Plano de marketing para a Escola Técnica e Profissional do Centro Politécnico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quintas, Osvaldo Patrício
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/24207
Resumo: A aplicação do marketing é extensa e abrange desde os bens aos serviços, aos eventos, experiências, pessoas, lugares, propriedades, informações e ideias, organizações e, escolas, universidades e, faculdades. O presente trabalho de projeto teve como objetivo elaborar um plano de Marketing para a Escola Técnica Profissional do Centro Politécnico de São Tomé e Príncipe (ETPCPSTP) que dê resposta ao problema de escassez, qualificação e adequação dos recursos humanos ao mercado de trabalho e contribua para o desenvolvimento socioeconómico do país. Para tal, foram realizadas uma revisão da literatura sobre a temática, uma análise diagnostico da situação do ensino profissional em STP e, definidos os objetivos, as opções estratégicas fundamentais e as políticas de marketing. No plano, elaborado de forma adequada à realidade da ETPCPSTP e cujo cumprimento depende de persistência e empenho político, recomenda-se não negligenciar o planeamento e encarar o marketing como uma área fundamental à sua sustentabilidade; Abstract: The application of marketing is extensive and ranges from goods to services, events, experiences, people, places, properties, information and ideas, organizations and, schools, universities and colleges. The purpose of this project was to prepare a Marketing Plan for the Professional School, Polytechnic Center of São Tomé and Príncipe (ETPCPSTP), which addresses the problem of scarcity, qualification and adequacy of human resources in the labor market and contributes to the socio-economic development of the country. To this end, a review of the literature on the subject, a diagnostic analysis of the situation of vocational education in STP was carried out, and, defined the objectives, the key strategic options and the marketing policies. In the plan, prepared in a manner appropriate to the reality of the ETPCPSTP and whose fulfillment depends on persistence and political commitment, it is recommended not to neglect planning and to face marketing as a fundamental area for its sustainability.
id RCAP_3be03de862ab7d1a2d96ff89e5121254
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/24207
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de marketing para a Escola Técnica e Profissional do Centro PolitécnicoEnsino profissionalCentro politécnicoPlano MarketingSão Tomé e PríncipeProfessional educationPolytechnic CentreMarketing planSao Tome and PrincipeA aplicação do marketing é extensa e abrange desde os bens aos serviços, aos eventos, experiências, pessoas, lugares, propriedades, informações e ideias, organizações e, escolas, universidades e, faculdades. O presente trabalho de projeto teve como objetivo elaborar um plano de Marketing para a Escola Técnica Profissional do Centro Politécnico de São Tomé e Príncipe (ETPCPSTP) que dê resposta ao problema de escassez, qualificação e adequação dos recursos humanos ao mercado de trabalho e contribua para o desenvolvimento socioeconómico do país. Para tal, foram realizadas uma revisão da literatura sobre a temática, uma análise diagnostico da situação do ensino profissional em STP e, definidos os objetivos, as opções estratégicas fundamentais e as políticas de marketing. No plano, elaborado de forma adequada à realidade da ETPCPSTP e cujo cumprimento depende de persistência e empenho político, recomenda-se não negligenciar o planeamento e encarar o marketing como uma área fundamental à sua sustentabilidade; Abstract: The application of marketing is extensive and ranges from goods to services, events, experiences, people, places, properties, information and ideas, organizations and, schools, universities and colleges. The purpose of this project was to prepare a Marketing Plan for the Professional School, Polytechnic Center of São Tomé and Príncipe (ETPCPSTP), which addresses the problem of scarcity, qualification and adequacy of human resources in the labor market and contributes to the socio-economic development of the country. To this end, a review of the literature on the subject, a diagnostic analysis of the situation of vocational education in STP was carried out, and, defined the objectives, the key strategic options and the marketing policies. In the plan, prepared in a manner appropriate to the reality of the ETPCPSTP and whose fulfillment depends on persistence and political commitment, it is recommended not to neglect planning and to face marketing as a fundamental area for its sustainability.Universidade de Évora2019-01-24T17:03:03Z2019-01-242018-09-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/24207http://hdl.handle.net/10174/24207TID:202126412porDepartamento de Gestãoosvaldo.vava@yahoo.com.br256Quintas, Osvaldo Patrícioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:17:10Zoai:dspace.uevora.pt:10174/24207Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:14:59.646662Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de marketing para a Escola Técnica e Profissional do Centro Politécnico
title Plano de marketing para a Escola Técnica e Profissional do Centro Politécnico
spellingShingle Plano de marketing para a Escola Técnica e Profissional do Centro Politécnico
Quintas, Osvaldo Patrício
Ensino profissional
Centro politécnico
Plano Marketing
São Tomé e Príncipe
Professional education
Polytechnic Centre
Marketing plan
Sao Tome and Principe
title_short Plano de marketing para a Escola Técnica e Profissional do Centro Politécnico
title_full Plano de marketing para a Escola Técnica e Profissional do Centro Politécnico
title_fullStr Plano de marketing para a Escola Técnica e Profissional do Centro Politécnico
title_full_unstemmed Plano de marketing para a Escola Técnica e Profissional do Centro Politécnico
title_sort Plano de marketing para a Escola Técnica e Profissional do Centro Politécnico
author Quintas, Osvaldo Patrício
author_facet Quintas, Osvaldo Patrício
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quintas, Osvaldo Patrício
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino profissional
Centro politécnico
Plano Marketing
São Tomé e Príncipe
Professional education
Polytechnic Centre
Marketing plan
Sao Tome and Principe
topic Ensino profissional
Centro politécnico
Plano Marketing
São Tomé e Príncipe
Professional education
Polytechnic Centre
Marketing plan
Sao Tome and Principe
description A aplicação do marketing é extensa e abrange desde os bens aos serviços, aos eventos, experiências, pessoas, lugares, propriedades, informações e ideias, organizações e, escolas, universidades e, faculdades. O presente trabalho de projeto teve como objetivo elaborar um plano de Marketing para a Escola Técnica Profissional do Centro Politécnico de São Tomé e Príncipe (ETPCPSTP) que dê resposta ao problema de escassez, qualificação e adequação dos recursos humanos ao mercado de trabalho e contribua para o desenvolvimento socioeconómico do país. Para tal, foram realizadas uma revisão da literatura sobre a temática, uma análise diagnostico da situação do ensino profissional em STP e, definidos os objetivos, as opções estratégicas fundamentais e as políticas de marketing. No plano, elaborado de forma adequada à realidade da ETPCPSTP e cujo cumprimento depende de persistência e empenho político, recomenda-se não negligenciar o planeamento e encarar o marketing como uma área fundamental à sua sustentabilidade; Abstract: The application of marketing is extensive and ranges from goods to services, events, experiences, people, places, properties, information and ideas, organizations and, schools, universities and colleges. The purpose of this project was to prepare a Marketing Plan for the Professional School, Polytechnic Center of São Tomé and Príncipe (ETPCPSTP), which addresses the problem of scarcity, qualification and adequacy of human resources in the labor market and contributes to the socio-economic development of the country. To this end, a review of the literature on the subject, a diagnostic analysis of the situation of vocational education in STP was carried out, and, defined the objectives, the key strategic options and the marketing policies. In the plan, prepared in a manner appropriate to the reality of the ETPCPSTP and whose fulfillment depends on persistence and political commitment, it is recommended not to neglect planning and to face marketing as a fundamental area for its sustainability.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-17T00:00:00Z
2019-01-24T17:03:03Z
2019-01-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/24207
http://hdl.handle.net/10174/24207
TID:202126412
url http://hdl.handle.net/10174/24207
identifier_str_mv TID:202126412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Gestão
osvaldo.vava@yahoo.com.br
256
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136631642390528