O papel dos pais na escolarização dos filhos com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Alexandra
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ribeiro, Célia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/25924
Resumo: A Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura carateriza-se por um padrão de leitura em que se verifica, fundamentalmente, desde as primeiras fases de aprendizagem, uma grande dificuldade na identificação das palavras escritas. Sendo as competências de leitura e escrita essenciais para a aprendizagem e para o sucesso escolar, torna-se imperioso que o diagnóstico seja realizado atempadamente, de forma a proporcionar estratégias educativas adequadas, que aplicadas de forma sistemática e permanente, contribuirão para que os alunos com a perturbação em causa vejam facilitada a aprendizagem e o desenvolvimento do processo de leitura e de escrita. Consideramos que os pais e os professores de educação especial devem agir como uma equipa e encetar um trabalho conjunto e planeado, que permitirá incrementar atividades/estratégias que ajudarão a desenvolver a capacidade de autonomia e o sentido de responsabilidade dos alunos com Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura. A revisão da literatura efetuada aponta para a importância de uma intervenção especializada regular, com medidas educativas adequadas e com a colaboração dos pais/encarregados de educação.
id RCAP_3b5fcd1c67aa0e24625a0b1f63091583
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25924
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel dos pais na escolarização dos filhos com perturbação da aprendizagem específica com défice na leituraThe role of parents in schooling of children with specific learning disorder with impairment in readingPerturbação da aprendizagem específica com défice na leituraPais/encarregados de educaçãoProfessores de educação especialIntervençãoColaboraçãoSucesso escolarSpecific learning disorder with impairment in ReadingParents/guardiansSpecial education teachersInterventionCooperationStudents’ successA Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura carateriza-se por um padrão de leitura em que se verifica, fundamentalmente, desde as primeiras fases de aprendizagem, uma grande dificuldade na identificação das palavras escritas. Sendo as competências de leitura e escrita essenciais para a aprendizagem e para o sucesso escolar, torna-se imperioso que o diagnóstico seja realizado atempadamente, de forma a proporcionar estratégias educativas adequadas, que aplicadas de forma sistemática e permanente, contribuirão para que os alunos com a perturbação em causa vejam facilitada a aprendizagem e o desenvolvimento do processo de leitura e de escrita. Consideramos que os pais e os professores de educação especial devem agir como uma equipa e encetar um trabalho conjunto e planeado, que permitirá incrementar atividades/estratégias que ajudarão a desenvolver a capacidade de autonomia e o sentido de responsabilidade dos alunos com Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura. A revisão da literatura efetuada aponta para a importância de uma intervenção especializada regular, com medidas educativas adequadas e com a colaboração dos pais/encarregados de educação.The Specific Learning disorder with impairment in Reading is characterized by a reading pattern in which we can see, essentially from the first stages of learning, a great difficulty in identifying written words. Being the reading and written skills crucial for learning and for the school success, it is imperative that the diagnosis is done on due time so that the proper educational strategies can be provided. Applied in a systematic and permanent way, they will enable learning and the development of reading and writing skills in students with this disorder. We are aware that parents and Special Education teachers should act as a team and start a planned co-work which will allow the development of strategies that will help the development of autonomy and the sense of responsibility of students with Specific Learning disorder with impairment in Reading. The literature revision that was done points to the importance of regular specialized intervention, with suitable educational measures and the cooperation of parents/guardians.Universidade Católica PortuguesaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGonçalves, AlexandraRibeiro, Célia2018-11-02T16:00:40Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/25924porGONÇALVES, Alexandra ; RIBEIRO, Célia – O papel dos pais na escolarização dos filhos com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura. Gestão e Desenvolvimento. Viseu. ISSN 0872-556X. Nº 24 (2016), p. 213-230.0872-556X10.7559/gestaoedesenvolvimento.2016.342info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-12T01:38:40Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25924Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:20:43.155718Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel dos pais na escolarização dos filhos com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura
The role of parents in schooling of children with specific learning disorder with impairment in reading
title O papel dos pais na escolarização dos filhos com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura
spellingShingle O papel dos pais na escolarização dos filhos com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura
Gonçalves, Alexandra
Perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura
Pais/encarregados de educação
Professores de educação especial
Intervenção
Colaboração
Sucesso escolar
Specific learning disorder with impairment in Reading
Parents/guardians
Special education teachers
Intervention
Cooperation
Students’ success
title_short O papel dos pais na escolarização dos filhos com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura
title_full O papel dos pais na escolarização dos filhos com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura
title_fullStr O papel dos pais na escolarização dos filhos com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura
title_full_unstemmed O papel dos pais na escolarização dos filhos com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura
title_sort O papel dos pais na escolarização dos filhos com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura
author Gonçalves, Alexandra
author_facet Gonçalves, Alexandra
Ribeiro, Célia
author_role author
author2 Ribeiro, Célia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Alexandra
Ribeiro, Célia
dc.subject.por.fl_str_mv Perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura
Pais/encarregados de educação
Professores de educação especial
Intervenção
Colaboração
Sucesso escolar
Specific learning disorder with impairment in Reading
Parents/guardians
Special education teachers
Intervention
Cooperation
Students’ success
topic Perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura
Pais/encarregados de educação
Professores de educação especial
Intervenção
Colaboração
Sucesso escolar
Specific learning disorder with impairment in Reading
Parents/guardians
Special education teachers
Intervention
Cooperation
Students’ success
description A Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura carateriza-se por um padrão de leitura em que se verifica, fundamentalmente, desde as primeiras fases de aprendizagem, uma grande dificuldade na identificação das palavras escritas. Sendo as competências de leitura e escrita essenciais para a aprendizagem e para o sucesso escolar, torna-se imperioso que o diagnóstico seja realizado atempadamente, de forma a proporcionar estratégias educativas adequadas, que aplicadas de forma sistemática e permanente, contribuirão para que os alunos com a perturbação em causa vejam facilitada a aprendizagem e o desenvolvimento do processo de leitura e de escrita. Consideramos que os pais e os professores de educação especial devem agir como uma equipa e encetar um trabalho conjunto e planeado, que permitirá incrementar atividades/estratégias que ajudarão a desenvolver a capacidade de autonomia e o sentido de responsabilidade dos alunos com Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura. A revisão da literatura efetuada aponta para a importância de uma intervenção especializada regular, com medidas educativas adequadas e com a colaboração dos pais/encarregados de educação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2018-11-02T16:00:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/25924
url http://hdl.handle.net/10400.14/25924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv GONÇALVES, Alexandra ; RIBEIRO, Célia – O papel dos pais na escolarização dos filhos com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura. Gestão e Desenvolvimento. Viseu. ISSN 0872-556X. Nº 24 (2016), p. 213-230.
0872-556X
10.7559/gestaoedesenvolvimento.2016.342
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131905776418816