Estruturação espacial no 1° ano de escolaridade: da estruturação local para a estruturação global em figuras 2D

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Joana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rodrigues, Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12182
Resumo: Neste artigo, temos como objetivo compreender como os alunos do 1.º ano progridem na estruturação espacial de figuras bidimensionais compostas por quadrados (pentaminós), analisando as estratégias utilizadas por esses alunos para compor pentaminós, para determinar a congruência entre pentaminós e a antecipação de compostos, e o papel dos desenhos das construções. Os dados foram recolhidos durante a primeira sequência de tarefas do ciclo um, respeitante à implementação de uma experiência de ensino de uma investigação baseada em design. Foram usadas as técnicas de recolha de dados de observação participante e recolha documental. Os resultados mostram que, inicialmente, os alunos constroem manipulando as peças individualmente por tentativa e erro, estratégia associada à estruturação local. Progressivamente, vão evoluindo na sua capacidade de coordenar componentes e compostos, impulsionados pelas relações que estabelecem na manipulação do material e na reflexão que vão fazendo na passagem do material para o desenho. À medida que vão estabelecendo relações mais complexas, baseadas na coordenação de componentes e compostos, vão sendo também capazes de construir com antecipação. A construção com antecipação, baseada em imagens mentais prévias, sugere o uso da operação integração, operação associada à estruturação global. Utilizam o movimento de rodar e inverter inicialmente com materiais e, depois, mentalmente para determinar a congruência entre dois pentaminós e para antecipar o resultado da manipulação de pentaminós.
id RCAP_3bde78f9de47624bbe0cebed1e9ec5a7
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12182
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estruturação espacial no 1° ano de escolaridade: da estruturação local para a estruturação global em figuras 2DSpatial Structuring in 1st Grade: from local structuring to global structuringEstruturação espacialCoordenaçãoIntegraçãoDesenhosMovimentos mentaisSpatial structuringCoordinationIntegrationDrawingsMental movementNeste artigo, temos como objetivo compreender como os alunos do 1.º ano progridem na estruturação espacial de figuras bidimensionais compostas por quadrados (pentaminós), analisando as estratégias utilizadas por esses alunos para compor pentaminós, para determinar a congruência entre pentaminós e a antecipação de compostos, e o papel dos desenhos das construções. Os dados foram recolhidos durante a primeira sequência de tarefas do ciclo um, respeitante à implementação de uma experiência de ensino de uma investigação baseada em design. Foram usadas as técnicas de recolha de dados de observação participante e recolha documental. Os resultados mostram que, inicialmente, os alunos constroem manipulando as peças individualmente por tentativa e erro, estratégia associada à estruturação local. Progressivamente, vão evoluindo na sua capacidade de coordenar componentes e compostos, impulsionados pelas relações que estabelecem na manipulação do material e na reflexão que vão fazendo na passagem do material para o desenho. À medida que vão estabelecendo relações mais complexas, baseadas na coordenação de componentes e compostos, vão sendo também capazes de construir com antecipação. A construção com antecipação, baseada em imagens mentais prévias, sugere o uso da operação integração, operação associada à estruturação global. Utilizam o movimento de rodar e inverter inicialmente com materiais e, depois, mentalmente para determinar a congruência entre dois pentaminós e para antecipar o resultado da manipulação de pentaminós.In this paper, we aim to understand how 1st grade students develop their spatial structuring of 2D figures composed by squares (pentominoes) by analyzing students’ strategies to compose pentominoes, to determine the congruency between pentominoes and to anticipate composites, and the importance of drawing the constructions. Data was collected during the implementation of the first sequence of tasks, from cycle two, of a design based research. Results show that, at first, students build pentominoes by manipulating squares individually and by trial and error, which is a strategy associated to local structuring. Gradually, students evolve in their capacity of coordinating components and composites, stimulated by the relationships they stablish and reflect upon between manipulatives and drawings. As they stablish more complex relationships, based on the coordination of components and composites, they start to be able to build with anticipation. Building with anticipation, based on mental images, suggests the use of integration operation, which is associated with global structuring. Students use movements as rotating and flipping, at first, with manipulatives and later mentally to determine the congruency between two pentominoes and to anticipate the result of pentominoes manipulation.RCIPLConceição, JoanaRodrigues, Margarida2020-08-25T08:53:21Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12182porConceição, Joana, & Rodrigues, Margarida. (2020). Estruturação Espacial no 1° Ano de Escolaridade: da estruturação local para a estruturação global em figuras 2D. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 34(67), 354-374. Epub August 14, 2020.https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a011980-4415https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a01info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:04:37Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12182Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:19.240039Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estruturação espacial no 1° ano de escolaridade: da estruturação local para a estruturação global em figuras 2D
Spatial Structuring in 1st Grade: from local structuring to global structuring
title Estruturação espacial no 1° ano de escolaridade: da estruturação local para a estruturação global em figuras 2D
spellingShingle Estruturação espacial no 1° ano de escolaridade: da estruturação local para a estruturação global em figuras 2D
Conceição, Joana
Estruturação espacial
Coordenação
Integração
Desenhos
Movimentos mentais
Spatial structuring
Coordination
Integration
Drawings
Mental movement
title_short Estruturação espacial no 1° ano de escolaridade: da estruturação local para a estruturação global em figuras 2D
title_full Estruturação espacial no 1° ano de escolaridade: da estruturação local para a estruturação global em figuras 2D
title_fullStr Estruturação espacial no 1° ano de escolaridade: da estruturação local para a estruturação global em figuras 2D
title_full_unstemmed Estruturação espacial no 1° ano de escolaridade: da estruturação local para a estruturação global em figuras 2D
title_sort Estruturação espacial no 1° ano de escolaridade: da estruturação local para a estruturação global em figuras 2D
author Conceição, Joana
author_facet Conceição, Joana
Rodrigues, Margarida
author_role author
author2 Rodrigues, Margarida
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Joana
Rodrigues, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Estruturação espacial
Coordenação
Integração
Desenhos
Movimentos mentais
Spatial structuring
Coordination
Integration
Drawings
Mental movement
topic Estruturação espacial
Coordenação
Integração
Desenhos
Movimentos mentais
Spatial structuring
Coordination
Integration
Drawings
Mental movement
description Neste artigo, temos como objetivo compreender como os alunos do 1.º ano progridem na estruturação espacial de figuras bidimensionais compostas por quadrados (pentaminós), analisando as estratégias utilizadas por esses alunos para compor pentaminós, para determinar a congruência entre pentaminós e a antecipação de compostos, e o papel dos desenhos das construções. Os dados foram recolhidos durante a primeira sequência de tarefas do ciclo um, respeitante à implementação de uma experiência de ensino de uma investigação baseada em design. Foram usadas as técnicas de recolha de dados de observação participante e recolha documental. Os resultados mostram que, inicialmente, os alunos constroem manipulando as peças individualmente por tentativa e erro, estratégia associada à estruturação local. Progressivamente, vão evoluindo na sua capacidade de coordenar componentes e compostos, impulsionados pelas relações que estabelecem na manipulação do material e na reflexão que vão fazendo na passagem do material para o desenho. À medida que vão estabelecendo relações mais complexas, baseadas na coordenação de componentes e compostos, vão sendo também capazes de construir com antecipação. A construção com antecipação, baseada em imagens mentais prévias, sugere o uso da operação integração, operação associada à estruturação global. Utilizam o movimento de rodar e inverter inicialmente com materiais e, depois, mentalmente para determinar a congruência entre dois pentaminós e para antecipar o resultado da manipulação de pentaminós.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-25T08:53:21Z
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/12182
url http://hdl.handle.net/10400.21/12182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Conceição, Joana, & Rodrigues, Margarida. (2020). Estruturação Espacial no 1° Ano de Escolaridade: da estruturação local para a estruturação global em figuras 2D. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 34(67), 354-374. Epub August 14, 2020.https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a01
1980-4415
https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a01
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133472354205696