Ensino e aprendizagem da estatística no 2.º ciclo do ensino básico: uma reflexão sobre as práticas docentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/12788 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo principal analisar e refletir sobre as práticas docentes no ensino da estatística e, consequentemente, sobre a aprendizagem dos alunos. Pretende também averiguar se a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação promove o processo de ensino e de aprendizagem em estatística, através da utilização do programa Excel. Para tal, foram produzidas três questões orientadoras do estudo: (i) Que conhecimento estatístico do professor de Matemática é revelado nas aulas do 6.º ano? (ii) O conhecimento estatístico do professor de matemática influencia o processo de aprendizagem estatística dos alunos? (iii) O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação beneficiam o processo de aprendizagem estatística dos alunos? O quadro teórico desta investigação incide-se sobre o conhecimento estatístico do professor de matemática e nas maiores dificuldades em ensinar e aprender estatística. A metodologia desta investigação é de natureza mista, pois os dados foram analisados quantitativamente e, posteriormente, interpretados. A recolha de dados foi feita através de três instrumentos - um pré-teste, o teste de avaliação e um pós-teste – resolvidos por dezasseis alunos de uma turma do 6.º ano e a dezassete de outra turma, sendo estes e a professora titular das turmas, os participantes da investigação. Foram analisadas as respostas dos alunos e agrupadas em quatro temas estatísticos, nos três momentos de avaliação. Os resultados desta investigação demonstram que os alunos possuem muitas dificuldades nos temas estatísticos, principalmente no cálculo das medidas de tendência central, tal como a literatura descreve. Alguns alunos revelaram, depois da utilização do programa do Excel, alguma evolução. Assim, com este estudo, entende-se que, de acordo com os resultados dos alunos obtidos, os professores possuem dificuldades em ensinar os conteúdos de estatística, no 2º ciclo, e que, bem explorado, as Tecnologias da Informação e Comunicação podem ser grandes aliados ao processo de ensino-aprendizagem da estatística. |
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