A integração das TIC no ensino de matemática do 1º CEB : distrito de Aveiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/16348 |
Resumo: | Com o passar dos tempos, as sociedades tornaram-se cada vez mais complexas e competitivas, devido ao aparecimento das Tecnologias da Informação e Comunicação. De facto, atualmente as TIC são dominadas pelos mais jovens, que nelas revem grande parte dos seus interesses. Em oposição, a disciplina de Matemática revela-se menos atrativa, tal como evidenciam os resultados escolares dos ensinos Básico e Secundário. Neste sentido, o presente estudo teve como finalidade aferir a integração das TIC na Matemática do 1.º CEB. Por conseguinte, foram definidas quatro questões de investigação: Que conhecimentos possuem os professores do 1.º CEB em TIC? Será que os professores do 1.º CEB apresentam disponibilidade para frequentar formação específica que lhes permita aplicar as TIC em Matemática? Quais são as atitudes dos professores do 1.º CEB relativamente às TIC? Que utilização das TIC referem fazer os professores do 1.º CEB na disciplina de Matemática? A metodologia utilizada é de natureza quantitativa, baseada num plano de investigação não experimental, no qual foi aplicado um inquérito por questionário de administração direta, a uma amostra não probabilística, composta por cem professores titulares de turma das escolas do 1.º CEB do distrito de Aveiro. Os resultados obtidos evidenciaram que os professores não estão preparados para diversificar os recursos e estratégias de ensino e aprendizagem utilizando as TIC, destacando-se a falta de conhecimentos em software específico de Matemática. No entanto, salientam-se as atitudes positivas face às TIC, assim como a motivação para frequentar formação específica, que lhes permita aplicar as TIC em Matemática. De facto, a chave para a integração das TIC na Matemática do 1.º CEB poderá passar pela frequência de formação com elevada qualidade, mediada pela Associação de Professores de Matemática, Sociedade Portuguesa de Matemática e Universidades. |
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A integração das TIC no ensino de matemática do 1º CEB : distrito de AveiroMultimédia em educaçãoTecnologias da informação e da comunicaçãoEnsino básico 1º cicloEstratégias da aprendizagemEnsino da matemáticaMetodologia de ensinoMotivação para a aprendizagemCom o passar dos tempos, as sociedades tornaram-se cada vez mais complexas e competitivas, devido ao aparecimento das Tecnologias da Informação e Comunicação. De facto, atualmente as TIC são dominadas pelos mais jovens, que nelas revem grande parte dos seus interesses. Em oposição, a disciplina de Matemática revela-se menos atrativa, tal como evidenciam os resultados escolares dos ensinos Básico e Secundário. Neste sentido, o presente estudo teve como finalidade aferir a integração das TIC na Matemática do 1.º CEB. Por conseguinte, foram definidas quatro questões de investigação: Que conhecimentos possuem os professores do 1.º CEB em TIC? Será que os professores do 1.º CEB apresentam disponibilidade para frequentar formação específica que lhes permita aplicar as TIC em Matemática? Quais são as atitudes dos professores do 1.º CEB relativamente às TIC? Que utilização das TIC referem fazer os professores do 1.º CEB na disciplina de Matemática? A metodologia utilizada é de natureza quantitativa, baseada num plano de investigação não experimental, no qual foi aplicado um inquérito por questionário de administração direta, a uma amostra não probabilística, composta por cem professores titulares de turma das escolas do 1.º CEB do distrito de Aveiro. Os resultados obtidos evidenciaram que os professores não estão preparados para diversificar os recursos e estratégias de ensino e aprendizagem utilizando as TIC, destacando-se a falta de conhecimentos em software específico de Matemática. No entanto, salientam-se as atitudes positivas face às TIC, assim como a motivação para frequentar formação específica, que lhes permita aplicar as TIC em Matemática. De facto, a chave para a integração das TIC na Matemática do 1.º CEB poderá passar pela frequência de formação com elevada qualidade, mediada pela Associação de Professores de Matemática, Sociedade Portuguesa de Matemática e Universidades.With the passage of time, societies have become more complex and competitive with the emergence of the Information and Communication Technologies (ICT). Nowadays, ICT are mastered by the younger, that have in that area many of their interests. And, as demonstrated by the academic achievement in primary and secondary school, mathematics has become less attractive. Subsequently, the purpose of this study was to assess the integration of ICT in elementary mathematics. Four research questions were defined: What skills have elementary teachers in ICT? Do elementary teachers have the availability to attend specific training that enables them to apply ICT in mathematics? What is the position of elementary teachers regarding ICT? What use of ICT elementary teachers make of in mathematics? The methodology used is quantitative research method, based on a non-experimental research plan, to which was applied a questionnaire of direct administration to a non-probabilistic sample, composed by a hundred teachers of Aveiro Primary schools. The results showed that teachers are not prepared to diversify resources and teaching and learning strategies with the use of ICT, in particular, the lack of knowledge in specific software for mathematics. However, there are some positive attitudes towards ICT, such as the motivation to attend specific training that enables them to apply the ICT in mathematics. Indeed, the key to integrate ICT in elementary school mathematics may involve the attendance of high quality training, mediated by the Mathematics Teachers Association, the Portuguese Society of Mathematics and Universities.Universidade de Aveiro2016-11-24T10:55:11Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/16348TID:201592118porSantos, Rui Pedro Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:30:33Zoai:ria.ua.pt:10773/16348Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:51:30.487107Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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