Modelos de análise das competências desenvolvidas em interações plurilingues em contexto de intercompreensão à distância: contributos de uma meta-síntese de estudos empíricos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/21304 |
Resumo: | Neste estudo, o conceito de intercompreensão é apresentado enquanto uma forma de comunicação plurilingue que implica um duplo esforço dos interlocutores: por um lado, compreender as línguas do outro e, por outro, fazer-se compreender na(s) língua(s) que conhece. Numa perspetiva dialógica e socioconstrutivista, considera-se a interação entre atores que vivem em diferentes línguas e culturas como um espaço privilegiado de desenvolvimento de competências, intensificado por novas formas de comunicar associadas à mobilidade virtual, o que motivou um conjunto de estudos em Intercompreensão à distância. Neste trabalho será apresentada uma meta-síntese destes estudos com vista a (i) analisar os modelos e/ou conceitos de análise de interações plurilingues em formato virtual, e (ii) sistematizar as competências mobilizadas e desenvolvidas em contexto de Intercompreensão à distância, identificadas nesses estudos. Prevê-se uma certa dispersão no que diz respeito aos modelos e conceitos de referência utilizados, o que reforça a necessidade de desenvolver um referencial de avaliação de competências em intercompreensão. |
id |
RCAP_f6b1dfd17e62b0e6177cc176d786f909 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/21304 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Modelos de análise das competências desenvolvidas em interações plurilingues em contexto de intercompreensão à distância: contributos de uma meta-síntese de estudos empíricosInteração plurilingueintercompreensão à distânciamodelos de análise de interaçõesmeta-sínteseNeste estudo, o conceito de intercompreensão é apresentado enquanto uma forma de comunicação plurilingue que implica um duplo esforço dos interlocutores: por um lado, compreender as línguas do outro e, por outro, fazer-se compreender na(s) língua(s) que conhece. Numa perspetiva dialógica e socioconstrutivista, considera-se a interação entre atores que vivem em diferentes línguas e culturas como um espaço privilegiado de desenvolvimento de competências, intensificado por novas formas de comunicar associadas à mobilidade virtual, o que motivou um conjunto de estudos em Intercompreensão à distância. Neste trabalho será apresentada uma meta-síntese destes estudos com vista a (i) analisar os modelos e/ou conceitos de análise de interações plurilingues em formato virtual, e (ii) sistematizar as competências mobilizadas e desenvolvidas em contexto de Intercompreensão à distância, identificadas nesses estudos. Prevê-se uma certa dispersão no que diz respeito aos modelos e conceitos de referência utilizados, o que reforça a necessidade de desenvolver um referencial de avaliação de competências em intercompreensão.2017-12-22T16:34:08Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21304porEspinha, ÂngelaAraújo e Sá, Maria HelenaDe Carlo, Maddalenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:04:55Zoai:ria.ua.pt:10773/21304Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:04:55Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelos de análise das competências desenvolvidas em interações plurilingues em contexto de intercompreensão à distância: contributos de uma meta-síntese de estudos empíricos |
title |
Modelos de análise das competências desenvolvidas em interações plurilingues em contexto de intercompreensão à distância: contributos de uma meta-síntese de estudos empíricos |
spellingShingle |
Modelos de análise das competências desenvolvidas em interações plurilingues em contexto de intercompreensão à distância: contributos de uma meta-síntese de estudos empíricos Espinha, Ângela Interação plurilingue intercompreensão à distância modelos de análise de interações meta-síntese |
title_short |
Modelos de análise das competências desenvolvidas em interações plurilingues em contexto de intercompreensão à distância: contributos de uma meta-síntese de estudos empíricos |
title_full |
Modelos de análise das competências desenvolvidas em interações plurilingues em contexto de intercompreensão à distância: contributos de uma meta-síntese de estudos empíricos |
title_fullStr |
Modelos de análise das competências desenvolvidas em interações plurilingues em contexto de intercompreensão à distância: contributos de uma meta-síntese de estudos empíricos |
title_full_unstemmed |
Modelos de análise das competências desenvolvidas em interações plurilingues em contexto de intercompreensão à distância: contributos de uma meta-síntese de estudos empíricos |
title_sort |
Modelos de análise das competências desenvolvidas em interações plurilingues em contexto de intercompreensão à distância: contributos de uma meta-síntese de estudos empíricos |
author |
Espinha, Ângela |
author_facet |
Espinha, Ângela Araújo e Sá, Maria Helena De Carlo, Maddalena |
author_role |
author |
author2 |
Araújo e Sá, Maria Helena De Carlo, Maddalena |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Espinha, Ângela Araújo e Sá, Maria Helena De Carlo, Maddalena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interação plurilingue intercompreensão à distância modelos de análise de interações meta-síntese |
topic |
Interação plurilingue intercompreensão à distância modelos de análise de interações meta-síntese |
description |
Neste estudo, o conceito de intercompreensão é apresentado enquanto uma forma de comunicação plurilingue que implica um duplo esforço dos interlocutores: por um lado, compreender as línguas do outro e, por outro, fazer-se compreender na(s) língua(s) que conhece. Numa perspetiva dialógica e socioconstrutivista, considera-se a interação entre atores que vivem em diferentes línguas e culturas como um espaço privilegiado de desenvolvimento de competências, intensificado por novas formas de comunicar associadas à mobilidade virtual, o que motivou um conjunto de estudos em Intercompreensão à distância. Neste trabalho será apresentada uma meta-síntese destes estudos com vista a (i) analisar os modelos e/ou conceitos de análise de interações plurilingues em formato virtual, e (ii) sistematizar as competências mobilizadas e desenvolvidas em contexto de Intercompreensão à distância, identificadas nesses estudos. Prevê-se uma certa dispersão no que diz respeito aos modelos e conceitos de referência utilizados, o que reforça a necessidade de desenvolver um referencial de avaliação de competências em intercompreensão. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-22T16:34:08Z 2017-01-01T00:00:00Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/21304 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/21304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543608596692992 |