Comportamento do consumidor relativamente a marcas de luxo versus marcas fast fashion
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/69431 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia |
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Comportamento do consumidor relativamente a marcas de luxo versus marcas fast fashionComportamento do consumidoresFast fashionMarketingModaModa de luxoConsumersFashionLuxury fashionCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Marketing e EstratégiaA moda é uma temática cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e as cadeias de fast fashion e de luxo fazem parte das opções de compra dos consumidores. O presente trabalho tem como objeto de estudo o comportamento do consumidor relativamente a marcas de luxo versus marcas fast fashion. O sistema de moda fast fashion é um modelo de negócios que produz e distribui os seus produtos de forma rápida, atendendo sempre às recentes tendências e adaptando-se a qualquer mudança. Já o sistema de moda de luxo é um modelo de negócios com uma distribuição limitada, preços elevados e com um maior prestígio associado à marca. As razões que levam os consumidores a optar por marcas de moda de luxo ou marcas fast fashion são muitas e de índole diversa: sociais, culturais, pessoais, psicológicos, preço. O problema de pesquisa e: Quais os fatores que influenciam o comportamento dos consumidores de moda de luxo versus moda fast fashion? Para isso, é realizada uma retrospetiva sobre o Marketing e o consumo de moda, referindo-se, de seguida, os sistemas de moda de luxo e fast fashion. Através deste ponto de partida passamos para uma análise do comportamento de compra do consumidor, terminando com a metodologia. Na presente investigação foram abordados e analisados os fatores culturais, pessoais, psicológicos, sociais e preço, estes são constituídos por variáveis que foram estudadas. Assim, a posição social, a cultura, a subcultura, o preço, a ocupação e o rendimento mensal foram variáveis aceites e que demonstraram impacto no comportamento do consumidor. A variável dos grupos de referências foi parcialmente aceite, visto que apenas as celebridades é que causam diferenças no comportamento do consumidor.Fashion is an ever growing theme with a daily presence on our lives and both the fast fashion and luxury brands are part of the consumers’ purchasing options. This work has as object of study the consumer behavior regarding luxury brands versus fast fashion brands. The fast fashion system produces and distributes its products in a fast way, always attentive to the latest trends and adapting to any changes. The luxury fashion system, on the other hand, is a business model with limited distribution, high prices and greater prestige associated with the brand. The reasons that lead consumers to choose luxury fashion brands or fast fashion brands are many and of several factors: social, cultural, personal, psychological, and cost. The goal is to understand what factors influence the consumer’s behavior towards luxury fashion and fast fashion? For this, a retrospective on Marketing and fashion consumption is carried out, referring, next, to the luxury and fast fashion systems. Through this starting point, we move on to an analysis of consumer buying behavior, ending with a methodology. In the present investigation, cultural, personal, psychological, social and price factors were approached and analyzed, these are constituted by variables that were studied. Thus, a social position, a culture, a subculture, price, occupation and monthly income were accepted variables that demonstrated an impact on consumer behavior. A reference group variable was accepted, seen only as celebrities who cause differences in consumer behavior.Nogueira, Sónia Fernanda MoreiraUniversidade do MinhoMartins, Ana Sofia Simões20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/69431por202536750info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:52:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69431Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:51:28.835372Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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