A utilização do Kaizen em áreas operacionais e administrativas de uma empresa de manutenção e rent-a-cargo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Ana Sofia Antunes de Pinho Simões
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/19461
Resumo: Dado o atual elevado nível de competitividade empresarial, as organizações sentem cada vez mais a necessidade de se destacarem. Este destaque centra-se essencialmente na melhoria da qualidade dos produtos ou serviços, na capacidade de rapidez nas entregas e no apoio ao cliente. Por outro lado, os processos internos da organização devem ser muito eficientes, orientados para a criação de valor e consequente aumento do rendimento do capital. Para atingir estes objetivos, existem inúmeros métodos de gestão que as organizações podem adotar no âmbito da sua estratégia empresarial. Entre estes surgem o Lean Thinking e, mais especificamente, o Kaizen, como uma metodologia de aplicação do Lean. A filosofia Lean centra-se na eliminação de desperdício e criação de valor para o cliente. O método Kaizen é significado de melhoria contínua. A aplicação desta metodologia sustenta as iniciativas Lean através de contínuas melhorias, ainda que simples. Pretende melhorar as organizações reduzindo os custos, ou tornando ainda mais rentáveis os investimentos em inovação. A sua aplicação faz-se através de várias ferramentas, como a reunião de Kaizen Diário, a ferramenta 5S ou o mapeamento de processos. O Lean e o Kaizen nasceram na indústria automóvel, mas rapidamente cresceram, sendo aplicados a outro tipo de indústrias e em áreas administrativas ou de prestação de serviços. No âmbito desta dissertação, foi proposto o acompanhamento da implementação da melhoria contínua em dois departamentos de uma organização, um administrativo e um operacional. Estudou-se a utilização de diferentes ferramentas em ambos os departamentos, tendo sido possível constatar as diferentes especificidades. Destaca-se a aplicação da reunião de Kaizen Diário nas áreas administrativas como motivador da mudança cultural. No armazém, destaca-se a aplicação da ferramenta 5S. Destaca-se ainda a importância de um líder da melhoria contínua em cada departamento no sentido de motivar os seus colaboradores. Na organização estudada, a evolução foi grande e positiva no curto intervalo de tempo de observação, mas acredita-se que ainda há espaço de crescimento em ambos os departamentos.
id RCAP_3a76777b797ced663b3222c72f6850d4
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/19461
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização do Kaizen em áreas operacionais e administrativas de uma empresa de manutenção e rent-a-cargoKaizenLean servicesKaizen Diário5SMapeamento de processosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaDado o atual elevado nível de competitividade empresarial, as organizações sentem cada vez mais a necessidade de se destacarem. Este destaque centra-se essencialmente na melhoria da qualidade dos produtos ou serviços, na capacidade de rapidez nas entregas e no apoio ao cliente. Por outro lado, os processos internos da organização devem ser muito eficientes, orientados para a criação de valor e consequente aumento do rendimento do capital. Para atingir estes objetivos, existem inúmeros métodos de gestão que as organizações podem adotar no âmbito da sua estratégia empresarial. Entre estes surgem o Lean Thinking e, mais especificamente, o Kaizen, como uma metodologia de aplicação do Lean. A filosofia Lean centra-se na eliminação de desperdício e criação de valor para o cliente. O método Kaizen é significado de melhoria contínua. A aplicação desta metodologia sustenta as iniciativas Lean através de contínuas melhorias, ainda que simples. Pretende melhorar as organizações reduzindo os custos, ou tornando ainda mais rentáveis os investimentos em inovação. A sua aplicação faz-se através de várias ferramentas, como a reunião de Kaizen Diário, a ferramenta 5S ou o mapeamento de processos. O Lean e o Kaizen nasceram na indústria automóvel, mas rapidamente cresceram, sendo aplicados a outro tipo de indústrias e em áreas administrativas ou de prestação de serviços. No âmbito desta dissertação, foi proposto o acompanhamento da implementação da melhoria contínua em dois departamentos de uma organização, um administrativo e um operacional. Estudou-se a utilização de diferentes ferramentas em ambos os departamentos, tendo sido possível constatar as diferentes especificidades. Destaca-se a aplicação da reunião de Kaizen Diário nas áreas administrativas como motivador da mudança cultural. No armazém, destaca-se a aplicação da ferramenta 5S. Destaca-se ainda a importância de um líder da melhoria contínua em cada departamento no sentido de motivar os seus colaboradores. Na organização estudada, a evolução foi grande e positiva no curto intervalo de tempo de observação, mas acredita-se que ainda há espaço de crescimento em ambos os departamentos.Leal, RogérioRUNVaz, Ana Sofia Antunes de Pinho Simões2016-11-25T15:39:45Z2016-092016-112016-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19461porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:00:57Zoai:run.unl.pt:10362/19461Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:28.712630Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização do Kaizen em áreas operacionais e administrativas de uma empresa de manutenção e rent-a-cargo
title A utilização do Kaizen em áreas operacionais e administrativas de uma empresa de manutenção e rent-a-cargo
spellingShingle A utilização do Kaizen em áreas operacionais e administrativas de uma empresa de manutenção e rent-a-cargo
Vaz, Ana Sofia Antunes de Pinho Simões
Kaizen
Lean services
Kaizen Diário
5S
Mapeamento de processos
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
title_short A utilização do Kaizen em áreas operacionais e administrativas de uma empresa de manutenção e rent-a-cargo
title_full A utilização do Kaizen em áreas operacionais e administrativas de uma empresa de manutenção e rent-a-cargo
title_fullStr A utilização do Kaizen em áreas operacionais e administrativas de uma empresa de manutenção e rent-a-cargo
title_full_unstemmed A utilização do Kaizen em áreas operacionais e administrativas de uma empresa de manutenção e rent-a-cargo
title_sort A utilização do Kaizen em áreas operacionais e administrativas de uma empresa de manutenção e rent-a-cargo
author Vaz, Ana Sofia Antunes de Pinho Simões
author_facet Vaz, Ana Sofia Antunes de Pinho Simões
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leal, Rogério
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Ana Sofia Antunes de Pinho Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Kaizen
Lean services
Kaizen Diário
5S
Mapeamento de processos
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
topic Kaizen
Lean services
Kaizen Diário
5S
Mapeamento de processos
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
description Dado o atual elevado nível de competitividade empresarial, as organizações sentem cada vez mais a necessidade de se destacarem. Este destaque centra-se essencialmente na melhoria da qualidade dos produtos ou serviços, na capacidade de rapidez nas entregas e no apoio ao cliente. Por outro lado, os processos internos da organização devem ser muito eficientes, orientados para a criação de valor e consequente aumento do rendimento do capital. Para atingir estes objetivos, existem inúmeros métodos de gestão que as organizações podem adotar no âmbito da sua estratégia empresarial. Entre estes surgem o Lean Thinking e, mais especificamente, o Kaizen, como uma metodologia de aplicação do Lean. A filosofia Lean centra-se na eliminação de desperdício e criação de valor para o cliente. O método Kaizen é significado de melhoria contínua. A aplicação desta metodologia sustenta as iniciativas Lean através de contínuas melhorias, ainda que simples. Pretende melhorar as organizações reduzindo os custos, ou tornando ainda mais rentáveis os investimentos em inovação. A sua aplicação faz-se através de várias ferramentas, como a reunião de Kaizen Diário, a ferramenta 5S ou o mapeamento de processos. O Lean e o Kaizen nasceram na indústria automóvel, mas rapidamente cresceram, sendo aplicados a outro tipo de indústrias e em áreas administrativas ou de prestação de serviços. No âmbito desta dissertação, foi proposto o acompanhamento da implementação da melhoria contínua em dois departamentos de uma organização, um administrativo e um operacional. Estudou-se a utilização de diferentes ferramentas em ambos os departamentos, tendo sido possível constatar as diferentes especificidades. Destaca-se a aplicação da reunião de Kaizen Diário nas áreas administrativas como motivador da mudança cultural. No armazém, destaca-se a aplicação da ferramenta 5S. Destaca-se ainda a importância de um líder da melhoria contínua em cada departamento no sentido de motivar os seus colaboradores. Na organização estudada, a evolução foi grande e positiva no curto intervalo de tempo de observação, mas acredita-se que ainda há espaço de crescimento em ambos os departamentos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-25T15:39:45Z
2016-09
2016-11
2016-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/19461
url http://hdl.handle.net/10362/19461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137886122016768