Crescendo com e para as crianças... da Creche ao Jardim de Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebolo, Alexandra Isabel Banganho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/1604
Resumo: iii RESUMO O presente relatório surgiu no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e apresenta-se dividido em dois contextos. O primeiro relaciona-se com as vivências em contexto de Creche e o segundo está direcionado para as vivências em contexto de Jardim de Infância. O primeiro contexto está dividido em dois pontos. Em primeiro lugar apresenta-se o que foi mais significativo para mim, refletindo sobre o que é ser educadora em contexto de Creche, a importância da observação, as dificuldades sentidas e aprendizagens realizadas e a interação com as crianças. Em seguida apresenta-se um ensaio investigativo intitulado “Interações das crianças entre os 27 e os 36 meses com materiais”. Os resultados obtidos parecem mostrar que as três crianças participantes no estudo, interagiam livremente com os materiais utilizando os órgãos de sentido, faziam classificações, através do jogo simbólico e comunicavam verbalmente. O segundo contexto, encontra-se igualmente dividido em dois pontos. No primeiro ponto apresenta-se a dimensão reflexiva, evidenciando o que é ser educadora em contexto de Jardim de Infância, a importância da observação, as dificuldades sentidas e aprendizagens realizadas e a interação com as crianças. De seguida é exposto o projeto intitulado “As tartarugas”, realizado segundo a Metodologia de Trabalho de Projeto e tendo por base a curiosidade e interesse das crianças relativamente à temática das tartarugas.
id RCAP_3c49a2b3cd3fa1d366b1d4d6f86ad5cc
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1604
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Crescendo com e para as crianças... da Creche ao Jardim de InfânciaEducação Pré-escolarEducação de InfânciaEducação de InfânciaEducação Pré-escolarJogoiii RESUMO O presente relatório surgiu no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e apresenta-se dividido em dois contextos. O primeiro relaciona-se com as vivências em contexto de Creche e o segundo está direcionado para as vivências em contexto de Jardim de Infância. O primeiro contexto está dividido em dois pontos. Em primeiro lugar apresenta-se o que foi mais significativo para mim, refletindo sobre o que é ser educadora em contexto de Creche, a importância da observação, as dificuldades sentidas e aprendizagens realizadas e a interação com as crianças. Em seguida apresenta-se um ensaio investigativo intitulado “Interações das crianças entre os 27 e os 36 meses com materiais”. Os resultados obtidos parecem mostrar que as três crianças participantes no estudo, interagiam livremente com os materiais utilizando os órgãos de sentido, faziam classificações, através do jogo simbólico e comunicavam verbalmente. O segundo contexto, encontra-se igualmente dividido em dois pontos. No primeiro ponto apresenta-se a dimensão reflexiva, evidenciando o que é ser educadora em contexto de Jardim de Infância, a importância da observação, as dificuldades sentidas e aprendizagens realizadas e a interação com as crianças. De seguida é exposto o projeto intitulado “As tartarugas”, realizado segundo a Metodologia de Trabalho de Projeto e tendo por base a curiosidade e interesse das crianças relativamente à temática das tartarugas.Saraiva, Alzira Maria RascãoIC-OnlineRebolo, Alexandra Isabel Banganho2016-03-11T15:48:58Z2015-07-232015-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1604TID:201079267porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:43:20Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1604Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:11.296355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Crescendo com e para as crianças... da Creche ao Jardim de Infância
title Crescendo com e para as crianças... da Creche ao Jardim de Infância
spellingShingle Crescendo com e para as crianças... da Creche ao Jardim de Infância
Rebolo, Alexandra Isabel Banganho
Educação Pré-escolar
Educação de Infância
Educação de Infância
Educação Pré-escolar
Jogo
title_short Crescendo com e para as crianças... da Creche ao Jardim de Infância
title_full Crescendo com e para as crianças... da Creche ao Jardim de Infância
title_fullStr Crescendo com e para as crianças... da Creche ao Jardim de Infância
title_full_unstemmed Crescendo com e para as crianças... da Creche ao Jardim de Infância
title_sort Crescendo com e para as crianças... da Creche ao Jardim de Infância
author Rebolo, Alexandra Isabel Banganho
author_facet Rebolo, Alexandra Isabel Banganho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saraiva, Alzira Maria Rascão
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebolo, Alexandra Isabel Banganho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
Educação de Infância
Educação de Infância
Educação Pré-escolar
Jogo
topic Educação Pré-escolar
Educação de Infância
Educação de Infância
Educação Pré-escolar
Jogo
description iii RESUMO O presente relatório surgiu no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e apresenta-se dividido em dois contextos. O primeiro relaciona-se com as vivências em contexto de Creche e o segundo está direcionado para as vivências em contexto de Jardim de Infância. O primeiro contexto está dividido em dois pontos. Em primeiro lugar apresenta-se o que foi mais significativo para mim, refletindo sobre o que é ser educadora em contexto de Creche, a importância da observação, as dificuldades sentidas e aprendizagens realizadas e a interação com as crianças. Em seguida apresenta-se um ensaio investigativo intitulado “Interações das crianças entre os 27 e os 36 meses com materiais”. Os resultados obtidos parecem mostrar que as três crianças participantes no estudo, interagiam livremente com os materiais utilizando os órgãos de sentido, faziam classificações, através do jogo simbólico e comunicavam verbalmente. O segundo contexto, encontra-se igualmente dividido em dois pontos. No primeiro ponto apresenta-se a dimensão reflexiva, evidenciando o que é ser educadora em contexto de Jardim de Infância, a importância da observação, as dificuldades sentidas e aprendizagens realizadas e a interação com as crianças. De seguida é exposto o projeto intitulado “As tartarugas”, realizado segundo a Metodologia de Trabalho de Projeto e tendo por base a curiosidade e interesse das crianças relativamente à temática das tartarugas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-23
2015-07-23T00:00:00Z
2016-03-11T15:48:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/1604
TID:201079267
url http://hdl.handle.net/10400.8/1604
identifier_str_mv TID:201079267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136957735895040