assente numa metodologia de projeto. A intervenção foi delineada e planificada tendo em conta as aulas assistidas e o prazo que nos foi para ela concedido, para tal escolhemos a arte site, na sua variante site-specific, que pelas suas caraterísticas peculiares, julgamos irem ao encontro das necessidades da turma. Como metodologia adotámos a investigação ação, processo enriquecedor pelo qual recolhemos um conjunto de informação que de outra forma não seria possível e à qual completámos um ciclo. Sendo um tipo de arte essencialmente de projeto a arte site foi enriquecida com unidades de trabalho baseadas em modelos pedagógicos que sustentam este tipo de prática e que contribuíram para o resultado final de cada instalação. Foram instalados sete site specific’s, correspondentes a sete grupos de trabalho, no perímetro escolar, dois no exterior e cinco no interior, um deles iminentemente de performance, os restantes de instalação. Os temas das instalações foram maioritariamente ambientais, sendo que os restantes derivaram de questões socialmente fraturantes. os alunos realizaram duas exposições, a primeira relacionada com temas ambientais e a segunda no final do ano, na qual expuseram os seus principais trabalhos no domínio das artes.In order to attend the curricular unit related to the supervised practice of the Master of Arts Teaching in the 3rd and Secondary Arts, we were offered an internship at the Rainha D. Leonor Secondary School in Lisbon. In the course of the observed classes, we came across issues related to students' motivation, among others, in which we decided to intervene by teaching content that was close and current to them. We counted on the active role of contemporary arts in building citizenship to achieve that purpose. In view of the needs found and in view of the importance of the role of the teacher-researcher, we proposed to introduce contemporary art in the classroom as the main element based on a design methodology. The intervention was outlined and planned taking into account the classes attended and the deadline given to us, for this we chose art site, in site specific order, which, due to its peculiar characteristics, we believe will meet the needs of the class. As a methodology we adopted action research, an enriching process by which we collect a set of information that would not otherwise be possible and to which we completed a cycle. Being an essentially project type of art, the site-specific was enriched with work units based on pedagogical models that support this type of practice and that contributed to the final result of each installation. Seven site-specific’s, corresponding to seven work groups, were installed in the school perimeter, two abroad and five inside, one of them imminently of performance, the rest of installation. The themes of the installations were mostly environmental, with the rest derived from socially fracturing issues. students held two exhibitions, the first related to environmental themes and the second at the end of the year, in which they exposed their main works in the field of arts.2020-12-11T17:51:06Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11529TID:202539776porCóias, Sérgio Eduardo Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:48Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11529Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:08.271006Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Arte contemporânea na sala de aula: uma abordagem ao site specific numa turma de 12.º ano de Artes Visuais
title Arte contemporânea na sala de aula: uma abordagem ao site specific numa turma de 12.º ano de Artes Visuais
spellingShingle Arte contemporânea na sala de aula: uma abordagem ao site specific numa turma de 12.º ano de Artes Visuais
Cóias, Sérgio Eduardo Martins
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
INVESTIGAÇÃO-AÇÃO
ARTE CONTEMPORÂNEA
ARTE IN SITU
EDUCATION
VISUAL ARTS TEACHING
ACTION RESEARCH
CONTEMPORARY ART
SITE-SPECIFIC ART
title_short Arte contemporânea na sala de aula: uma abordagem ao site specific numa turma de 12.º ano de Artes Visuais
title_full Arte contemporânea na sala de aula: uma abordagem ao site specific numa turma de 12.º ano de Artes Visuais
title_fullStr Arte contemporânea na sala de aula: uma abordagem ao site specific numa turma de 12.º ano de Artes Visuais
title_full_unstemmed Arte contemporânea na sala de aula: uma abordagem ao site specific numa turma de 12.º ano de Artes Visuais
title_sort Arte contemporânea na sala de aula: uma abordagem ao site specific numa turma de 12.º ano de Artes Visuais
author Cóias, Sérgio Eduardo Martins
author_facet Cóias, Sérgio Eduardo Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cóias, Sérgio Eduardo Martins
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
INVESTIGAÇÃO-AÇÃO
ARTE CONTEMPORÂNEA
ARTE IN SITU
EDUCATION
VISUAL ARTS TEACHING
ACTION RESEARCH
CONTEMPORARY ART
SITE-SPECIFIC ART
topic MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
INVESTIGAÇÃO-AÇÃO
ARTE CONTEMPORÂNEA
ARTE IN SITU
EDUCATION
VISUAL ARTS TEACHING
ACTION RESEARCH
CONTEMPORARY ART
SITE-SPECIFIC ART
description Tendo como objetivo frequentar a unidade curricular relativa à prática supervisionada do mestrado do Ensino de Artes do 3º Ciclo e Secundário foi-nos proposto estagiar na Escola Secundária Rainha D. Leonor em Lisboa. No decurso das aulas observadas deparámo-nos com questões relacionadas com a motivação dos alunos, entre outras, na qual decidimos intervir lecionando conteúdos que lhes fossem próximos e atuais. Contámos com o papel ativo das artes contemporâneas na construção da cidadania para atingir aquele propósito. Face às necessidades encontradas e tendo em vista a importância do papel do professor-investigador, propusemo-nos a introduzir a arte contemporânea em sala de aula como elemento principal assente numa metodologia de projeto. A intervenção foi delineada e planificada tendo em conta as aulas assistidas e o prazo que nos foi para ela concedido, para tal escolhemos a arte site, na sua variante site-specific, que pelas suas caraterísticas peculiares, julgamos irem ao encontro das necessidades da turma. Como metodologia adotámos a investigação ação, processo enriquecedor pelo qual recolhemos um conjunto de informação que de outra forma não seria possível e à qual completámos um ciclo. Sendo um tipo de arte essencialmente de projeto a arte site foi enriquecida com unidades de trabalho baseadas em modelos pedagógicos que sustentam este tipo de prática e que contribuíram para o resultado final de cada instalação. Foram instalados sete site specific’s, correspondentes a sete grupos de trabalho, no perímetro escolar, dois no exterior e cinco no interior, um deles iminentemente de performance, os restantes de instalação. Os temas das instalações foram maioritariamente ambientais, sendo que os restantes derivaram de questões socialmente fraturantes. os alunos realizaram duas exposições, a primeira relacionada com temas ambientais e a segunda no final do ano, na qual expuseram os seus principais trabalhos no domínio das artes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-11T17:51:06Z
2020-01-01T00:00:00Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/11529
TID:202539776
url http://hdl.handle.net/10437/11529
identifier_str_mv TID:202539776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131248169320448