Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ascensão, Marta Sofia Côrte
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1527
Resumo: O presente documento reflete o estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco no ano letivo 2015/2016, que procura com base no conhecimento científico, refletir o nosso processo de atuação enquanto professores estagiários de Educação Física. Ser capaz de aprofundar e integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos de informação, nos domínios da Educação Física através de um estágio de natureza profissional são os objetivos que pretendemos alcançar. Através do Relatório expressamos as nossas vivências, conhecimentos e competências adquiridas, evidenciando as nossas principais dificuldades, metodologias utilizadas e reflexões sobre todas as atividades que o estágio nos proporcionou, como forma de desenvolvimento profissional e pessoal. A estruturação do Relatório assenta nos seguintes capítulos: prática letiva, ações científico-pedagógicas, atividades de integração no meio, atividade de intervenção na comunidade escolar e outras atividades pontuais experienciadas no estágio. Numa primeira fase, são transmitidas questões sobre o conceito e importância do estágio pedagógico, assim como os objetivos e expetativas do mesmo. Segue-se um enquadramento contextual através da caracterização da instituição que nos acolheu e da apresentação das turmas atribuídas para o desenvolvimento do processo formativo. Nos capítulos que se seguem relatamos e analisamos, de forma crítica e reflexiva os objetivos e processos utilizados, vantagens e desvantagens de cada uma das atividades desenvolvidas e um leque de conhecimentos e competências adquiridas. O último capítulo diz respeito às considerações finais do trabalho realizado, apresentando igualmente algumas sugestões e contributos da nossa formação académica e posteriores referências bibliográficas que serviram de suporte para a sustentação científica do relatório.
id RCAP_a5da59f918f450fc5c2c466b6afbdcfa
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1527
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves ZarcoEstágio pedagógicoEducação físicaEscolaProcesso de ensino-aprendizagemReflexãoTeaching practicePhysical educationSchoolTeaching-learning processReflectionEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente documento reflete o estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco no ano letivo 2015/2016, que procura com base no conhecimento científico, refletir o nosso processo de atuação enquanto professores estagiários de Educação Física. Ser capaz de aprofundar e integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos de informação, nos domínios da Educação Física através de um estágio de natureza profissional são os objetivos que pretendemos alcançar. Através do Relatório expressamos as nossas vivências, conhecimentos e competências adquiridas, evidenciando as nossas principais dificuldades, metodologias utilizadas e reflexões sobre todas as atividades que o estágio nos proporcionou, como forma de desenvolvimento profissional e pessoal. A estruturação do Relatório assenta nos seguintes capítulos: prática letiva, ações científico-pedagógicas, atividades de integração no meio, atividade de intervenção na comunidade escolar e outras atividades pontuais experienciadas no estágio. Numa primeira fase, são transmitidas questões sobre o conceito e importância do estágio pedagógico, assim como os objetivos e expetativas do mesmo. Segue-se um enquadramento contextual através da caracterização da instituição que nos acolheu e da apresentação das turmas atribuídas para o desenvolvimento do processo formativo. Nos capítulos que se seguem relatamos e analisamos, de forma crítica e reflexiva os objetivos e processos utilizados, vantagens e desvantagens de cada uma das atividades desenvolvidas e um leque de conhecimentos e competências adquiridas. O último capítulo diz respeito às considerações finais do trabalho realizado, apresentando igualmente algumas sugestões e contributos da nossa formação académica e posteriores referências bibliográficas que serviram de suporte para a sustentação científica do relatório.The present document reflects teaching practice on Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco in the academic year of 2015/2016 that, with basis on the scientific knowledge, searches to reflect our action process as Physical Education intern teachers. Beeing capable of deepen and integrate knowledge with complex issues, develop solutions or emit information judgments, on the Physical Education domains through an internship with professional nature are our goals. Through the Report we express our experiences, knowledges and acquired skills, evidencing our main difficulties and reflections, used methodologies and reflections about all of the activities that the internship has provided us, as way of professional and personal development. The structure of the Report rests on the following chapters: teaching practice; scientific pedagogical actions, integration activities, intervening action on the school's community and other punctual activities experienced on the internship. On a first phase, some conceptual and pedagogical internship issues are transmitted, as are the goals and expectations for the internship. Here follows a contextual framework trough the characterization of the institution that welcomed us and the presentation of the classes that we were assigned for the training process. In the following chapters we report and analise, critically and reflexively the goals and used processes, advantages and disadvantages of each and every developed activity and a range of knowledge and skills acquired. The last chapter concerns the final considerations of the work that was done, presenting as well some suggestions and contributions of our academic education and posterior bibliographic references that where the support for all the scientific sustain of the Report.Rodrigues, Ana José AguiarDigitUMaAscensão, Marta Sofia Côrte2017-06-04T00:30:07Z2016-12-05T00:00:00Z2016-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1527201636670porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:13Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1527Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:14.440938Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
title Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
spellingShingle Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Ascensão, Marta Sofia Côrte
Estágio pedagógico
Educação física
Escola
Processo de ensino-aprendizagem
Reflexão
Teaching practice
Physical education
School
Teaching-learning process
Reflection
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
title_full Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
title_fullStr Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
title_full_unstemmed Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
title_sort Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
author Ascensão, Marta Sofia Côrte
author_facet Ascensão, Marta Sofia Côrte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Ana José Aguiar
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ascensão, Marta Sofia Côrte
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Educação física
Escola
Processo de ensino-aprendizagem
Reflexão
Teaching practice
Physical education
School
Teaching-learning process
Reflection
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Estágio pedagógico
Educação física
Escola
Processo de ensino-aprendizagem
Reflexão
Teaching practice
Physical education
School
Teaching-learning process
Reflection
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O presente documento reflete o estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco no ano letivo 2015/2016, que procura com base no conhecimento científico, refletir o nosso processo de atuação enquanto professores estagiários de Educação Física. Ser capaz de aprofundar e integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos de informação, nos domínios da Educação Física através de um estágio de natureza profissional são os objetivos que pretendemos alcançar. Através do Relatório expressamos as nossas vivências, conhecimentos e competências adquiridas, evidenciando as nossas principais dificuldades, metodologias utilizadas e reflexões sobre todas as atividades que o estágio nos proporcionou, como forma de desenvolvimento profissional e pessoal. A estruturação do Relatório assenta nos seguintes capítulos: prática letiva, ações científico-pedagógicas, atividades de integração no meio, atividade de intervenção na comunidade escolar e outras atividades pontuais experienciadas no estágio. Numa primeira fase, são transmitidas questões sobre o conceito e importância do estágio pedagógico, assim como os objetivos e expetativas do mesmo. Segue-se um enquadramento contextual através da caracterização da instituição que nos acolheu e da apresentação das turmas atribuídas para o desenvolvimento do processo formativo. Nos capítulos que se seguem relatamos e analisamos, de forma crítica e reflexiva os objetivos e processos utilizados, vantagens e desvantagens de cada uma das atividades desenvolvidas e um leque de conhecimentos e competências adquiridas. O último capítulo diz respeito às considerações finais do trabalho realizado, apresentando igualmente algumas sugestões e contributos da nossa formação académica e posteriores referências bibliográficas que serviram de suporte para a sustentação científica do relatório.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-05T00:00:00Z
2016-12-05T00:00:00Z
2017-06-04T00:30:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1527
201636670
url http://hdl.handle.net/10400.13/1527
identifier_str_mv 201636670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129912009818112