Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bicho, Ana Catarina Teixeira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15410
Resumo: Sendo um documento essencial na construção da profissionalidade docente da estagiária, o presente relatório incorpora uma apresentação e reflexão acerca do percurso percorrido ao longo dos estágios em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico no âmbito da Unidade Curricular da Prática Educativa Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Espelhando o processo formativo da PES num perfil duplo surgem os referenciais teóricos e legais que sustentaram as ações desenvolvidas em contexto, aliados a uma caraterização e reflexão acerca das singularidades dos contextos educativos e das crianças com os quais a mestranda desenvolveu a sua prática. A análise e reflexão dos mesmos permitiram desenvolver ações significativas com as crianças, tendo em vista o seu desenvolvimento holístico e uma continuidade educativa inerente ao perfil duplo da docência, numa perspetiva socio construtivista, segundo a qual a criança é encarada como o centro do processo educativo, desempenhando um papel ativo nesse mesmo processo. Assentes numa metodologia de investigação-ação, as práticas educativas fomentaram o desenvolvimento da capacidade reflexiva pelo trabalho colaborativo e pelos processos de observação, planificação, ação e avaliação, proporcionando oportunidades para ações mais inovadoras e com sentido, capazes de provocar transformações no contexto e na futura profissional. O facto de ter agido nos dois contextos permitiu a construção do perfil duplo quer ao nível da continuidade educativa, quer ao nível do desenvolvimento e conhecimento de crianças.
id RCAP_3b0a2c19248ea559fff1d775e3782fe1
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/15410
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Relatório de EstágioProfessor reflexivoMetodologia de Investigação-açãoSocioconstrutivismoEducação de Infância e 1.º CEBProcesso ColaborativoReflexive professorMethodology of InvestigationSocial-constructivismPreschool Education and Primary EducationCollaborative ProcessDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoSendo um documento essencial na construção da profissionalidade docente da estagiária, o presente relatório incorpora uma apresentação e reflexão acerca do percurso percorrido ao longo dos estágios em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico no âmbito da Unidade Curricular da Prática Educativa Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Espelhando o processo formativo da PES num perfil duplo surgem os referenciais teóricos e legais que sustentaram as ações desenvolvidas em contexto, aliados a uma caraterização e reflexão acerca das singularidades dos contextos educativos e das crianças com os quais a mestranda desenvolveu a sua prática. A análise e reflexão dos mesmos permitiram desenvolver ações significativas com as crianças, tendo em vista o seu desenvolvimento holístico e uma continuidade educativa inerente ao perfil duplo da docência, numa perspetiva socio construtivista, segundo a qual a criança é encarada como o centro do processo educativo, desempenhando um papel ativo nesse mesmo processo. Assentes numa metodologia de investigação-ação, as práticas educativas fomentaram o desenvolvimento da capacidade reflexiva pelo trabalho colaborativo e pelos processos de observação, planificação, ação e avaliação, proporcionando oportunidades para ações mais inovadoras e com sentido, capazes de provocar transformações no contexto e na futura profissional. O facto de ter agido nos dois contextos permitiu a construção do perfil duplo quer ao nível da continuidade educativa, quer ao nível do desenvolvimento e conhecimento de crianças.The document you are currently reading has been an essential tool for the development of the intern as a professional teacher and educator, as this incorporates a presentation and reflection about her path during the internships in Preschool education and Primary Education integrated in the curricular unit of Supervised Educational Practice that is inserted in the Masters of Preschool education and teaching primary school’s study programme. Reflecting the formative process of the SED in a double profile emerge theoretical references and legal that sustained the developed actions in context, allied to a characterization and reflection about the singularities of the educational contexts and of the children with whom the master’s student developed her practice. The analyses and deliberation of this allowed the development of significant actions with the enfants, in order to increase the masters student holistic development and an educational continuity inherent to the double profile of teaching in a perspective socio constructive, in which the child is seen as center of the educational process performing an active role in that same process. Rooted in a methodology of research-action, the educational practices instigated the development of the reflexive capacity by the collaborative work and the observation processes, planification, action and evaluation, providing opportunities for actions more innovative and meaningful, capable of trigging transformations in the context and professional future. The fact that the master student acted in both contexts of education, previously mentioned, allowed the construction of a double profile either in a level of educational continuity and level of the growth and development of the children.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBicho, Ana Catarina Teixeira2020-01-29T12:09:24Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15410TID:202570428porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:59:31ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Bicho, Ana Catarina Teixeira
Professor reflexivo
Metodologia de Investigação-ação
Socioconstrutivismo
Educação de Infância e 1.º CEB
Processo Colaborativo
Reflexive professor
Methodology of Investigation
Social-constructivism
Preschool Education and Primary Education
Collaborative Process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Bicho, Ana Catarina Teixeira
author_facet Bicho, Ana Catarina Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marta, Maria Margarida Campos
Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Bicho, Ana Catarina Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Professor reflexivo
Metodologia de Investigação-ação
Socioconstrutivismo
Educação de Infância e 1.º CEB
Processo Colaborativo
Reflexive professor
Methodology of Investigation
Social-constructivism
Preschool Education and Primary Education
Collaborative Process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Professor reflexivo
Metodologia de Investigação-ação
Socioconstrutivismo
Educação de Infância e 1.º CEB
Processo Colaborativo
Reflexive professor
Methodology of Investigation
Social-constructivism
Preschool Education and Primary Education
Collaborative Process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Sendo um documento essencial na construção da profissionalidade docente da estagiária, o presente relatório incorpora uma apresentação e reflexão acerca do percurso percorrido ao longo dos estágios em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico no âmbito da Unidade Curricular da Prática Educativa Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Espelhando o processo formativo da PES num perfil duplo surgem os referenciais teóricos e legais que sustentaram as ações desenvolvidas em contexto, aliados a uma caraterização e reflexão acerca das singularidades dos contextos educativos e das crianças com os quais a mestranda desenvolveu a sua prática. A análise e reflexão dos mesmos permitiram desenvolver ações significativas com as crianças, tendo em vista o seu desenvolvimento holístico e uma continuidade educativa inerente ao perfil duplo da docência, numa perspetiva socio construtivista, segundo a qual a criança é encarada como o centro do processo educativo, desempenhando um papel ativo nesse mesmo processo. Assentes numa metodologia de investigação-ação, as práticas educativas fomentaram o desenvolvimento da capacidade reflexiva pelo trabalho colaborativo e pelos processos de observação, planificação, ação e avaliação, proporcionando oportunidades para ações mais inovadoras e com sentido, capazes de provocar transformações no contexto e na futura profissional. O facto de ter agido nos dois contextos permitiu a construção do perfil duplo quer ao nível da continuidade educativa, quer ao nível do desenvolvimento e conhecimento de crianças.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-01-29T12:09:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/15410
TID:202570428
url http://hdl.handle.net/10400.22/15410
identifier_str_mv TID:202570428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302345947807744