Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/1527 |
Resumo: | O presente documento reflete o estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco no ano letivo 2015/2016, que procura com base no conhecimento científico, refletir o nosso processo de atuação enquanto professores estagiários de Educação Física. Ser capaz de aprofundar e integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos de informação, nos domínios da Educação Física através de um estágio de natureza profissional são os objetivos que pretendemos alcançar. Através do Relatório expressamos as nossas vivências, conhecimentos e competências adquiridas, evidenciando as nossas principais dificuldades, metodologias utilizadas e reflexões sobre todas as atividades que o estágio nos proporcionou, como forma de desenvolvimento profissional e pessoal. A estruturação do Relatório assenta nos seguintes capítulos: prática letiva, ações científico-pedagógicas, atividades de integração no meio, atividade de intervenção na comunidade escolar e outras atividades pontuais experienciadas no estágio. Numa primeira fase, são transmitidas questões sobre o conceito e importância do estágio pedagógico, assim como os objetivos e expetativas do mesmo. Segue-se um enquadramento contextual através da caracterização da instituição que nos acolheu e da apresentação das turmas atribuídas para o desenvolvimento do processo formativo. Nos capítulos que se seguem relatamos e analisamos, de forma crítica e reflexiva os objetivos e processos utilizados, vantagens e desvantagens de cada uma das atividades desenvolvidas e um leque de conhecimentos e competências adquiridas. O último capítulo diz respeito às considerações finais do trabalho realizado, apresentando igualmente algumas sugestões e contributos da nossa formação académica e posteriores referências bibliográficas que serviram de suporte para a sustentação científica do relatório. |
id |
RCAP_a5da59f918f450fc5c2c466b6afbdcfa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/1527 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves ZarcoEstágio pedagógicoEducação físicaEscolaProcesso de ensino-aprendizagemReflexãoTeaching practicePhysical educationSchoolTeaching-learning processReflectionEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente documento reflete o estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco no ano letivo 2015/2016, que procura com base no conhecimento científico, refletir o nosso processo de atuação enquanto professores estagiários de Educação Física. Ser capaz de aprofundar e integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos de informação, nos domínios da Educação Física através de um estágio de natureza profissional são os objetivos que pretendemos alcançar. Através do Relatório expressamos as nossas vivências, conhecimentos e competências adquiridas, evidenciando as nossas principais dificuldades, metodologias utilizadas e reflexões sobre todas as atividades que o estágio nos proporcionou, como forma de desenvolvimento profissional e pessoal. A estruturação do Relatório assenta nos seguintes capítulos: prática letiva, ações científico-pedagógicas, atividades de integração no meio, atividade de intervenção na comunidade escolar e outras atividades pontuais experienciadas no estágio. Numa primeira fase, são transmitidas questões sobre o conceito e importância do estágio pedagógico, assim como os objetivos e expetativas do mesmo. Segue-se um enquadramento contextual através da caracterização da instituição que nos acolheu e da apresentação das turmas atribuídas para o desenvolvimento do processo formativo. Nos capítulos que se seguem relatamos e analisamos, de forma crítica e reflexiva os objetivos e processos utilizados, vantagens e desvantagens de cada uma das atividades desenvolvidas e um leque de conhecimentos e competências adquiridas. O último capítulo diz respeito às considerações finais do trabalho realizado, apresentando igualmente algumas sugestões e contributos da nossa formação académica e posteriores referências bibliográficas que serviram de suporte para a sustentação científica do relatório.The present document reflects teaching practice on Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco in the academic year of 2015/2016 that, with basis on the scientific knowledge, searches to reflect our action process as Physical Education intern teachers. Beeing capable of deepen and integrate knowledge with complex issues, develop solutions or emit information judgments, on the Physical Education domains through an internship with professional nature are our goals. Through the Report we express our experiences, knowledges and acquired skills, evidencing our main difficulties and reflections, used methodologies and reflections about all of the activities that the internship has provided us, as way of professional and personal development. The structure of the Report rests on the following chapters: teaching practice; scientific pedagogical actions, integration activities, intervening action on the school's community and other punctual activities experienced on the internship. On a first phase, some conceptual and pedagogical internship issues are transmitted, as are the goals and expectations for the internship. Here follows a contextual framework trough the characterization of the institution that welcomed us and the presentation of the classes that we were assigned for the training process. In the following chapters we report and analise, critically and reflexively the goals and used processes, advantages and disadvantages of each and every developed activity and a range of knowledge and skills acquired. The last chapter concerns the final considerations of the work that was done, presenting as well some suggestions and contributions of our academic education and posterior bibliographic references that where the support for all the scientific sustain of the Report.Rodrigues, Ana José AguiarDigitUMaAscensão, Marta Sofia Côrte2017-06-04T00:30:07Z2016-12-05T00:00:00Z2016-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1527201636670porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:13Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1527Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:14.440938Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco |
title |
Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco |
spellingShingle |
Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Ascensão, Marta Sofia Côrte Estágio pedagógico Educação física Escola Processo de ensino-aprendizagem Reflexão Teaching practice Physical education School Teaching-learning process Reflection Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco |
title_full |
Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco |
title_fullStr |
Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco |
title_sort |
Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco |
author |
Ascensão, Marta Sofia Côrte |
author_facet |
Ascensão, Marta Sofia Côrte |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Ana José Aguiar DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ascensão, Marta Sofia Côrte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio pedagógico Educação física Escola Processo de ensino-aprendizagem Reflexão Teaching practice Physical education School Teaching-learning process Reflection Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
Estágio pedagógico Educação física Escola Processo de ensino-aprendizagem Reflexão Teaching practice Physical education School Teaching-learning process Reflection Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
O presente documento reflete o estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco no ano letivo 2015/2016, que procura com base no conhecimento científico, refletir o nosso processo de atuação enquanto professores estagiários de Educação Física. Ser capaz de aprofundar e integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos de informação, nos domínios da Educação Física através de um estágio de natureza profissional são os objetivos que pretendemos alcançar. Através do Relatório expressamos as nossas vivências, conhecimentos e competências adquiridas, evidenciando as nossas principais dificuldades, metodologias utilizadas e reflexões sobre todas as atividades que o estágio nos proporcionou, como forma de desenvolvimento profissional e pessoal. A estruturação do Relatório assenta nos seguintes capítulos: prática letiva, ações científico-pedagógicas, atividades de integração no meio, atividade de intervenção na comunidade escolar e outras atividades pontuais experienciadas no estágio. Numa primeira fase, são transmitidas questões sobre o conceito e importância do estágio pedagógico, assim como os objetivos e expetativas do mesmo. Segue-se um enquadramento contextual através da caracterização da instituição que nos acolheu e da apresentação das turmas atribuídas para o desenvolvimento do processo formativo. Nos capítulos que se seguem relatamos e analisamos, de forma crítica e reflexiva os objetivos e processos utilizados, vantagens e desvantagens de cada uma das atividades desenvolvidas e um leque de conhecimentos e competências adquiridas. O último capítulo diz respeito às considerações finais do trabalho realizado, apresentando igualmente algumas sugestões e contributos da nossa formação académica e posteriores referências bibliográficas que serviram de suporte para a sustentação científica do relatório. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-05T00:00:00Z 2016-12-05T00:00:00Z 2017-06-04T00:30:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/1527 201636670 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/1527 |
identifier_str_mv |
201636670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129912009818112 |