Adaptação das crianças ao contexto da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/2869 |
Resumo: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_51a0552ad6847b7c521c00a4a0df8e63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2869 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Adaptação das crianças ao contexto da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básicoadaptaçãoeducação pré-escolar1.º ciclo do ensino básicopapel do docenteadaptationpreschool education1 st cycle of basic educationteacher’s roleMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoO presente Relatório de Estágio reflete o trabalho e o percurso de aprendizagem que foi desenvolvido ao longo de dois anos no âmbito do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Numa primeira parte deste documento é apresentada uma breve análise crítica das aprendizagens adquiridas ao longo da prática de ensino supervisionada, tal como as atividades realizadas no mesmo período. Numa segunda parte, é descrito o exercício investigativo realizado sobre a adaptação das crianças ao contexto da educação pré-escolar e do 1.º CEB. A realização desta pesquisa partiu das seguintes questões: como é que as crianças são (ou não) preparadas para a entrada num novo contexto educativo e, consequentemente, como estas se adaptam. Averiguámos, também, se existe cooperação entre pais/encarregados de educação e docentes para a preparação da adaptação das crianças ao contexto educativo. Tratouse de um estudo de natureza qualitativa em que os objetivos foram: saber como educadores de infância e professores do 1.º CEB definem adaptação; conhecer a preparação que existe para a adaptação das crianças na educação pré-escolar, no 1.º CEB e no 2.º CEB; conhecer as estratégias utilizadas para a adaptação das crianças; conhecer as experiências vividas pelas crianças no primeiro dia do jardim de infância e no primeiro dia do 1.º CEB; conhecer as perspetivas dos encarregados de educação face à adaptação dos educandos ao contexto educativo. Foram, por isso, realizados: entrevistas semidiretivas a duas educadoras de infância e duas professoras do 1.º CEB; um focus group com oito crianças do 1.º CEB; entrevistas semidiretivas a quatro crianças do jardim de infância; inquéritos por questionário a doze encarregados de educação das crianças de jardim de infância e a dezasseis encarregados de educação das crianças de 1.º CEB. Com esta investigação foi possível compreender que a preparação da criança para o contexto educativo que irá frequentar pela primeira vez é realizada, essencialmente, no ambiente escolar, e poucos são os encarregados de educação que realizam uma preparação para a adaptação do seu educando, num contexto educativo. As estratégias utilizadas para coadjuvar a adaptação das crianças, por parte dos docentes, são normalmente eficazes, destacando como práticas educativas a preparação do ambiente educativo, tal como, a disposição cuidada, para tornar o ambiente educativo acolhedor e adequado ao processo de aprendizagem e a inclusão da família no processo de adaptação.The present report reflects the work and learning pathways that were developed during two years of the Masters study in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education (CEB), at the School of Education Polytechnic Institute of Santarém. In the first part of this document, a brief critical analysis of the learning acquired during supervised teaching practice, as well as the activities carried out during the same period, is presented. A second part describes the investigative exercise carried out on the adaptation of the children to preschool and the 1st CEB. This research is based on the following questions: how are children prepared (or not) to enter a new educational context and, consequently, how do they adapt. In this regard, it is also necessary to verify whether there is cooperation between parents/guardians, educators and teachers in preparing children's adaptation to the educational context. This is a qualitative study in which the objectives were: to know how early childhood educators, 1st CEB teachers, define adaptation; to know the preparation that exists for the adaptation of children in preschool education, the 1st and 2nd CEB; to understand the strategies used for children's adaptation; to understand children’s experiences on their first day of kindergarten and on the first day of the 1st CEB; to know the perspectives of the guardians regarding the adaptation of the students to the educational context.To achieve these aims, a focus group consisting of eight children from the 1st CEB, was set up, together with four existing kindergarten children. Semi-directional interviews with two childhood educators and two teachers from the 1st CEB were conducted, and a questionnaire survey of twelve parent's kindergarten children and sixteen primary school children was carried out. With this research, it was possible to determine the preparation of the child for the educational context that will attend for the first time is carried out, essentially, in the school environment, and few are the parents who prepare for the adaptation of their student, in a context educational. Strategies used to assist the adaptation of children by teachers, are effective, highlighting as educational practices the preparation of the educational environment, such as the careful disposition, to make the educational environment welcoming and appropriate to the learning process and inclusion of the family in the adaptation process.Piscalho, IsabelRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCosta, Vanessa Cristina Rodrigues2020-04-14T14:15:32Z2020-03-112020-03-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2869TID:202468119por202468119202468119info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:13Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2869Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:45.905286Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adaptação das crianças ao contexto da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico |
title |
Adaptação das crianças ao contexto da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Adaptação das crianças ao contexto da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico Costa, Vanessa Cristina Rodrigues adaptação educação pré-escolar 1.º ciclo do ensino básico papel do docente adaptation preschool education 1 st cycle of basic education teacher’s role |
title_short |
Adaptação das crianças ao contexto da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
Adaptação das crianças ao contexto da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Adaptação das crianças ao contexto da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Adaptação das crianças ao contexto da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Adaptação das crianças ao contexto da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico |
author |
Costa, Vanessa Cristina Rodrigues |
author_facet |
Costa, Vanessa Cristina Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Piscalho, Isabel Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Vanessa Cristina Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
adaptação educação pré-escolar 1.º ciclo do ensino básico papel do docente adaptation preschool education 1 st cycle of basic education teacher’s role |
topic |
adaptação educação pré-escolar 1.º ciclo do ensino básico papel do docente adaptation preschool education 1 st cycle of basic education teacher’s role |
description |
Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-14T14:15:32Z 2020-03-11 2020-03-11T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/2869 TID:202468119 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/2869 |
identifier_str_mv |
TID:202468119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202468119 202468119 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137037712883712 |