Pensar a cidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pequeno, Sónia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/14171
Resumo: Esta investigação resulta do aprofundamento das aprendizagens realizadas durante a prática de ensino supervisionada com uma turma de 9º ano na Escola Secundária de Mem Martins em Sintra, na disciplina de Educação Visual. Realizou-se o estudo segundo a metodologia de investigação-ação, durante uma Unidade Didática de médio prazo, no decurso do segundo semestre. O principal objetivo foi o aprofundamento do imaginário dos alunos, partindo das bases culturais e da bagagem visual por eles adquiridas até então. Propôs-se uma temática urbana, com referências artísticas da mesma temática, e por fim, através de uma metodologia projetual, propôs-se ao grupo/turma construir uma cidade, ou um bairro em alternativa. Esta cidade ou bairro devia decorrer de uma reflexão crítica por parte dos alunos sobre a contemporaneidade, abordando os seus grandes desafios e questões, designadamente de questões ambientais. Foi trabalhada a criatividade individual e partilha coletiva, através de um trabalho de entreajuda e inclusão. Deste trabalho reflexivo e criativo surgiram projetos com base sustentável, e de grande importância como tomada de posição na realidade atual.
id RCAP_3b4bb3ba523ff10033769529ee0b18a0
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14171
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pensar a cidadeMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOENSINO DE ARTES VISUAISEDUCAÇÃO VISUALRELATÓRIOS DE ESTÁGIOCIDADESVISUAL ARTS TEACHINGVISUAL EDUCATIONINTERNSHIP REPORTSCITIESEsta investigação resulta do aprofundamento das aprendizagens realizadas durante a prática de ensino supervisionada com uma turma de 9º ano na Escola Secundária de Mem Martins em Sintra, na disciplina de Educação Visual. Realizou-se o estudo segundo a metodologia de investigação-ação, durante uma Unidade Didática de médio prazo, no decurso do segundo semestre. O principal objetivo foi o aprofundamento do imaginário dos alunos, partindo das bases culturais e da bagagem visual por eles adquiridas até então. Propôs-se uma temática urbana, com referências artísticas da mesma temática, e por fim, através de uma metodologia projetual, propôs-se ao grupo/turma construir uma cidade, ou um bairro em alternativa. Esta cidade ou bairro devia decorrer de uma reflexão crítica por parte dos alunos sobre a contemporaneidade, abordando os seus grandes desafios e questões, designadamente de questões ambientais. Foi trabalhada a criatividade individual e partilha coletiva, através de um trabalho de entreajuda e inclusão. Deste trabalho reflexivo e criativo surgiram projetos com base sustentável, e de grande importância como tomada de posição na realidade atual.This research results from the deepening of the learning carried out during the supervised teaching practice with a 9th grade class at Mem Martins Secondary School in Sintra, in the discipline of Visual Education. The study was carried out according to the research-action methodology, during a medium-term Didactic Unit, during the second semester. The main objective was to deepen the students' imagination, starting from their cultural and visual background. An urban theme was proposed, some related artistic references were provided, and finally, through a project methodology, it was proposed to the group/class to build a city, or a neighborhood as an alternative. This city or neighbourhood should be the result of a critical reflection by the students on the contemporary world, addressing its major challenges and issues, particularly environmental issues. Individual creativity and collective sharing were worked on through a work of mutual help and inclusion. From this reflective and creative work emerged projects based on sustainable and of great importance as taking a position in the current reality.2023-10-06T16:13:48Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/14171TID:203361148porPequeno, Sóniainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-13T01:31:22Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14171Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:35:19.794023Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pensar a cidade
title Pensar a cidade
spellingShingle Pensar a cidade
Pequeno, Sónia
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
EDUCAÇÃO VISUAL
RELATÓRIOS DE ESTÁGIO
CIDADES
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL EDUCATION
INTERNSHIP REPORTS
CITIES
title_short Pensar a cidade
title_full Pensar a cidade
title_fullStr Pensar a cidade
title_full_unstemmed Pensar a cidade
title_sort Pensar a cidade
author Pequeno, Sónia
author_facet Pequeno, Sónia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pequeno, Sónia
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
EDUCAÇÃO VISUAL
RELATÓRIOS DE ESTÁGIO
CIDADES
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL EDUCATION
INTERNSHIP REPORTS
CITIES
topic MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
EDUCAÇÃO VISUAL
RELATÓRIOS DE ESTÁGIO
CIDADES
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL EDUCATION
INTERNSHIP REPORTS
CITIES
description Esta investigação resulta do aprofundamento das aprendizagens realizadas durante a prática de ensino supervisionada com uma turma de 9º ano na Escola Secundária de Mem Martins em Sintra, na disciplina de Educação Visual. Realizou-se o estudo segundo a metodologia de investigação-ação, durante uma Unidade Didática de médio prazo, no decurso do segundo semestre. O principal objetivo foi o aprofundamento do imaginário dos alunos, partindo das bases culturais e da bagagem visual por eles adquiridas até então. Propôs-se uma temática urbana, com referências artísticas da mesma temática, e por fim, através de uma metodologia projetual, propôs-se ao grupo/turma construir uma cidade, ou um bairro em alternativa. Esta cidade ou bairro devia decorrer de uma reflexão crítica por parte dos alunos sobre a contemporaneidade, abordando os seus grandes desafios e questões, designadamente de questões ambientais. Foi trabalhada a criatividade individual e partilha coletiva, através de um trabalho de entreajuda e inclusão. Deste trabalho reflexivo e criativo surgiram projetos com base sustentável, e de grande importância como tomada de posição na realidade atual.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-06T16:13:48Z
2023-01-01T00:00:00Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/14171
TID:203361148
url http://hdl.handle.net/10437/14171
identifier_str_mv TID:203361148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133616369827840