Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basílio, Carina Patrícia Andrade
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1526
Resumo: Este documento centra-se na realização do estágio pedagógico, no ano letivo 2015/2016, na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e procura descrever, debater e refletir, de uma forma crítica, construtiva e sustentada, as atividades desenvolvidas. A variedade de situações e problemáticas associadas à prática educativa torna o processo profissional docente complexo, pela necessidade de gestão e operacionalização de um conjunto de atividades em prol da comunidade escolar e em particular do aluno. Neste contexto, no âmbito do estágio pedagógico foram desenvolvidas um conjunto de atividades: (i) prática letiva; (ii) atividades de natureza científico-pedagógica; (iii) atividades de integração no meio; e (iv) atividade de intervenção na comunidade escolar. As vivências profissionais e pessoais no âmbito do estágio pedagógico permitiram compreender as variáveis associadas à gestão do processo ensino-aprendizagem e efetivar tomadas de decisão coerentes. A partir do planeamento, análise e controlo dos processos pedagógicos nas diferentes abordagens foi possível desenvolvermos a capacidade de autonomia, cooperação, liderança, adaptação, reflexão crítica e respeito pelas caraterísticas de cada indivíduo. Enquanto professores de Educação Física, através do domínio e aplicabilidade de diferentes métodos e estratégias de ensino, objetivamos o desenvolvimento integral do aluno para a sua transformação na atual sociedade, que se apresenta em constante mudança.
id RCAP_e15be5bdb741d33412258886f5d00c65
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1526
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves ZarcoEstágio pedagógicoEducação físicaProcesso de ensino-aprendizagemAlunoContexto escolarTeaching practicePhysical educationTeaching-learning processStudentSchool contextEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisEste documento centra-se na realização do estágio pedagógico, no ano letivo 2015/2016, na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e procura descrever, debater e refletir, de uma forma crítica, construtiva e sustentada, as atividades desenvolvidas. A variedade de situações e problemáticas associadas à prática educativa torna o processo profissional docente complexo, pela necessidade de gestão e operacionalização de um conjunto de atividades em prol da comunidade escolar e em particular do aluno. Neste contexto, no âmbito do estágio pedagógico foram desenvolvidas um conjunto de atividades: (i) prática letiva; (ii) atividades de natureza científico-pedagógica; (iii) atividades de integração no meio; e (iv) atividade de intervenção na comunidade escolar. As vivências profissionais e pessoais no âmbito do estágio pedagógico permitiram compreender as variáveis associadas à gestão do processo ensino-aprendizagem e efetivar tomadas de decisão coerentes. A partir do planeamento, análise e controlo dos processos pedagógicos nas diferentes abordagens foi possível desenvolvermos a capacidade de autonomia, cooperação, liderança, adaptação, reflexão crítica e respeito pelas caraterísticas de cada indivíduo. Enquanto professores de Educação Física, através do domínio e aplicabilidade de diferentes métodos e estratégias de ensino, objetivamos o desenvolvimento integral do aluno para a sua transformação na atual sociedade, que se apresenta em constante mudança.This document focuses on realization of teaching practice in school year 2015/2016, in Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco and seeks to describe, discuss and reflect activities from a critical, constructive and sustainable way. Variability of situations and problems associated with educational practice makes the professional teaching complex for management and operation of activities for school community and particularly student. In this context, teaching practice have been developed one set of activities: (i) teaching practice; (ii) scientific and pedagogical activities; (iii) integration activities in context; and (iv) intervention activity in school community. Professional and personal experiences in teaching practice allowed us to understand the variables associated with management of teaching-learning process and effect on decision making. Planning, analysis and control of educational processes in the different approaches was possible to develop the ability of autonomy, cooperation, leadership, adaptability, critical reflection and respect for the characteristics of each individual. While physical education teachers through field and applicability of different teaching methods and strategies, aimed to integral development of student to his transformation in present society, that in constant change.Rodrigues, Ana José AguiarDigitUMaBasílio, Carina Patrícia Andrade2017-06-03T00:30:07Z2016-12-09T00:00:00Z2016-12-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1526201636620porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:13Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1526Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:14.381886Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
title Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
spellingShingle Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Basílio, Carina Patrícia Andrade
Estágio pedagógico
Educação física
Processo de ensino-aprendizagem
Aluno
Contexto escolar
Teaching practice
Physical education
Teaching-learning process
Student
School context
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
title_full Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
title_fullStr Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
title_full_unstemmed Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
title_sort Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
author Basílio, Carina Patrícia Andrade
author_facet Basílio, Carina Patrícia Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Ana José Aguiar
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Basílio, Carina Patrícia Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Educação física
Processo de ensino-aprendizagem
Aluno
Contexto escolar
Teaching practice
Physical education
Teaching-learning process
Student
School context
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Estágio pedagógico
Educação física
Processo de ensino-aprendizagem
Aluno
Contexto escolar
Teaching practice
Physical education
Teaching-learning process
Student
School context
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Este documento centra-se na realização do estágio pedagógico, no ano letivo 2015/2016, na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e procura descrever, debater e refletir, de uma forma crítica, construtiva e sustentada, as atividades desenvolvidas. A variedade de situações e problemáticas associadas à prática educativa torna o processo profissional docente complexo, pela necessidade de gestão e operacionalização de um conjunto de atividades em prol da comunidade escolar e em particular do aluno. Neste contexto, no âmbito do estágio pedagógico foram desenvolvidas um conjunto de atividades: (i) prática letiva; (ii) atividades de natureza científico-pedagógica; (iii) atividades de integração no meio; e (iv) atividade de intervenção na comunidade escolar. As vivências profissionais e pessoais no âmbito do estágio pedagógico permitiram compreender as variáveis associadas à gestão do processo ensino-aprendizagem e efetivar tomadas de decisão coerentes. A partir do planeamento, análise e controlo dos processos pedagógicos nas diferentes abordagens foi possível desenvolvermos a capacidade de autonomia, cooperação, liderança, adaptação, reflexão crítica e respeito pelas caraterísticas de cada indivíduo. Enquanto professores de Educação Física, através do domínio e aplicabilidade de diferentes métodos e estratégias de ensino, objetivamos o desenvolvimento integral do aluno para a sua transformação na atual sociedade, que se apresenta em constante mudança.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-09T00:00:00Z
2016-12-09T00:00:00Z
2017-06-03T00:30:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1526
201636620
url http://hdl.handle.net/10400.13/1526
identifier_str_mv 201636620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129912006672384