Educar para a cidadania através da arte : uma abordagem à cultura visual na disciplina de desenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Justino, Rita Marujo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13923
Resumo: A Cultura Visual, onde se abordam questões ligadas ao poder das imagens como forma de comunicação, sobretudo na contemporaneidade, tem fortes conexões com os temas sociais. Estes tópicos não só estão bastante presentes na cultura popular — nos filmes e nas séries, no marketing das empresas, etc, como são frequentemente utilizados pelos artistas nos seus projetos. Ao longo desta dissertação expõem-se possíveis formas de abordar temas sociais e ambientais no ensino artístico, através do paradigma de ensino da cultura visual, e explora-se a importância do papel da escola na formação global do alunos (indo ao encontro das competências requeridas para o séc. XXI da UNESCO, também consubstanciadas no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória do Ministério da Educação). Nesta pesquisa recorreu-se à metodologia da investigação-ação, que permitiu aliar a investigação teórica ao contexto pedagógico da prática de ensino supervisionada. A PES ocorreu ao longo do ano letivo 2021/2022, na Escola Secundária de Carcavelos, com uma turma de 11º ano de Desenho A. Foram aplicadas três unidades didáticas no âmbito desta investigação ligadas a temas sociais dos nossos dias como: a identidade e diversidade humana; a preservação dos oceanos e ativismo artístico na contemporaneidade. Os resultados obtidos do conjunto de dados recolhidos, apontam para uma maior consciencialização dos alunos do papel transformador das artes na sociedade.
id RCAP_4c32c2bc98554b81824739e7c7aa3030
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13923
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educar para a cidadania através da arte : uma abordagem à cultura visual na disciplina de desenhoMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOENSINO DE ARTES VISUAISEDUCAÇÃO VISUALRELATÓRIOS DE ESTÁGIOCULTURA VISUALCIDADANIAVISUAL ARTS TEACHINGVISUAL EDUCATIONINTERNSHIP REPORTSVISUAL CULTURECITIZENSHIPA Cultura Visual, onde se abordam questões ligadas ao poder das imagens como forma de comunicação, sobretudo na contemporaneidade, tem fortes conexões com os temas sociais. Estes tópicos não só estão bastante presentes na cultura popular — nos filmes e nas séries, no marketing das empresas, etc, como são frequentemente utilizados pelos artistas nos seus projetos. Ao longo desta dissertação expõem-se possíveis formas de abordar temas sociais e ambientais no ensino artístico, através do paradigma de ensino da cultura visual, e explora-se a importância do papel da escola na formação global do alunos (indo ao encontro das competências requeridas para o séc. XXI da UNESCO, também consubstanciadas no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória do Ministério da Educação). Nesta pesquisa recorreu-se à metodologia da investigação-ação, que permitiu aliar a investigação teórica ao contexto pedagógico da prática de ensino supervisionada. A PES ocorreu ao longo do ano letivo 2021/2022, na Escola Secundária de Carcavelos, com uma turma de 11º ano de Desenho A. Foram aplicadas três unidades didáticas no âmbito desta investigação ligadas a temas sociais dos nossos dias como: a identidade e diversidade humana; a preservação dos oceanos e ativismo artístico na contemporaneidade. Os resultados obtidos do conjunto de dados recolhidos, apontam para uma maior consciencialização dos alunos do papel transformador das artes na sociedade.Visual culture, where matters related to the power of images as a form of communication are addressed, especially in contemporary times, has strong connections to social issues. These topics are not only quite present in popular culture — in movies and tv shows, in company marketing, etc., they are also often used by artists in their projects. Possible ways of approaching social and environmental issues in art education, through the teaching paradigm of visual culture, are presented within this dissertation, as well as an analysis of the importance of the role of the school role in the global formation of students (considering the ‘skills for the education of the 21st century’ set by UNESCO, and the ‘students profile at the end of compulsory education’ envisioned by the Ministry of Education). This investigation was conducted using the action-research methodology, which allowed the combination of theoretical investigation with the pedagogical context of the supervised teaching practice. The STP took place throughout the 2021/2022 school year, at the High School of Carcavelos, with an 11th grade Drawing A class. Three didactic units were applied within the scope of this research linked to social issues of our days, such as: human identity and diversity, the preservation of the oceans and artistic activism in contemporary times. The results obtained from the collected data point to a greater awareness among students regarding the transforming role of the arts in society2023-05-31T12:52:07Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13923TID:203309790porJustino, Rita Marujoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-02T01:30:42Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13923Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:59:42.032084Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educar para a cidadania através da arte : uma abordagem à cultura visual na disciplina de desenho
title Educar para a cidadania através da arte : uma abordagem à cultura visual na disciplina de desenho
spellingShingle Educar para a cidadania através da arte : uma abordagem à cultura visual na disciplina de desenho
Justino, Rita Marujo
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
EDUCAÇÃO VISUAL
RELATÓRIOS DE ESTÁGIO
CULTURA VISUAL
CIDADANIA
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL EDUCATION
INTERNSHIP REPORTS
VISUAL CULTURE
CITIZENSHIP
title_short Educar para a cidadania através da arte : uma abordagem à cultura visual na disciplina de desenho
title_full Educar para a cidadania através da arte : uma abordagem à cultura visual na disciplina de desenho
title_fullStr Educar para a cidadania através da arte : uma abordagem à cultura visual na disciplina de desenho
title_full_unstemmed Educar para a cidadania através da arte : uma abordagem à cultura visual na disciplina de desenho
title_sort Educar para a cidadania através da arte : uma abordagem à cultura visual na disciplina de desenho
author Justino, Rita Marujo
author_facet Justino, Rita Marujo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Justino, Rita Marujo
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
EDUCAÇÃO VISUAL
RELATÓRIOS DE ESTÁGIO
CULTURA VISUAL
CIDADANIA
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL EDUCATION
INTERNSHIP REPORTS
VISUAL CULTURE
CITIZENSHIP
topic MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
EDUCAÇÃO VISUAL
RELATÓRIOS DE ESTÁGIO
CULTURA VISUAL
CIDADANIA
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL EDUCATION
INTERNSHIP REPORTS
VISUAL CULTURE
CITIZENSHIP
description A Cultura Visual, onde se abordam questões ligadas ao poder das imagens como forma de comunicação, sobretudo na contemporaneidade, tem fortes conexões com os temas sociais. Estes tópicos não só estão bastante presentes na cultura popular — nos filmes e nas séries, no marketing das empresas, etc, como são frequentemente utilizados pelos artistas nos seus projetos. Ao longo desta dissertação expõem-se possíveis formas de abordar temas sociais e ambientais no ensino artístico, através do paradigma de ensino da cultura visual, e explora-se a importância do papel da escola na formação global do alunos (indo ao encontro das competências requeridas para o séc. XXI da UNESCO, também consubstanciadas no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória do Ministério da Educação). Nesta pesquisa recorreu-se à metodologia da investigação-ação, que permitiu aliar a investigação teórica ao contexto pedagógico da prática de ensino supervisionada. A PES ocorreu ao longo do ano letivo 2021/2022, na Escola Secundária de Carcavelos, com uma turma de 11º ano de Desenho A. Foram aplicadas três unidades didáticas no âmbito desta investigação ligadas a temas sociais dos nossos dias como: a identidade e diversidade humana; a preservação dos oceanos e ativismo artístico na contemporaneidade. Os resultados obtidos do conjunto de dados recolhidos, apontam para uma maior consciencialização dos alunos do papel transformador das artes na sociedade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-31T12:52:07Z
2023-01-01T00:00:00Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13923
TID:203309790
url http://hdl.handle.net/10437/13923
identifier_str_mv TID:203309790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131666088722432