Modelos de análise das competências desenvolvidas em interações plurilingues em contexto de intercompreensão à distância: contributos de uma meta-síntese de estudos empíricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espinha, Ângela
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Araújo e Sá, Maria Helena, De Carlo, Maddalena
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/21304
Resumo: Neste estudo, o conceito de intercompreensão é apresentado enquanto uma forma de comunicação plurilingue que implica um duplo esforço dos interlocutores: por um lado, compreender as línguas do outro e, por outro, fazer-se compreender na(s) língua(s) que conhece. Numa perspetiva dialógica e socioconstrutivista, considera-se a interação entre atores que vivem em diferentes línguas e culturas como um espaço privilegiado de desenvolvimento de competências, intensificado por novas formas de comunicar associadas à mobilidade virtual, o que motivou um conjunto de estudos em Intercompreensão à distância. Neste trabalho será apresentada uma meta-síntese destes estudos com vista a (i) analisar os modelos e/ou conceitos de análise de interações plurilingues em formato virtual, e (ii) sistematizar as competências mobilizadas e desenvolvidas em contexto de Intercompreensão à distância, identificadas nesses estudos. Prevê-se uma certa dispersão no que diz respeito aos modelos e conceitos de referência utilizados, o que reforça a necessidade de desenvolver um referencial de avaliação de competências em intercompreensão.
id RCAP_f6b1dfd17e62b0e6177cc176d786f909
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/21304
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Modelos de análise das competências desenvolvidas em interações plurilingues em contexto de intercompreensão à distância: contributos de uma meta-síntese de estudos empíricosInteração plurilingueintercompreensão à distânciamodelos de análise de interaçõesmeta-sínteseNeste estudo, o conceito de intercompreensão é apresentado enquanto uma forma de comunicação plurilingue que implica um duplo esforço dos interlocutores: por um lado, compreender as línguas do outro e, por outro, fazer-se compreender na(s) língua(s) que conhece. Numa perspetiva dialógica e socioconstrutivista, considera-se a interação entre atores que vivem em diferentes línguas e culturas como um espaço privilegiado de desenvolvimento de competências, intensificado por novas formas de comunicar associadas à mobilidade virtual, o que motivou um conjunto de estudos em Intercompreensão à distância. Neste trabalho será apresentada uma meta-síntese destes estudos com vista a (i) analisar os modelos e/ou conceitos de análise de interações plurilingues em formato virtual, e (ii) sistematizar as competências mobilizadas e desenvolvidas em contexto de Intercompreensão à distância, identificadas nesses estudos. Prevê-se uma certa dispersão no que diz respeito aos modelos e conceitos de referência utilizados, o que reforça a necessidade de desenvolver um referencial de avaliação de competências em intercompreensão.2017-12-22T16:34:08Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21304porEspinha, ÂngelaAraújo e Sá, Maria HelenaDe Carlo, Maddalenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:04:55Zoai:ria.ua.pt:10773/21304Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:04:55Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modelos de análise das competências desenvolvidas em interações plurilingues em contexto de intercompreensão à distância: contributos de uma meta-síntese de estudos empíricos
title Modelos de análise das competências desenvolvidas em interações plurilingues em contexto de intercompreensão à distância: contributos de uma meta-síntese de estudos empíricos
spellingShingle Modelos de análise das competências desenvolvidas em interações plurilingues em contexto de intercompreensão à distância: contributos de uma meta-síntese de estudos empíricos
Espinha, Ângela
Interação plurilingue
intercompreensão à distância
modelos de análise de interações
meta-síntese
title_short Modelos de análise das competências desenvolvidas em interações plurilingues em contexto de intercompreensão à distância: contributos de uma meta-síntese de estudos empíricos
title_full Modelos de análise das competências desenvolvidas em interações plurilingues em contexto de intercompreensão à distância: contributos de uma meta-síntese de estudos empíricos
title_fullStr Modelos de análise das competências desenvolvidas em interações plurilingues em contexto de intercompreensão à distância: contributos de uma meta-síntese de estudos empíricos
title_full_unstemmed Modelos de análise das competências desenvolvidas em interações plurilingues em contexto de intercompreensão à distância: contributos de uma meta-síntese de estudos empíricos
title_sort Modelos de análise das competências desenvolvidas em interações plurilingues em contexto de intercompreensão à distância: contributos de uma meta-síntese de estudos empíricos
author Espinha, Ângela
author_facet Espinha, Ângela
Araújo e Sá, Maria Helena
De Carlo, Maddalena
author_role author
author2 Araújo e Sá, Maria Helena
De Carlo, Maddalena
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Espinha, Ângela
Araújo e Sá, Maria Helena
De Carlo, Maddalena
dc.subject.por.fl_str_mv Interação plurilingue
intercompreensão à distância
modelos de análise de interações
meta-síntese
topic Interação plurilingue
intercompreensão à distância
modelos de análise de interações
meta-síntese
description Neste estudo, o conceito de intercompreensão é apresentado enquanto uma forma de comunicação plurilingue que implica um duplo esforço dos interlocutores: por um lado, compreender as línguas do outro e, por outro, fazer-se compreender na(s) língua(s) que conhece. Numa perspetiva dialógica e socioconstrutivista, considera-se a interação entre atores que vivem em diferentes línguas e culturas como um espaço privilegiado de desenvolvimento de competências, intensificado por novas formas de comunicar associadas à mobilidade virtual, o que motivou um conjunto de estudos em Intercompreensão à distância. Neste trabalho será apresentada uma meta-síntese destes estudos com vista a (i) analisar os modelos e/ou conceitos de análise de interações plurilingues em formato virtual, e (ii) sistematizar as competências mobilizadas e desenvolvidas em contexto de Intercompreensão à distância, identificadas nesses estudos. Prevê-se uma certa dispersão no que diz respeito aos modelos e conceitos de referência utilizados, o que reforça a necessidade de desenvolver um referencial de avaliação de competências em intercompreensão.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-22T16:34:08Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/21304
url http://hdl.handle.net/10773/21304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543608596692992