Comportamento de compra e consumo de produtos de moda da geração Z / Behavior of purchase na consumpion of fashion produtos of genation Z
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3115 |
Resumo: | A Geração Z é um dos grandes desafios do marketing no varejo de moda, por estar representada por consumidores com comportamento diferenciado, já que nasceram em um mundo digital. O presente artigo tem como objetivo analisar o comportamento dos consumidores de moda da Geração Z e realizar proposições à formulação de estratégias de marketing no varejo de moda. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, com abordagem quantitativa. Na coleta de dados utilizou-se o Método Survey, com a aplicação de questionário estruturado, a uma amostra de 86 consumidores, entre 13 a 24 anos de um município do Rio Grande do Sul. Os resultados apontam que a Geração Z possui maior interesse em filmes e séries, cinema, música, redes sociais, leituras, moda e esportes. Se consideram conectados, comunicativos, modernos e intelectuais. Se comunicam em redes sociais, seguem os influenciadores digitais no youtube e blogs, acessam sites e utilizam o mobile para compras online. Quando o assunto é moda, a maioria se considera moderno, despojado, inovador e possuem um estilo próprio de se vestir. Seus membros são ecléticos e gostam de usar peças não combinadas, valorizando a praticidade e conforto e roupas que possam ser usadas a qualquer hora, num estilo casual e esportivo. Para eles, não importa o tamanho, a raça e o gênero, querem ver todos representados nas coleções. Para a Geração Z atendimento, preço, qualidade e exclusividade de produtos são os atributos considerados mais importantes no processo de decisão de compra de produtos da moda. |
id |
VERACRUZ-0_afb89520ab3768f5ef6e917b3921bf7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3115 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Comportamento de compra e consumo de produtos de moda da geração Z / Behavior of purchase na consumpion of fashion produtos of genation ZComportamento do consumidorGeração ZVarejo de modaA Geração Z é um dos grandes desafios do marketing no varejo de moda, por estar representada por consumidores com comportamento diferenciado, já que nasceram em um mundo digital. O presente artigo tem como objetivo analisar o comportamento dos consumidores de moda da Geração Z e realizar proposições à formulação de estratégias de marketing no varejo de moda. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, com abordagem quantitativa. Na coleta de dados utilizou-se o Método Survey, com a aplicação de questionário estruturado, a uma amostra de 86 consumidores, entre 13 a 24 anos de um município do Rio Grande do Sul. Os resultados apontam que a Geração Z possui maior interesse em filmes e séries, cinema, música, redes sociais, leituras, moda e esportes. Se consideram conectados, comunicativos, modernos e intelectuais. Se comunicam em redes sociais, seguem os influenciadores digitais no youtube e blogs, acessam sites e utilizam o mobile para compras online. Quando o assunto é moda, a maioria se considera moderno, despojado, inovador e possuem um estilo próprio de se vestir. Seus membros são ecléticos e gostam de usar peças não combinadas, valorizando a praticidade e conforto e roupas que possam ser usadas a qualquer hora, num estilo casual e esportivo. Para eles, não importa o tamanho, a raça e o gênero, querem ver todos representados nas coleções. Para a Geração Z atendimento, preço, qualidade e exclusividade de produtos são os atributos considerados mais importantes no processo de decisão de compra de produtos da moda. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/311510.34117/bjdv5n9-058.Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 14498-14515Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 14498-14515Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 14498-145152525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3115/3025Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGollo, Silvana SaionaraSilva, Angelita Freitas daRosa, Keila Cristina daBottoni, Jeferson2019-10-01T19:29:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3115Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:08.305646Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comportamento de compra e consumo de produtos de moda da geração Z / Behavior of purchase na consumpion of fashion produtos of genation Z |
title |
Comportamento de compra e consumo de produtos de moda da geração Z / Behavior of purchase na consumpion of fashion produtos of genation Z |
spellingShingle |
Comportamento de compra e consumo de produtos de moda da geração Z / Behavior of purchase na consumpion of fashion produtos of genation Z Gollo, Silvana Saionara Comportamento do consumidor Geração Z Varejo de moda |
title_short |
Comportamento de compra e consumo de produtos de moda da geração Z / Behavior of purchase na consumpion of fashion produtos of genation Z |
title_full |
Comportamento de compra e consumo de produtos de moda da geração Z / Behavior of purchase na consumpion of fashion produtos of genation Z |
title_fullStr |
Comportamento de compra e consumo de produtos de moda da geração Z / Behavior of purchase na consumpion of fashion produtos of genation Z |
title_full_unstemmed |
Comportamento de compra e consumo de produtos de moda da geração Z / Behavior of purchase na consumpion of fashion produtos of genation Z |
title_sort |
Comportamento de compra e consumo de produtos de moda da geração Z / Behavior of purchase na consumpion of fashion produtos of genation Z |
author |
Gollo, Silvana Saionara |
author_facet |
Gollo, Silvana Saionara Silva, Angelita Freitas da Rosa, Keila Cristina da Bottoni, Jeferson |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Angelita Freitas da Rosa, Keila Cristina da Bottoni, Jeferson |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gollo, Silvana Saionara Silva, Angelita Freitas da Rosa, Keila Cristina da Bottoni, Jeferson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Geração Z Varejo de moda |
topic |
Comportamento do consumidor Geração Z Varejo de moda |
description |
A Geração Z é um dos grandes desafios do marketing no varejo de moda, por estar representada por consumidores com comportamento diferenciado, já que nasceram em um mundo digital. O presente artigo tem como objetivo analisar o comportamento dos consumidores de moda da Geração Z e realizar proposições à formulação de estratégias de marketing no varejo de moda. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, com abordagem quantitativa. Na coleta de dados utilizou-se o Método Survey, com a aplicação de questionário estruturado, a uma amostra de 86 consumidores, entre 13 a 24 anos de um município do Rio Grande do Sul. Os resultados apontam que a Geração Z possui maior interesse em filmes e séries, cinema, música, redes sociais, leituras, moda e esportes. Se consideram conectados, comunicativos, modernos e intelectuais. Se comunicam em redes sociais, seguem os influenciadores digitais no youtube e blogs, acessam sites e utilizam o mobile para compras online. Quando o assunto é moda, a maioria se considera moderno, despojado, inovador e possuem um estilo próprio de se vestir. Seus membros são ecléticos e gostam de usar peças não combinadas, valorizando a praticidade e conforto e roupas que possam ser usadas a qualquer hora, num estilo casual e esportivo. Para eles, não importa o tamanho, a raça e o gênero, querem ver todos representados nas coleções. Para a Geração Z atendimento, preço, qualidade e exclusividade de produtos são os atributos considerados mais importantes no processo de decisão de compra de produtos da moda. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3115 10.34117/bjdv5n9-058. |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3115 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n9-058. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3115/3025 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 14498-14515 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 14498-14515 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 14498-14515 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645423361916928 |