Plano de marketing para a Escola Técnica e Profissional do Centro Politécnico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/24207 |
Resumo: | A aplicação do marketing é extensa e abrange desde os bens aos serviços, aos eventos, experiências, pessoas, lugares, propriedades, informações e ideias, organizações e, escolas, universidades e, faculdades. O presente trabalho de projeto teve como objetivo elaborar um plano de Marketing para a Escola Técnica Profissional do Centro Politécnico de São Tomé e Príncipe (ETPCPSTP) que dê resposta ao problema de escassez, qualificação e adequação dos recursos humanos ao mercado de trabalho e contribua para o desenvolvimento socioeconómico do país. Para tal, foram realizadas uma revisão da literatura sobre a temática, uma análise diagnostico da situação do ensino profissional em STP e, definidos os objetivos, as opções estratégicas fundamentais e as políticas de marketing. No plano, elaborado de forma adequada à realidade da ETPCPSTP e cujo cumprimento depende de persistência e empenho político, recomenda-se não negligenciar o planeamento e encarar o marketing como uma área fundamental à sua sustentabilidade; Abstract: The application of marketing is extensive and ranges from goods to services, events, experiences, people, places, properties, information and ideas, organizations and, schools, universities and colleges. The purpose of this project was to prepare a Marketing Plan for the Professional School, Polytechnic Center of São Tomé and Príncipe (ETPCPSTP), which addresses the problem of scarcity, qualification and adequacy of human resources in the labor market and contributes to the socio-economic development of the country. To this end, a review of the literature on the subject, a diagnostic analysis of the situation of vocational education in STP was carried out, and, defined the objectives, the key strategic options and the marketing policies. In the plan, prepared in a manner appropriate to the reality of the ETPCPSTP and whose fulfillment depends on persistence and political commitment, it is recommended not to neglect planning and to face marketing as a fundamental area for its sustainability. |
id |
RCAP_3be03de862ab7d1a2d96ff89e5121254 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/24207 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Plano de marketing para a Escola Técnica e Profissional do Centro PolitécnicoEnsino profissionalCentro politécnicoPlano MarketingSão Tomé e PríncipeProfessional educationPolytechnic CentreMarketing planSao Tome and PrincipeA aplicação do marketing é extensa e abrange desde os bens aos serviços, aos eventos, experiências, pessoas, lugares, propriedades, informações e ideias, organizações e, escolas, universidades e, faculdades. O presente trabalho de projeto teve como objetivo elaborar um plano de Marketing para a Escola Técnica Profissional do Centro Politécnico de São Tomé e Príncipe (ETPCPSTP) que dê resposta ao problema de escassez, qualificação e adequação dos recursos humanos ao mercado de trabalho e contribua para o desenvolvimento socioeconómico do país. Para tal, foram realizadas uma revisão da literatura sobre a temática, uma análise diagnostico da situação do ensino profissional em STP e, definidos os objetivos, as opções estratégicas fundamentais e as políticas de marketing. No plano, elaborado de forma adequada à realidade da ETPCPSTP e cujo cumprimento depende de persistência e empenho político, recomenda-se não negligenciar o planeamento e encarar o marketing como uma área fundamental à sua sustentabilidade; Abstract: The application of marketing is extensive and ranges from goods to services, events, experiences, people, places, properties, information and ideas, organizations and, schools, universities and colleges. The purpose of this project was to prepare a Marketing Plan for the Professional School, Polytechnic Center of São Tomé and Príncipe (ETPCPSTP), which addresses the problem of scarcity, qualification and adequacy of human resources in the labor market and contributes to the socio-economic development of the country. To this end, a review of the literature on the subject, a diagnostic analysis of the situation of vocational education in STP was carried out, and, defined the objectives, the key strategic options and the marketing policies. In the plan, prepared in a manner appropriate to the reality of the ETPCPSTP and whose fulfillment depends on persistence and political commitment, it is recommended not to neglect planning and to face marketing as a fundamental area for its sustainability.Universidade de Évora2019-01-24T17:03:03Z2019-01-242018-09-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/24207http://hdl.handle.net/10174/24207TID:202126412porDepartamento de Gestãoosvaldo.vava@yahoo.com.br256Quintas, Osvaldo Patrícioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:17:10Zoai:dspace.uevora.pt:10174/24207Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:14:59.646662Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano de marketing para a Escola Técnica e Profissional do Centro Politécnico |
title |
Plano de marketing para a Escola Técnica e Profissional do Centro Politécnico |
spellingShingle |
Plano de marketing para a Escola Técnica e Profissional do Centro Politécnico Quintas, Osvaldo Patrício Ensino profissional Centro politécnico Plano Marketing São Tomé e Príncipe Professional education Polytechnic Centre Marketing plan Sao Tome and Principe |
title_short |
Plano de marketing para a Escola Técnica e Profissional do Centro Politécnico |
title_full |
Plano de marketing para a Escola Técnica e Profissional do Centro Politécnico |
title_fullStr |
Plano de marketing para a Escola Técnica e Profissional do Centro Politécnico |
title_full_unstemmed |
Plano de marketing para a Escola Técnica e Profissional do Centro Politécnico |
title_sort |
Plano de marketing para a Escola Técnica e Profissional do Centro Politécnico |
author |
Quintas, Osvaldo Patrício |
author_facet |
Quintas, Osvaldo Patrício |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quintas, Osvaldo Patrício |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino profissional Centro politécnico Plano Marketing São Tomé e Príncipe Professional education Polytechnic Centre Marketing plan Sao Tome and Principe |
topic |
Ensino profissional Centro politécnico Plano Marketing São Tomé e Príncipe Professional education Polytechnic Centre Marketing plan Sao Tome and Principe |
description |
A aplicação do marketing é extensa e abrange desde os bens aos serviços, aos eventos, experiências, pessoas, lugares, propriedades, informações e ideias, organizações e, escolas, universidades e, faculdades. O presente trabalho de projeto teve como objetivo elaborar um plano de Marketing para a Escola Técnica Profissional do Centro Politécnico de São Tomé e Príncipe (ETPCPSTP) que dê resposta ao problema de escassez, qualificação e adequação dos recursos humanos ao mercado de trabalho e contribua para o desenvolvimento socioeconómico do país. Para tal, foram realizadas uma revisão da literatura sobre a temática, uma análise diagnostico da situação do ensino profissional em STP e, definidos os objetivos, as opções estratégicas fundamentais e as políticas de marketing. No plano, elaborado de forma adequada à realidade da ETPCPSTP e cujo cumprimento depende de persistência e empenho político, recomenda-se não negligenciar o planeamento e encarar o marketing como uma área fundamental à sua sustentabilidade; Abstract: The application of marketing is extensive and ranges from goods to services, events, experiences, people, places, properties, information and ideas, organizations and, schools, universities and colleges. The purpose of this project was to prepare a Marketing Plan for the Professional School, Polytechnic Center of São Tomé and Príncipe (ETPCPSTP), which addresses the problem of scarcity, qualification and adequacy of human resources in the labor market and contributes to the socio-economic development of the country. To this end, a review of the literature on the subject, a diagnostic analysis of the situation of vocational education in STP was carried out, and, defined the objectives, the key strategic options and the marketing policies. In the plan, prepared in a manner appropriate to the reality of the ETPCPSTP and whose fulfillment depends on persistence and political commitment, it is recommended not to neglect planning and to face marketing as a fundamental area for its sustainability. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-17T00:00:00Z 2019-01-24T17:03:03Z 2019-01-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/24207 http://hdl.handle.net/10174/24207 TID:202126412 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/24207 |
identifier_str_mv |
TID:202126412 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Gestão osvaldo.vava@yahoo.com.br 256 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136631642390528 |