Intercompreensão e picturebooks: abordagens plurais nos primeiros anos de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Sara
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Andrade, Ana Isabel, Simões, Ana Raquel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34309
Resumo: Apresenta-se neste texto um projeto de investigação-ação desenvolvido numa turma de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, cujo objetivo foi compreender as aprendizagens das crianças no âmbito de atividades de intercompreensão. Numa perspetiva de educação plurilingue e intercultural, foram desenvolvidas cinco sessões de trabalho com as crianças em torno de famílias de línguas, a partir de picturebooks em inglês, sessões que foram videogravadas e analisadas a par de fichas de trabalho. Os dados foram submetidos a análise de conteúdo, com duas categorias: “conhecimentos de cultura linguística” e “estratégias de transparência”. Os resultados mostram que as crianças foram capazes de mobilizar conhecimentos de cultura linguística, que já tinham e/ou que desenvolveram ao longo do projeto, bem como de acionar estratégias de comparação interlinguística, como o recurso à imagem e à transparência escrita, para interpretação de textos em outras línguas. Conclui-se que as atividades de intercompreensão permitem desenvolver a competência plurilingue intercultural, estimulando a capacidade de compreensão de textos de diferentes códigos linguísticos.
id RCAP_3bae8010ea0560d94d35495a4d9ebeb4
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/34309
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intercompreensão e picturebooks: abordagens plurais nos primeiros anos de escolaridadeIntercompreensãoCompetência plurilingue e interculturalPicturebooksEnsino de inglêsApresenta-se neste texto um projeto de investigação-ação desenvolvido numa turma de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, cujo objetivo foi compreender as aprendizagens das crianças no âmbito de atividades de intercompreensão. Numa perspetiva de educação plurilingue e intercultural, foram desenvolvidas cinco sessões de trabalho com as crianças em torno de famílias de línguas, a partir de picturebooks em inglês, sessões que foram videogravadas e analisadas a par de fichas de trabalho. Os dados foram submetidos a análise de conteúdo, com duas categorias: “conhecimentos de cultura linguística” e “estratégias de transparência”. Os resultados mostram que as crianças foram capazes de mobilizar conhecimentos de cultura linguística, que já tinham e/ou que desenvolveram ao longo do projeto, bem como de acionar estratégias de comparação interlinguística, como o recurso à imagem e à transparência escrita, para interpretação de textos em outras línguas. Conclui-se que as atividades de intercompreensão permitem desenvolver a competência plurilingue intercultural, estimulando a capacidade de compreensão de textos de diferentes códigos linguísticos.This text presents an action-research project developed in an English class in primary school, whose main goal was to understand children's learning in the context of intercomprehension activities. From a plurilingual and intercultural education perspective, five working sessions with children were developed around language families, based on picturebooks in English. These sessions were videotaped and analysed together with worksheets. The data was submitted to content analysis, with two categories: "knowledge of linguistic culture" and "transparency strategies". The findings show that the children were able to mobilize knowledge of linguistic culture, which they already had and/or developed throughout the project, as well as to activate interlinguistic comparison strategies, such as the use of the image and written transparency, for the interpretation of texts in other languages. It is concluded that intercomprehension activities allow the development of intercultural plurilingual competence, stimulating the ability to understand texts of different linguistic codes.Associação em Rede Internacional Lusófona de Investigação-Ação Colaborativa2022-07-26T16:17:31Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34309por2183-8402Rocha, SaraAndrade, Ana IsabelSimões, Ana Raquelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:05:33Zoai:ria.ua.pt:10773/34309Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:23.657638Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intercompreensão e picturebooks: abordagens plurais nos primeiros anos de escolaridade
title Intercompreensão e picturebooks: abordagens plurais nos primeiros anos de escolaridade
spellingShingle Intercompreensão e picturebooks: abordagens plurais nos primeiros anos de escolaridade
Rocha, Sara
Intercompreensão
Competência plurilingue e intercultural
Picturebooks
Ensino de inglês
title_short Intercompreensão e picturebooks: abordagens plurais nos primeiros anos de escolaridade
title_full Intercompreensão e picturebooks: abordagens plurais nos primeiros anos de escolaridade
title_fullStr Intercompreensão e picturebooks: abordagens plurais nos primeiros anos de escolaridade
title_full_unstemmed Intercompreensão e picturebooks: abordagens plurais nos primeiros anos de escolaridade
title_sort Intercompreensão e picturebooks: abordagens plurais nos primeiros anos de escolaridade
author Rocha, Sara
author_facet Rocha, Sara
Andrade, Ana Isabel
Simões, Ana Raquel
author_role author
author2 Andrade, Ana Isabel
Simões, Ana Raquel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Sara
Andrade, Ana Isabel
Simões, Ana Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Intercompreensão
Competência plurilingue e intercultural
Picturebooks
Ensino de inglês
topic Intercompreensão
Competência plurilingue e intercultural
Picturebooks
Ensino de inglês
description Apresenta-se neste texto um projeto de investigação-ação desenvolvido numa turma de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, cujo objetivo foi compreender as aprendizagens das crianças no âmbito de atividades de intercompreensão. Numa perspetiva de educação plurilingue e intercultural, foram desenvolvidas cinco sessões de trabalho com as crianças em torno de famílias de línguas, a partir de picturebooks em inglês, sessões que foram videogravadas e analisadas a par de fichas de trabalho. Os dados foram submetidos a análise de conteúdo, com duas categorias: “conhecimentos de cultura linguística” e “estratégias de transparência”. Os resultados mostram que as crianças foram capazes de mobilizar conhecimentos de cultura linguística, que já tinham e/ou que desenvolveram ao longo do projeto, bem como de acionar estratégias de comparação interlinguística, como o recurso à imagem e à transparência escrita, para interpretação de textos em outras línguas. Conclui-se que as atividades de intercompreensão permitem desenvolver a competência plurilingue intercultural, estimulando a capacidade de compreensão de textos de diferentes códigos linguísticos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
2021
2022-07-26T16:17:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/34309
url http://hdl.handle.net/10773/34309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-8402
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação em Rede Internacional Lusófona de Investigação-Ação Colaborativa
publisher.none.fl_str_mv Associação em Rede Internacional Lusófona de Investigação-Ação Colaborativa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137708770066432