Comportamento de compra e consumo de produtos de moda da geração Z / Behavior of purchase na consumpion of fashion produtos of genation Z

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gollo, Silvana Saionara
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Angelita Freitas da, Rosa, Keila Cristina da, Bottoni, Jeferson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3115
Resumo: A Geração Z é um dos grandes desafios do marketing no varejo de moda, por estar representada por consumidores com comportamento diferenciado, já que  nasceram em um mundo digital. O presente artigo tem como objetivo analisar o comportamento dos consumidores de moda da Geração Z e realizar proposições à formulação de estratégias de marketing no varejo de moda. Para tanto, realizou-se uma  pesquisa exploratória, com abordagem quantitativa. Na coleta de dados utilizou-se o Método Survey, com a aplicação de questionário estruturado, a uma amostra de 86 consumidores, entre 13 a 24 anos de um município do Rio Grande do Sul. Os resultados apontam que a Geração Z possui maior interesse em filmes e séries, cinema, música, redes sociais, leituras, moda e esportes.   Se consideram conectados, comunicativos, modernos e intelectuais. Se comunicam em redes sociais, seguem os influenciadores digitais no youtube e blogs, acessam  sites e utilizam o mobile para compras online. Quando o assunto é moda, a maioria se considera moderno, despojado, inovador e possuem um estilo próprio de se vestir. Seus membros são ecléticos e gostam de usar peças não combinadas, valorizando a praticidade e conforto e roupas que possam ser usadas a qualquer hora, num estilo casual e esportivo. Para eles, não importa o tamanho, a raça e o gênero, querem ver todos representados nas coleções. Para a Geração Z atendimento, preço, qualidade e exclusividade de produtos são os atributos considerados mais importantes no processo de decisão de compra de produtos da moda.  
id VERACRUZ-0_afb89520ab3768f5ef6e917b3921bf7f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3115
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Comportamento de compra e consumo de produtos de moda da geração Z / Behavior of purchase na consumpion of fashion produtos of genation ZComportamento do consumidorGeração ZVarejo de modaA Geração Z é um dos grandes desafios do marketing no varejo de moda, por estar representada por consumidores com comportamento diferenciado, já que  nasceram em um mundo digital. O presente artigo tem como objetivo analisar o comportamento dos consumidores de moda da Geração Z e realizar proposições à formulação de estratégias de marketing no varejo de moda. Para tanto, realizou-se uma  pesquisa exploratória, com abordagem quantitativa. Na coleta de dados utilizou-se o Método Survey, com a aplicação de questionário estruturado, a uma amostra de 86 consumidores, entre 13 a 24 anos de um município do Rio Grande do Sul. Os resultados apontam que a Geração Z possui maior interesse em filmes e séries, cinema, música, redes sociais, leituras, moda e esportes.   Se consideram conectados, comunicativos, modernos e intelectuais. Se comunicam em redes sociais, seguem os influenciadores digitais no youtube e blogs, acessam  sites e utilizam o mobile para compras online. Quando o assunto é moda, a maioria se considera moderno, despojado, inovador e possuem um estilo próprio de se vestir. Seus membros são ecléticos e gostam de usar peças não combinadas, valorizando a praticidade e conforto e roupas que possam ser usadas a qualquer hora, num estilo casual e esportivo. Para eles, não importa o tamanho, a raça e o gênero, querem ver todos representados nas coleções. Para a Geração Z atendimento, preço, qualidade e exclusividade de produtos são os atributos considerados mais importantes no processo de decisão de compra de produtos da moda.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/311510.34117/bjdv5n9-058.Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 14498-14515Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 14498-14515Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 14498-145152525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3115/3025Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGollo, Silvana SaionaraSilva, Angelita Freitas daRosa, Keila Cristina daBottoni, Jeferson2019-10-01T19:29:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3115Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:08.305646Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento de compra e consumo de produtos de moda da geração Z / Behavior of purchase na consumpion of fashion produtos of genation Z
title Comportamento de compra e consumo de produtos de moda da geração Z / Behavior of purchase na consumpion of fashion produtos of genation Z
spellingShingle Comportamento de compra e consumo de produtos de moda da geração Z / Behavior of purchase na consumpion of fashion produtos of genation Z
Gollo, Silvana Saionara
Comportamento do consumidor
Geração Z
Varejo de moda
title_short Comportamento de compra e consumo de produtos de moda da geração Z / Behavior of purchase na consumpion of fashion produtos of genation Z
title_full Comportamento de compra e consumo de produtos de moda da geração Z / Behavior of purchase na consumpion of fashion produtos of genation Z
title_fullStr Comportamento de compra e consumo de produtos de moda da geração Z / Behavior of purchase na consumpion of fashion produtos of genation Z
title_full_unstemmed Comportamento de compra e consumo de produtos de moda da geração Z / Behavior of purchase na consumpion of fashion produtos of genation Z
title_sort Comportamento de compra e consumo de produtos de moda da geração Z / Behavior of purchase na consumpion of fashion produtos of genation Z
author Gollo, Silvana Saionara
author_facet Gollo, Silvana Saionara
Silva, Angelita Freitas da
Rosa, Keila Cristina da
Bottoni, Jeferson
author_role author
author2 Silva, Angelita Freitas da
Rosa, Keila Cristina da
Bottoni, Jeferson
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gollo, Silvana Saionara
Silva, Angelita Freitas da
Rosa, Keila Cristina da
Bottoni, Jeferson
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Geração Z
Varejo de moda
topic Comportamento do consumidor
Geração Z
Varejo de moda
description A Geração Z é um dos grandes desafios do marketing no varejo de moda, por estar representada por consumidores com comportamento diferenciado, já que  nasceram em um mundo digital. O presente artigo tem como objetivo analisar o comportamento dos consumidores de moda da Geração Z e realizar proposições à formulação de estratégias de marketing no varejo de moda. Para tanto, realizou-se uma  pesquisa exploratória, com abordagem quantitativa. Na coleta de dados utilizou-se o Método Survey, com a aplicação de questionário estruturado, a uma amostra de 86 consumidores, entre 13 a 24 anos de um município do Rio Grande do Sul. Os resultados apontam que a Geração Z possui maior interesse em filmes e séries, cinema, música, redes sociais, leituras, moda e esportes.   Se consideram conectados, comunicativos, modernos e intelectuais. Se comunicam em redes sociais, seguem os influenciadores digitais no youtube e blogs, acessam  sites e utilizam o mobile para compras online. Quando o assunto é moda, a maioria se considera moderno, despojado, inovador e possuem um estilo próprio de se vestir. Seus membros são ecléticos e gostam de usar peças não combinadas, valorizando a praticidade e conforto e roupas que possam ser usadas a qualquer hora, num estilo casual e esportivo. Para eles, não importa o tamanho, a raça e o gênero, querem ver todos representados nas coleções. Para a Geração Z atendimento, preço, qualidade e exclusividade de produtos são os atributos considerados mais importantes no processo de decisão de compra de produtos da moda.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3115
10.34117/bjdv5n9-058.
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3115
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n9-058.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3115/3025
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 14498-14515
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 14498-14515
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 14498-14515
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645423361916928