O comportamento de compra dos consumidores de produtos de moda em cadeias fast fashion
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3853 |
Resumo: | Na envolvente actual, sendo a moda uma temática cada vez mais presente na vida das pessoas e sabendo que as cadeias de fast fashion são cada vez mais uma opção de compra por parte dos consumidores, parece de maior importância desenvolver esta dissertação. Assim, este trabalho tem por objectivo estudar o comportamento de compra do consumidor de moda em cadeias de fast fashion, nomeadamente conhecer o seu perfil, identificar os factores que mais influenciam a decisão de compra dos consumidores de moda, saber quais são os principais factores que os levam a fazer compras em lojas de fast fashion e compreender como o seu nível de conhecimento relativamente à associação das marcas de fast fashion a designers de renome influencia o seu comportamento de compra. No sentido de alcançar os objectivos propostos, elaborou-se um estudo a uma amostra de 106 indivíduos. Dos dados recolhidos pelo questionário, conclui-se que estes são indivíduos que se preocupam com a sua aparência, que compram vestuário para se sentirem mais seguros e atractivos, que investem uma quantidade considerável do seu rendimento em produtos de moda e que a grande maioria frequenta lojas de fast fashion. Relativamente aos factores que influenciam a sua decisão de compra, o preço continua a ser o que mais se destaca, nomeadamente os preços acessíveis praticados pelas cadeias de fast fashion. A análise dos dados parece confirmar que, o facto de as lojas fast fashion se associarem a designers de renome, não parece ser um factor suficientemente forte para levar os consumidores a comprar mais neste tipo de lojas, visto esta associação ser percepcionada por uma minoria da amostra. Contudo, a explicação para este comportamento pode estar no facto da amostra ser essencialmente constituído por pessoas residentes em cidades médias, onde as cadeias de fast fashion não têm os corners com as colecções dos designers de renome, o que só acontece nas grandes cidades e áreas metropolitanas. Mesmo assim, esta conclusão é importante, pois permite observar as diferentes estratégias das cadeias fast fashion para conquistar e fidelizar diferentes segmentos de mercado. |
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O comportamento de compra dos consumidores de produtos de moda em cadeias fast fashionConsumidores - Comportamento - Produtos de modaNa envolvente actual, sendo a moda uma temática cada vez mais presente na vida das pessoas e sabendo que as cadeias de fast fashion são cada vez mais uma opção de compra por parte dos consumidores, parece de maior importância desenvolver esta dissertação. Assim, este trabalho tem por objectivo estudar o comportamento de compra do consumidor de moda em cadeias de fast fashion, nomeadamente conhecer o seu perfil, identificar os factores que mais influenciam a decisão de compra dos consumidores de moda, saber quais são os principais factores que os levam a fazer compras em lojas de fast fashion e compreender como o seu nível de conhecimento relativamente à associação das marcas de fast fashion a designers de renome influencia o seu comportamento de compra. No sentido de alcançar os objectivos propostos, elaborou-se um estudo a uma amostra de 106 indivíduos. Dos dados recolhidos pelo questionário, conclui-se que estes são indivíduos que se preocupam com a sua aparência, que compram vestuário para se sentirem mais seguros e atractivos, que investem uma quantidade considerável do seu rendimento em produtos de moda e que a grande maioria frequenta lojas de fast fashion. Relativamente aos factores que influenciam a sua decisão de compra, o preço continua a ser o que mais se destaca, nomeadamente os preços acessíveis praticados pelas cadeias de fast fashion. A análise dos dados parece confirmar que, o facto de as lojas fast fashion se associarem a designers de renome, não parece ser um factor suficientemente forte para levar os consumidores a comprar mais neste tipo de lojas, visto esta associação ser percepcionada por uma minoria da amostra. Contudo, a explicação para este comportamento pode estar no facto da amostra ser essencialmente constituído por pessoas residentes em cidades médias, onde as cadeias de fast fashion não têm os corners com as colecções dos designers de renome, o que só acontece nas grandes cidades e áreas metropolitanas. Mesmo assim, esta conclusão é importante, pois permite observar as diferentes estratégias das cadeias fast fashion para conquistar e fidelizar diferentes segmentos de mercado.Nowadays, knowing that fashion is already a big part of everyone’s lives and that fast fashion chains became a significant buying option, this emerges as an important dissertation. Therefore, this objective of this paper is to study the buying behavior of the fashion consumer in fast fashion chains, namely by profiling it, identifying its buying’s decision making factors, recognize the key elements that drive fashion consumers to fast fashion chains and conclude if the affiliation of fast fashion brands to renowned designers influences its buying behavior. To achieve these objectives, a study was performed to a sample of 106 individuals. The data collected by the questionnaire lead to the conclusion that these are individuals that care about how they look, that buy clothing to feel more secure and attractive, investing a considerable fraction of their income in fashion products and that the great majority buys in fast fashion stores. Regarding the buying’s decision making factors, price is pointed to be the most determining element, namely the low prices practiced by the fast food chains. Data analysis appears to confirm that the affiliation of fast fashion brands to renowned designers does not lead consumers to select this kind of stores, as this affiliation is only noticed by a small part of the sample. However, the explanation for this behaviour can rely on the fact that the sample is mostly constituted by individuals living in average-sized cities, where fast fashion chains don’t have corners with renowned designers’ collections, which usually just happens in large cities and metropolitan areas. Still, this is a vital conclusion, as it allows an observation of the different fast food chains’ strategies to conquer and seize different market segments.Universidade da Beira InteriorAzevedo, Susana Maria Palavra GarridouBibliorumRobalo, Zélia Ziza de Sousa Alves2015-10-27T14:35:50Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/mswordhttp://hdl.handle.net/10400.6/3853porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:40:26Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3853Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:45:11.247669Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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