Ensino e aprendizagem da estatística no 2.º ciclo do ensino básico: uma reflexão sobre as práticas docentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/12788 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo principal analisar e refletir sobre as práticas docentes no ensino da estatística e, consequentemente, sobre a aprendizagem dos alunos. Pretende também averiguar se a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação promove o processo de ensino e de aprendizagem em estatística, através da utilização do programa Excel. Para tal, foram produzidas três questões orientadoras do estudo: (i) Que conhecimento estatístico do professor de Matemática é revelado nas aulas do 6.º ano? (ii) O conhecimento estatístico do professor de matemática influencia o processo de aprendizagem estatística dos alunos? (iii) O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação beneficiam o processo de aprendizagem estatística dos alunos? O quadro teórico desta investigação incide-se sobre o conhecimento estatístico do professor de matemática e nas maiores dificuldades em ensinar e aprender estatística. A metodologia desta investigação é de natureza mista, pois os dados foram analisados quantitativamente e, posteriormente, interpretados. A recolha de dados foi feita através de três instrumentos - um pré-teste, o teste de avaliação e um pós-teste – resolvidos por dezasseis alunos de uma turma do 6.º ano e a dezassete de outra turma, sendo estes e a professora titular das turmas, os participantes da investigação. Foram analisadas as respostas dos alunos e agrupadas em quatro temas estatísticos, nos três momentos de avaliação. Os resultados desta investigação demonstram que os alunos possuem muitas dificuldades nos temas estatísticos, principalmente no cálculo das medidas de tendência central, tal como a literatura descreve. Alguns alunos revelaram, depois da utilização do programa do Excel, alguma evolução. Assim, com este estudo, entende-se que, de acordo com os resultados dos alunos obtidos, os professores possuem dificuldades em ensinar os conteúdos de estatística, no 2º ciclo, e que, bem explorado, as Tecnologias da Informação e Comunicação podem ser grandes aliados ao processo de ensino-aprendizagem da estatística. |
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Ensino e aprendizagem da estatística no 2.º ciclo do ensino básico: uma reflexão sobre as práticas docentesConhecimento do professorConhecimento estatísticoAprendizagem estatística2º ciclo do ensino básicoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente estudo tem como objetivo principal analisar e refletir sobre as práticas docentes no ensino da estatística e, consequentemente, sobre a aprendizagem dos alunos. Pretende também averiguar se a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação promove o processo de ensino e de aprendizagem em estatística, através da utilização do programa Excel. Para tal, foram produzidas três questões orientadoras do estudo: (i) Que conhecimento estatístico do professor de Matemática é revelado nas aulas do 6.º ano? (ii) O conhecimento estatístico do professor de matemática influencia o processo de aprendizagem estatística dos alunos? (iii) O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação beneficiam o processo de aprendizagem estatística dos alunos? O quadro teórico desta investigação incide-se sobre o conhecimento estatístico do professor de matemática e nas maiores dificuldades em ensinar e aprender estatística. A metodologia desta investigação é de natureza mista, pois os dados foram analisados quantitativamente e, posteriormente, interpretados. A recolha de dados foi feita através de três instrumentos - um pré-teste, o teste de avaliação e um pós-teste – resolvidos por dezasseis alunos de uma turma do 6.º ano e a dezassete de outra turma, sendo estes e a professora titular das turmas, os participantes da investigação. Foram analisadas as respostas dos alunos e agrupadas em quatro temas estatísticos, nos três momentos de avaliação. Os resultados desta investigação demonstram que os alunos possuem muitas dificuldades nos temas estatísticos, principalmente no cálculo das medidas de tendência central, tal como a literatura descreve. Alguns alunos revelaram, depois da utilização do programa do Excel, alguma evolução. Assim, com este estudo, entende-se que, de acordo com os resultados dos alunos obtidos, os professores possuem dificuldades em ensinar os conteúdos de estatística, no 2º ciclo, e que, bem explorado, as Tecnologias da Informação e Comunicação podem ser grandes aliados ao processo de ensino-aprendizagem da estatística.The main objective of this study is to analyze and reflect on teaching practices in the teaching of statistics and, consequently, on student learning. It also intends to investigate if the use of Information and Communication Technologies promotes the process of teaching and learning in statistics through the use of the Excel program. For this, three questions were produced: (i) What statistical knowledge of the Mathematics teacher is demonstrated in the classes of the 6th grade? (ii) Does the statistical knowledge of the mathematics teacher influence the students' statistical learning process? (iii) Does the use of Information and Communication Technologies benefit the students' statistical learning process? The theoretical framework of this research is focused on the statistical knowledge of the mathematics teacher and on the greatest difficulties in teaching and learning statistics. The methodology of this investigation is mixed in nature, since the data were analyzed quantitatively and, later, interpreted. The data collection was done through three instruments - a pre-test, the evaluation test and a post-test - solved by sixteen students of a 6th grade class and seventeen of another class, being these and their teacher the participants of the investigation. In the three evaluation moments, the students' answers were analyzed and grouped into four statistical subjects. The results of this research revealed that students have many difficulties in statistical subjects, mainly in the calculation of the central tendency measures, as the literature describes. Some students demonstrated, after using the Excel program, some evolution. With this study, it is understood that, according to the results obtained from the students, teachers have difficulties in teaching the contents of statistics in 5th and 6th grade, and if well explored, Information and Communication Technologies can be a great ally to the statistics teaching-learning process.Guerreiro, AntónioSapientiaFerraz, Catarina Afonso2019-10-01T10:08:37Z2019-02-012019-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/12788TID:202231267porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:24:46Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/12788Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:04:03.960641Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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